terça-feira, 4 de maio de 2021

Projeto Tucano Noroeste Nos Municípios De Euclides Da Cunha e Monte Santo Está Com 90% De Execução

Publicação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) realizada no dia 28 de abril de 2020 indica que a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) concluiu a instalação dos cinco poços do Projeto Tucano Noroeste, que integra o Programa Águas do Sertão – Aqüífero da Bacia Tucano, e vai atender mais de 58 mil pessoas dos municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo, sedes, a localidade de Pedra Vermelha e outras 15 localidades.
Dos cinco poços que fazem parte do Projeto Tucano Noroeste, dois deles se encontram em operação, abastecendo a sede municipal de Euclides da Cunha.
De acordo com o órgão, a obra está em fase final, tendo alcançado mais de 90% de avanço físico. Já foram testadas as redes de distribuição das sete localidades em Euclides da Cunha, as demais nove localidades de Monte Santo já possuem redes de distribuição executadas a serem testadas posteriormente. A adutora de água bruta que leva água de Euclides a Monte Santo, com extensão total de 37 km, 60% desta já foi testada. O reservatório de 2.000 m3 de Monte Santo já está em fase de finalização e o de Euclides da Cunha, também com capacidade de 2 mil metros cúbicos, concluído e testado.
Essas obras passam pela cidade de Euclides da Cunha, com instalações iniciadas perto do Hospital ACM em direção ao bairro Dengo, cortando vias públicas importantes no centro, do bairro Caixa D’Água, além do bairro Dengo, de onde a tubulação segue em direção ao município de Monte Santo. As escavações do solo já estão em fase final, e assim que forem concluídas, liberará o tráfego de veículos e pessoas com menores transtornos.
Em nota, a Embasa emitiu uma nota de esclarecimento reconhecendo as “inúmeras reclamações sobre os transtornos causados pela implantação da adutora Tucano Noroeste, realizada em Euclides da Cunha e Monte Santo, esclarecendo à população que a obra é de responsabilidade da Cerb e visa ampliar a oferta de água nos dois municípios”. Na nota, a empresa pede a compreensão da população e ressalta a importância do empreendimento para a melhoria do abastecimento na região.
Na mesma nota, a Embasa aproveita a oportunidade para informar que deu início nesta segunda-feira (03) ao atendimento presencial por meio de agendamento prévio no aplicativo ou através do site da Embasa. Por: https://euclidesdacunha.com/ Imagem: Reprodução/SIHS.

Luís Eduardo Magalhães: Acidente Na BR-020 Mata Cinco Pessoas Da Mesma Família

Duas crianças estão entre as vítimas.
Cinco pessoas de uma mesma família morreram em um acidente na BR-020, perto do distrito de Novo Paraná, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano. O caso aconteceu no início da noite desta segunda-feira (3). Entre as vítimas estão duas crianças, com idades de 7 e 12 anos.
O acidente aconteceu em um trecho de trânsito de veículos pesados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que havia muito óleo na pista, o que fez com que o motorista perdesse o controle do veículo e invadisse a contramão, colidindo contra a carreta. O motorista da carreta disse que tentou desviar do veículo, mas não conseguiu.
As vítimas morreram na hora e o carro ficou completamente destruído. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a ir para o local a fim de prestar socorro. Por Metro1 / Foto: Reprodução / TV Bahia.


 

Homem Com Facão Invade Creche e Mata Crianças e Professora Em Saudades No Oeste de Santa Catarina

Atentado em escola de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, nesta manhã de terça-feira (4) – Foto: Imprensa do Povo/Divulgação ND.

Atentado aconteceu na manhã desta terça-feira (4) no Centro do município.

Um jovem armado com um facão invadiu a escola infantil Pró-Infância Aquarela, localizada na rua Quintino Bocaiúva, no bairro Industrial, em Saudades, no Oeste catarinense, na manhã desta terça-feira (4), e matou várias pessoas.
A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Secretaria Municipal de Saúde. “É uma tragédia”, disse o comandante do 2º BPM de Chapecó, major Ademir Barcarollo.
Segundo os bombeiros, duas crianças e uma professora morreram na hora. Uma terceira criança foi levada ao hospital, porém também não resistiu. As vítimas são bebês, todos menores de dois anos.
Ainda segundo os socorristas, uma mulher foi levada ao HRO (Hospital Regional do Oeste), de Chapecó, em estado grave, porém também morreu em decorrência dos ferimentos. Ela seria uma funcionária terceirizada.
O suspeito do atentado ficou gravemente ferido e foi conduzido ao município de Pinhalzinho, distante 11 km de Saudades. Ele está escoltado pela polícia.
Segundo informações da Polícia Civil, o agressor é um jovem de 18 anos. Não se sabe a motivação do ataque. A polícia está no local do crime para ouvir testemunhas. De acordo com a rádio Centro Oeste, de Pinhalzinho, todas as crianças foram retiradas da escola.
A unidade de ensino atende alunos da educação infantil. Segundo o prefeito da cidade, Maciel Schneider, será decretado luto de três dias, suspendendo todas as atividades nas escolas.
“É uma tragédia inexplicável. Estamos colocando todas as equipes para dar suporte às famílias. É algo que não tem explicação”, diz o prefeito.

Polícia Civil inicia investigação
De acordo com o delegado de Pinhalzinho, Jeronimo Marçal Ferreira, o local foi isolado para perícia do IGP (Instituto Geral de Perícias). Os corpos das crianças e da professora ficaram na sala de aula onde ocorreu o crime até a chegada do IML (Instituto Médico Legal).
“O agressor chegou de bicicleta na escola por volta das 10h, portando uma faca grande. Cerca de 30 crianças estavam na escola no momento e ele invadiu uma sala de aula onde tinham quatro crianças, a professora e mais uma funcionária da escola”, conta o delegado.
As demais crianças e professoras conseguiram se trancar dentro das outras salas para se proteger do ataque. O jovem foi contido dentro da escola por vizinhos que ouviram os gritos. Foi quando ele tentou se matar.
“Ele foi contido dentro da escola e, naquele momento, tentou tirar a própria vida. Os eletrônicos da vítima passaram pela perícia para buscar a motivação desse crime. Ele não tinha ligação com as vítimas e também não tem histórico policial”, explica o delegado.

Em atualização 
Crime ocorreu na creche Pró Infância Aquarela, em Saudades – Foto: Imprensa do Povo/Divulgação ND

Por ND+.

Mundo: Viaduto De Metrô Desaba e Deixa Ao Menos 23 Mortos No México

Segundo a prefeita da capital mexicana, ao menos 23 pessoas morreram e 65 ficaram feridas, incluindo crianças
Um trem do metrô da Cidade do México descarrilou e despencou após o desabamento de um viaduto, na noite desta segunda-feira (3). De acordo com a prefeita da capital mexicana, Claudia Sheinbaum, ao menos 23 pessoas morreram e 65 ficaram feridas, incluindo crianças. Sete feridos estão em estado grave.
De acordo com a prefeita, os feridos foram transferidos para oito hospitais. Ela anunciou que já foi iniciada uma revisão estrutural de toda a linha 12 do metrô e uma investigação aprofundada sobre o caso.
O viaduto da linha 12 do Metrô, que vai de Mixcoac a Tláhuac, desabou entre as estações Los Olios e Tezonco, por volta das 22 horas (meia-noite, no horário de Brasília). A linha 12 do metrô permanece fechada e 490 ônibus vão entrar em operação para cobrir o serviço. Por Metro1.