sexta-feira, 16 de julho de 2021

Pela Primeira Vez Em 8 Meses, Nenhum Estado Tem UTI De Covid Lotada, Diz Fiocruz

Pela primeira vez em oito meses, nenhum estado brasileiro tem UTI de Covid lotada. É o que revela o último Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz, publicado nesta quarta-feira (14).
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS é inferior a 90%.
Para os pesquisadores, a redução é reflexo da nova fase da epidemia no país. Com a vacinação, o número de óbitos e internações diminui entre os grupos de risco ou grupos prioritários, como os idosos e portadores de doenças crônicas.
O estudo revela ainda tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 na semana de 4 a 10 de julho. Esta é a terceira queda consecutiva.
O número de casos e de óbitos vem caindo há três semanas em cerca de 2% ao dia, mas ainda segue em patamar alto. A taxa de letalidade está em torno de 3%, percentual considerado elevado.
Segundo os especialistas, “o arrefecimento mais duradouro da pandemia” depende das seguintes medidas: avanço da campanha de vacinação; adequação das práticas de vigilância em saúde; reforço da atenção primária à saúde; medidas de proteção individual, como o uso de máscaras e o distanciamento físico.
“É importante destacar que as vacinas disponíveis apresentam limites em relação ao bloqueio da transmissão do vírus, que continua circulando com intensidade. As vacinas são especialmente efetivas na prevenção de casos graves”, ressaltam.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA.
Por G1.

Araci: Homem Que Agrediu Mulher Em Restaurante Está Foragido Da Polícia


O homem que agrediu brutalmente a ex-companheira em um restaurante no município de Araci, na região do Sisal, no dia 16 de junho, está foragido da polícia. Na ocasião, após receber diversos socos no rosto, a vítima chegou a desmaiar e precisou ser levada ao hospital. Imagens das câmeras de segurança do estabelecimento exibiram o momento em que o suspeito se aproximou da mulher, que estava sentada na mesa acompanhada de outras duas pessoas, a segura pelos cabelos e puxa a vítima da cadeira. O suspeito chegou a dar pelo menos três socos contra o rosto da ex-companheira.A cena foi presenciada por um outro rapaz que acompanhava a mulher e, em determinado momento, tentou conter o suspeito. Contudo, nada impediu o homem de agredir a mulher até ela cair no chão, desacordada. O vídeo mostra ainda o momento em que o suspeito, depois de cometer as agressões, deixa o local andando tranquilamente.

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil (PC) que informou que um mandado de prisão foi expedido contra o suspeito, que está foragido. Ainda de acordo com a polícia, foi expedida uma guia de exame de lesão corporal da vítima, que recebeu da Justiça uma medida protetiva contra o ex-companheiro. “A investigação está em curso”, concluiu a PC. Fonte: Redação Portal Cleriston Silva PCS.


 

Caixa e Whatsapp Fecham Parceria Para Envio De Mensagens Sobre Auxílio

Banco enviará 500 milhões de mensagens gratuitas a beneficiários.

Nos próximos dias, os beneficiários do auxílio emergencial passarão a receber de graça as informações sobre datas de depósito, de pagamento e de saque no celular. A Caixa Econômica Federal e o Whatsapp fecharam parceria, inédita no mundo, para o envio de mensagens sobre o benefício.
Uma conta oficial e verificada da Caixa passará a enviar as informações sobre o auxílio emergencial. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes do benefício.
Receberão os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento dos avisos. Serão enviadas mensagens sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais informações e comunicados.
Segundo Guimarães, o uso do Whatsapp para enviar avisos é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários muitas vezes sem acesso à internet. Essas pessoas, destacou o presidente da Caixa, não têm condições de entrar no site para tirarem dúvidas e fazerem consultas.

[saiba mais]
“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o Whatsapp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou Guimarães.
A parceria foi anunciada em transmissão ao vivo na internet na presença do diretor de Políticas Públicas para o Whatsapp no Facebook Brasil, Dario Durigan. Segundo ele, o aplicativo está à disposição para colaborar com o banco no envio das informações gratuitas. “Num momento tão delicado como esse, é importante que os usuários evitem aglomerações e estejam bem informados sobre o auxílio”, destacou.
Durigan ressaltou que as mensagens serão enviadas de uma conta oficial da Caixa, verificada no Whatsapp, e pediu que os usuários fiquem atentos para evitarem cair em golpes. “Não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas”, disse o diretor do aplicativo. Fonte: Metro1.

Bahia Ultrapassa a Marca de 25 Mil Óbitos Por Covid-19

A Bahia ultrapassou nesta quinta-feira (15) a marca de 25 mil óbitos causados pela Covid-19, desde o início da pandemia, segundo a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O número é superior à população de alguns municípios do estado, como Ibicaraí, que fica no sul da Bahia e tem 21.378 habitantes, de acordo com a estimativa de 2020 do IBGE. 
No momento, a taxa de ocupação dos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 59%, o que levou o governo a flexibilizar algumas medidas contra a pandemia. Fonte: Metro1.


 

Prefeitura De Salvador Libera Eventos Com Até 200 Pessoas

Flexibilização estava prevista no decreto que determinou a ativação da fase verde do plano de reabertura das atividades econômicas na capital.

A prefeitura de Salvador autorizou nesta quinta-feira (15) a realização de eventos com 200 pessoas  – o limite até então era de 100 pessoas. Os eventos liberados são aniversários, casamentos, formaturas. Shows, eventos com bilheteria e sonorização em logradouro público ainda não estão permitidos.
A flexibilização estava prevista no decreto que determinou a ativação da fase verde do plano de reabertura das atividades econômicas na capital, caso o índice de ocupação de leitos UTI Covid adulto estivesse em patamar igual ou inferior a 60%, entre os dias 9 a 14. Nesta quinta, a capital tem 51% de ocupação dos leitos de UTI para adultos. Fonte: Metro1.

Casa De Elba Ramalho, Em Trancoso, é Invadida e Assaltada

Criminosos levam celulares, joias e dinheiro; ninguém foi ferido na ação.

A casa da cantora Elba Ramalho em Trancoso, na Bahia, foi assaltada na madrugada desta quinta (15). O imóvel estava alugado para uma família de sete pessoas.
Segundo o portal "O Dia", seis homens participaram da ação criminosa. Eles entraram na casa armados e renderam a família, que estava com duas crianças no ocorrido.
A polícia local foi acionada, e as vítimas passam bem. No entanto, os assaltantes levaram joias, uma caminhonete SW4, celulares e uma quantia de dinheiro em espécie.
“Não sabemos maiores informações. As autoridades já estão tomando as devidas providências. Elba lamenta o ocorrido, mas pelo que sabemos todos estão bem”, diz a assessoria de Elba Ramalho. Fonte: Metro1.