quinta-feira, 20 de maio de 2021

Monte Santo: Comerciantes Protestam Contra Lockdown

A decisão da prefeita Silvânia Matos (PSB) de promover o Lockdown em Monte Santo, após uma reunião com os vereadores e representantes da sociedade civil, ocorrido no último sábado, 15, visando frear o crescimento de novos casos de covid-19 e de mortes em consequência da doença, com início previsto para 0h desta terça-feira, 18 até 05h da manhã do dia 24, parecia que seria aceita naturalmente, o Decreto foi assinado nesta segunda-feira, 17, mas uma grande parte dos comerciantes não recebeu a notícia de forma satisfatória.
Segundo o Monte Santo.Net, A Associação Comercial Industrial e Agrícola Montenssantense – ACIAM, divulgou pelas redes sociais a convocação para um Movimento, contrário à decretação do Lockdown, com orientações para realização de uma carreata e concentração na frente da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (17) a partir das 17h e reuniu um numero significativo de pessoas que atuam no comércio. No encontro os organizadores pretendem demonstrar ao Poder Público, que outras medidas podem ser mais viáveis e menos dolorosas, especialmente aos comerciantes e aos detentores de empregos nesses estabelecimentos.
A Polícia Militar acompanhou a manifestação e numa parada em frente a Prefeitura foi requisitado dez pessoas para uma reunião com a prefeita para tratar sobre o assunto.
De acordo com o boletim epidemiológico publicado nesta segunda. Monte Santo já registrou 1.154 casos positivos, destes, 971 estão recuperados e 33 morreram, 7 nos últimos 30 dias.
Os casos ativos mais que dobrou, em 17 de abril estava em 65 e hoje 150.




Fonte: Calila Notícias

Bebê Nasce Em SC Com Anticorpos Contra a Covid, Dizem Médicos

A Secretaria de Saúde de Tubarão, no sul de Santa Catarina, informou nesta quarta-feira (19) que um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 na cidade. A mãe, Talita Mengali Izidoro, é médica, trabalha em um posto de saúde da cidade e foi vacinada quando estava com 34 semanas de gestação.
“Ficamos felizes e emocionados e que sirva de incentivo à outras gestantes. É uma dose de esperança a todos”, afirma a mãe do bebê.
Enrico nasceu no dia 9 de abril e o teste que comprovou a presença de anticorpos foi realizado dois dias depois, sendo avaliado por diferentes médicos, incluindo o secretário municipal de saúde da cidade, o obstetra que acompanhou a criança, além da mãe de Enrico e dos profissionais do laboratório que fez o exame.
O resultado mostrou 22% de anticorpos na amostra analisada. Segundo o secretário de Saúde da cidade, o médico Daisson José Trevisol, esse é o primeiro caso documentado da região.
“É o primeiro caso de Tubarão sem dúvida nenhuma e na região também. Provavelmente seja o primeiro caso em Santa Catarina”, declarou Daisson.
O teste de neutralização SARS-COV-2 foi feito com amostras de sangue da criança por um laboratório catarinense e encaminhado para análise fora do Estado. Com o resultado em mãos, mostrando que as amostras eram reagentes, ou seja, tinham anticorpos contra o vírus, a família decidiu enviar o exame para especialistas, que confirmaram o fato.
Um artigo científico esta sendo elaborado no programa de Pós Graduação de uma universidade na região para documentar a descoberta e publicá-la. Participam do estudo a gerente e o secretário de Saúde do município, pesquisadores da universidade e a própria mãe.

Foto: Talita Menegali/Arquivo Pessoal.
Por G1 SC e NSC.

Dia Nacional Do Sanfoneiro é Instituído Em Homenagem a Sivuca

Dia a ser celebrado anualmente, em todo o território nacional, será o dia 26 de maio.

Foi sancionada nesta terça-feira (20) a lei que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, em homanegem ao músico paraibano Severino Dias de Olveira, Sivuca. A lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O dia a ser celebrado anualmente, em todo o território nacional, será o dia 26 de maio. A data marca o nascimento de Sivuca, que é natural da cidade de Itabaiana, no Brejo da Paraíba.
Além de compositor e arranjador, Sivuca é um mestre da sanfona, instrumento do qual é um dos principais divulgadores na música nacional e internacional.
Sivuca fez sucesso pelo país com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo. Ao lado de sua esposa e também cantora, Glória Gadelha, compôs um de seus maiores sucessos, “Feira de Mangaio”, eternizada na voz de Clara Nunes. Sivuca morreu, aos 76 anos, em 2006, vítima de um câncer de laringe, o qual se tratava desde 2004.
Sivuca completaria 91 anos no próximo mês, mas continua marcado na memória não só dos paraibanos, mas também dos nordestinos, de todos que compõem a música brasileira. Está vivo, principalmente, por meio de músicos que fizeram eternizar o ronco do fole da sanfona do mestre Sivuca. Por G1/PB.