quinta-feira, 15 de abril de 2021

Leite Materno Produzido Por Mães Vacinadas Tem Anticorpos Contra a Covid-19, Revela Estudo

 

Dois anticorpos específicos contra o novo coronavírus (IgA e o IgG) foram identificados no leite materno produzido por mulheres que receberam a vacina, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (12) na revista científica americana “The Journal of the American Medical Association (JAMA)”. A pesquisa ainda não permite concluir, no entanto, que bebês que tomem do leite materno com anticorpos fiquem, de fato, protegidos contra a Covid-19. Essa conclusão dependa de novos estudos específicos. “Os anticorpos encontrados no leite materno dessas mulheres mostraram fortes efeitos neutralizantes, sugerindo um potencial efeito protetor contra infecção em bebês”, afirmam os cientistas no artigo sobre a pesquisa. Para chegar aos resultados que confirmaram a presença dos anticorpos no leite, os pesquisadores acompanharam um grupo de 84 mulheres em Israel entre 23 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro deste ano. Todas as participantes receberam as duas doses do imunizantes fabricado pela Pfizer-Biontech respeitando o intervalo de 21 dias entre as doses. As amostras de leite materno foram colhidas antes e depois da administração da vacina. Por Bem Estar, via G1.



Funcionário Da Coelba Morre e Outro Fica Ferido Após Acidente Entre Caminhão e Veículo Da Empresa Na Bahia

Um funcionário da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) morreu na tarde desta segunda-feira (12), após um acidente entre um caminhão e a caminhonete da empresa na BA-275, em Belmonte, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e foi confirmada pela Coelba.
Além do funcionário que morreu, outro trabalhador da empresa e o motorista do caminhão envolvido na batida, ficaram feridos no acidente.
Por meio de nota, a Coelba lamentou o caso e informou que está prestando todo o suporte necessário às famílias dos funcionários.
De acordo com a PRE, os veículos bateram em uma curva, mas não há informações sobre a causa do acidente.
Ainda de acordo com a PRE, o motorista da caminhonete da Coelba morreu no local. Já o colega dele, que também estava no veículo da empresa, mas sobreviveu, foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis, no extremo sul da Bahia.
O motorista do caminhão também foi socorrido para o hospital, segundo informações da polícia. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos. Por TV Santa Cruz e G1 BA.

Crisópolis: Casa De Venda De Fogos De Artifício Explode e Deixa Ao Menos 10 Feridos

Um imóvel onde funciona uma venda de fogos de artifício explodiu em Crisópolis, cidade a cerca de 212 Km de Salvador, na tarde desta quarta-feira (14). Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, ao menos 10 pessoas ficaram feridas.
Entre as 10 vítimas, está uma adolescente de 13 anos, que foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
Segundo a Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), o superintendente do órgão, Paulo Luz, está a caminho do município de Crisópolis, juntamente com o coordenador de reconstrução, Alik Júnior, para avaliar os danos causados pela explosão e auxiliar nas ações de respostas e assistência às vítimas.
Ainda segundo a Sudec, outros cinco imóveis da região tiveram as estruturas abaladas pela explosão.
De acordo com os Bombeiros, o imóvel fica localizado na Avenida Nelson Santiago, uma das principais da cidade. A explosão atingiu outras três casas ao lado. Duas delas ficaram completamente destruídas e uma ficou em chamas. Não há mais focos de incêndio.
Segundo Ivan Paiva, 10 pessoas ficaram feridas, sendo que duas seguem desaparecidas nos escombros e duas (entre elas uma adolescente de 13 anos) foram transferidas para unidades de saúde em Salvador.
A prefeitura informou que uma parte da energia elétrica da cidade foi desligada para não ocorrer acidentes. Fonte: TV Bahia.

Jovem Emagrece 91 KG Com Dieta e Exercícios Durante a Pandemia

Preocupado com a obesidade e o estilo de vida sedentário, o designer alagoano Júlio César Ferreira Justino, de 24 anos, resolveu mudar. Em novembro de 2019, pesando 170 kg, ele começou a adotar uma nova alimentação e criar o hábito de fazer exercícios físicos.
A motivação poderia ter esfriado quando começou o isolamento social no estado por causa da pandemia, em março de 2020, mas ele manteve o foco, uma dieta balanceada, rotina rigorosa de exercícios e conseguiu perder 91 kg em pouco mais de um ano.
Mesmo com as regras de distanciamento, que obrigaram as academias a fechar por meses, e trabalhando em home office, o designer seguiu com acompanhamento de uma nutricionista e fez os exercícios que eram possíveis em casa ou na rua, chegando a 79 kg em dezembro de 2020.
“Decidido a emagrecer por me sentir mal por conta do peso que eu tinha, aproveitei a pandemia para cuidar da minha saúde. Não foi fácil porque precisei fazer uma dieta como se fosse me submeter a uma cirurgia bariátrica; e, aliado a essa mudança, precisei me movimentar e fazer exercício físico por duas horas todos os dias”, conta Júlio César.
O esforço também ganhava motivação no medo. Ele não queria se submeter a uma cirurgia bariátrica para não ficar refém de remédios e, após realização de exames, descobriu que o fígado estava comprometido por gordura. Era preciso conquistar qualidade de vida.
“Antes eu era compulsivo. Comia o tempo todo e vivia de forma sedentária. Estava com o fígado comprometido por gordura quando recebi o ultimato do médico sobre a necessidade de mudar drasticamente meu comportamento. Entre viver, adoecer e morrer; escolhi viver”, afirma.
Para a mudança, era preciso um planejamento que o mantivesse focado. Júlio César lembra que chegou a atingir uma média de redução de 15 quilos por mês. “Comecei a me dedicar aos exercícios que eu gostava como andar e dançar. Depois fui tomando gosto e incorporando a musculação”.


Após eliminar os 91 quilos sem cirurgia, o designer conta que se submeteu a um procedimento para retirar pele a pele acumulada nas mamas, provocada pela ginecomastia. “Agora estou me preparando para fazer no final de 2021 uma abdominoplastia [cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele da região abdominal]”, revela.
A pandemia ainda não acabou, Alagoas chegou a flexibilizar várias regras do distanciamento social controlado, voltou a determinar restrições mais duras, mas esse vaivém não é capaz de tirar o foco de quem conseguiu alcançar um objetivo com tanto esforço.
“Fui mudando os hábitos aos poucos durante a pandemia e vendo que estava tendo resultado. Com isso, a motivação crescia mês a mês. Hoje estou no peso que eu desejava e continuo me cuidando, correndo, praticando exercícios e vigiando a alimentação. De tudo que vivi o que posso afirmar é que valeu a pena. Minha autoestima mostra isso”, diz. Por G1/AL.

Condutor De L200 Não Sobrevive Após Capotamento Na BA-120

Um acidente tipo capotamento no inicio da noite deste domingo, 11, provocou a morte do motorista de uma caminhonete L200 no trecho da BA 120 que liga o Povoado Santa Rosa ao Bairro Casas Populares, em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia.
Segundo o Águia e Resgate, grupo de socorristas voluntários de Coité, a equipe foi acionada por volta das 18h para prestar o socorro a vítima e ao chegar deparou com a caminhonete dentro de uma propriedade rural depois de capotar várias vezes e o condutor que estava sozinho, caindo fora do veículo.
A equipe prestou os primeiros atendimentos no local e conduzia a vítima com sinais vitais até a Emergência do Hospital Português – Unidade Regional de Coité onde praticamente deu entrada sem vida, segundo informação dos socorristas.
Ainda de acordo com o Águia o motorista deveria estar retornando no sentido sede do Município de Conceição do Coité. Fonte: Calila Notícias.