Saúde Urgente

Minas Gerais confirma morte por hantavírus

Homem de 46 anos teve contato com roedor silvestre em área rural e morreu após complicações da doença.
Por: Ramon Moura 11, mai. de 2026 às 08:45 - Atualizado: 11, mai. de 2026 às 08:47
Minas Gerais confirma morte por hantavírus
Foto: Reprodução/Ruslanas Baranauskas, Science Photo Library

Minas Gerais confirmou neste domingo (10) uma morte causada por hantavírus em 2026. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde. A vítima é um homem de 46 anos, morador do município de Carmo do Paranaíba. Segundo a investigação epidemiológica, ele teve contato com roedores silvestres em uma lavoura antes de apresentar os sintomas.

Os primeiros sinais da doença surgiram no dia 2 de fevereiro, com dor de cabeça. Dias depois, o paciente procurou atendimento médico com febre, dores musculares, dores nas articulações e na região lombar.

Exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias confirmaram resultado positivo para hantavírus. O homem morreu no dia 8 de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o caso é considerado isolado e não possui relação com outros registros recentes da doença no país.

A hantavirose é uma doença viral transmitida principalmente pela inalação de partículas presentes na urina, fezes e saliva de roedores silvestres infectados. Os sintomas iniciais incluem febre, dores no corpo e dor de cabeça, podendo evoluir para quadros respiratórios graves.

Recentemente, o Paraná também confirmou dois casos da doença e monitora outras ocorrências suspeitas. As autoridades de saúde reforçam a orientação para que pessoas procurem atendimento médico imediatamente ao apresentarem sintomas compatíveis com a infecção.

Por: Metro1.

O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..