Natural de Monte Santo – Ba, o atleta Fábio Correia chegou em 4º e foi o melhor brasileiro na São Silvestre.

Foi com os pés descalços, aos 14 anos, que o montessantense Fábio Jesus Correia venceu sua primeira prova, de 6.000 metros, realizada entre os povoados de Lagoa das Pedras e Lagoa do Meio, na cidade de Monte Santo (BA). Hoje, aos 22, o baiano acumula títulos e concilia o atletismo com a profissão de coletor de lixo em São Paulo.
Competindo profissionalmente há dois anos pelo projeto social Kiatleta, do São Paulo Futebol Clube, Fábio esteve na liderança do ranking brasileiro sub-23 nos 10.000 metros rasos em 2020, quando conquistou o Campeonato Paulista da categoria, além dos 5.000, e ficou com o vice no Campeonato Brasileiro. Em 2021, o jovem tornou-se líder nas duas provas. Em outubro, nos Jogos Sul-Americanos de Atletismo Sub-23, de Guayaquil, no Equador, venceu os 10.000 metros e ficou com o ouro.

Fábio é uma revelação da Corrida da Paz, promovida pelo seu conterrâneo de Monte Santo Ivanildo Dias. O experiente corredor, que também trabalha na coleta de lixo na capital paulista, costuma realizar o evento na Bahia com o dinheiro que arrecada em competições. “O Ivanildo foi a minha primeira base; foi ele quem me deu todo o apoio aqui em São Paulo”, revela.
A decisão de deixar sua terra natal, no entanto, não foi fácil. Antes de se destacar nas pistas, Fábio trabalhava em uma fazenda. Adotado na infância, o jovem precisou abandonar os estudos ainda no ensino médio após descobrir que seria pai aos 16 anos. Quando recebeu a oportunidade de ir a São Paulo em 2019, para trabalhar com coleta de lixo, a mãe que o criou estava acamada. “Foi uma escolha dolorida”, desabafa o atleta, que vivenciou o luto um ano depois.

Depois de anos de treinamento finalmente neste sábado chegou o grande dia da sua consagração , quando Fábio Jesus Correia, de 23 anos participou da 97ª edição da corrida de São Silvestre realizada em São Paulo, e com muita determinação conseguiu chegar em quarto lugar na prova masculina, alcançando o lugar mais alto do pódio após os quenianos, com um tempo de 46:13, se consagrando e entrando para a história como o brasileiro mais bem colocado da tradicional corrida realizada na Capital Paulista no último dia do ano de 2022.
Emocionado Fábio prestou entrevista e disse: “Esta foi a terceira partida da minha carreira e a experiência é sempre muito boa. O percurso foi muito complicado, mas consegui correr bem, Sabia que eu estaria no pódio, só não sabia qual colocação. O planejado era correr 45 minutos, a gente correu 46, se não me engano. Uma prova muito difícil, com atletas fortíssimos. A gente não pode desistir, sempre acreditar que a gente consegue. Só agradecer a todos que estão me apoiando”.
Durante a reportagem da Rede Globo Fábio dedicou a vitória a sua Mãe e também agradeceu a torcida da sua terra natal Monte Santo e afirmou que o sonho agora é vencer as Olimpíadas.

Fonte: MonteSanto.net com informações do Ge e UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *