Com a redução de habitantes o município poderá futuramente perder arrecadação e até reduzir o número de vereadores.

Segundo o IBGE a população do município de Monte Santo Bahia diminiu dês do último Censo realizado em 2010, os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de habitantes é de 47.780 mil pessoas, o que representa uma queda de mais de 2 mil pessoas exatos 2.013 habitantes a menos, o número negativo representa uma baixa de -4,04% em comparação com o Censo de 2010.
Dos municípios que fazem divisa com Monte Santo, também tiveram redução da população as cidades de Uauá (-1,28%), Andorinha (-1,17%), Itiúba – BA (-3,56%) ainda assim das cidades circovizinhas Monte Santo foi a que mais perdeu habitantes, já as cidades que fazem divisa e tiveram um aumento positivo no número de habitantes estão Canudos – BA ( +3,76% ), Euclides da Cunha (+8,31%) e Cansanção que representou o maior aumento da sua população em (+11,2%).
Ainda se consideramos dados mais antigos como o do Censo de 2006, a população de Monte Santo era de 56.938 logo em 15 anos o Município perdeu quase 10 mil habitantes, A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Monte Santo tem uma densidade demográfica de 15,75 habitantes por km² e uma média de 2,82 moradores por residência.
A redução de habitantes pode ser motivada por vários fatores como o aumento do número de óbitos e a diminuição da natalidade, e outros fatores como falta de oportunidade, baixo salários, aumento da violência, falta de opções de lazer etc.., mas o maior motivo parece estar relacionado mesmo ao trabalho, que acabou gerando um aumento do êxodo rural de moradores que foram morar em grandes capitais como Salvador, São Paulo, Feira de Santana e até cidades próximas que oferecem uma melhor qualidade de vida e mais oportunidades trabalho e renda como por exemplo a cidade de Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Serrinha e Cansanção que acabaram atraindo monte-santenses foram morar fora em busca de melhores oportunidades de trabalho e renda e colaboraram para o aumento populacional destes municípios.

Menos dinheiro para o município
Poderia ser apenas uma discordância entre visões técnicas distintas, mas a contagem populacional tem consequências práticas. Isso porque municípios que perdem população passam a receber menos dinheiro do governo federal.
Ao fim de todos os anos, por obrigação legal, o IBGE encaminha ao TCU (Tribunal de Contas da União) a relação da população de cada um dos municípios brasileiros. Os dados são usados para calcular as quotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano seguinte.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que 702 municípios perderão recursos com base na estimativa populacional da prévia do Censo, somando mais de R$ 3 bilhões. Os Estados com mais municípios impactados são Bahia (99), Minas Gerais (83) e São Paulo (72), A redução populacional pode provocar também efeito na Câmara de Vereadores, já que o número também é correspondente a população de cada município.

Fonte: MonteSanto.net com informações do IBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *