terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Endividamento Das Famílias Bate Recorde Na Pandemia, Aponta Banco Central

Apesar da alta no endividamento, os números ainda não confirmam um quadro claro de aumento da inadimplência.
O endividamento das famílias bateu recorde no ano passado em meio à pandemia de Covid-19, segundo o Banco Central e dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Em novembro do ano passado, segundo o BC, o endividamento das famílias com os bancos atingiu 51% da renda acumulada nos doze meses anteriores. Todas as dívidas com os bancos entram no cálculo, incluindo crédito para a compra da casa própria.
Outro estudo, realizado pela CNC com base nos resultados mensais da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também mostrou alta no endividamento das famílias no ano passado: uma alta de 2,8 pontos percentuais, em comparação com o ano anterior, chegando a 66,5%.
Apesar da alta no endividamento, os números ainda não confirmam um quadro claro de aumento da inadimplência.

Araci: Jovem é Esfaqueado Pela Companheira Durante Briga Enquanto Bebiam Na Zona Rural

Uma mulher de 34 anos esfaqueou o companheiro, de 24 anos, no povoado Perpétua, zona rural do município de Araci, região sisaleira da Bahia. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (15). Segundo a Polícia Militar, o casal estava bebendo quando começou a discutir e a mulher atingiu a vítima com uma facada na altura do peito. De acordo com a PM, a suspeita fugiu e não foi localizada. O jovem foi socorrido pela mãe e levado ao hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Fonte: Notícias de Santaluz.

Bahia Bate Recorde De Mortes Por Covid, Hospitais Estão 100% Ocupados e Governador Fala Em Colapso

O governador da Bahia, Rui Costa, fez um alerta sobre o crescimento do número de casos do novo coronavírus no estado durante a entrega de obras no município de Entre Rios, a 220 quilômetros de Salvador, neste sábado (13).
Rui afirmou que diversos hospitais do estado estão com 100% de ocupação e que o momento é muito grave. “Infelizmente, depois de novembro, a curva começou a subir, o número de casos voltou a subir. Subiu em novembro, subiu em dezembro e, pior, continuou a subir em janeiro”, disse.
“Estamos com vários hospitais nossos com 100% de ocupação de Covid. 100%, vários. Ou seja, o momento é muito grave”.
Ainda durante a declaração, ele fez um apelo à população. “Eu queria pedir a compreensão de vocês. Se continuar esse ritmo de crescimento da doença na Bahia, em duas ou três semanas nós podemos estar pior do que estávamos em julho do ano passado e corremos o risco de ter colapso no sistema de saúde, o que, em nenhum momento nós tivemos desde o início da pandemia”, disse.
“Então eu faço um apelo a vocês: nós estamos chegando no limite da quantidade de leitos possíveis. Tem gente, ou porque cansou ou porque acha que como começou a vacinar já pode tirar a máscara. Por favor, saiu na rua, use máscara. Isso aqui [a máscara] não é vacina, mas isso aqui reduz muito a taxa de contaminação. Então eu peço a vocês que usem máscara, façam da higienização das mãos uma rotina já”, concluiu.
Neste sábado (13), o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre a Covid-19 registrou 64 óbitos. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje.
Na última semana, os números demonstraram uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Neste cenário, o Governo da Bahia abriu novos leitos de terapia intensiva nos municípios de Camaçari, Seabra e Barra nos últimos dias e estão previstas ampliações nas cidades de Ilhéus e Porto Seguro, em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial.

Covid-19: Polícia Militar Encerra Quatro Festas Irregulares No Recôncavo Baiano

Eventos registraram aglomerações com mais de 300 pessoas.
A Polícia Militar encerrou, no sábado (13) e no domingo (14), quatro festas irregulares com aglomerações em Coração de Maria, Praia de Cabuçu e Amélia Rodrigues, no recôncavo baiano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. 
Em Amélia Rodrigues, na noite de domingo, as guarnições flagraram cerca de 300 pessoas em uma comemoração de aniversário, na localidade conhecida como Fazenda Quatro Estrada. Já no povoado do Cordeiro, na cidade de Coração de Maria, a 20ª CIPM encerrou uma festa de aproximadamente 400 pessoas aglomeradas.
Também no sábado, um homem, que não teve a identidade revelada, foi conduzido à delegacia depois de ser flagrado com o volume do som acima do permitido, na praia de Cabuçu, em Saubara. E, na mesma região, os PMs também conduziram dois homens à unidade policial por desacato e perturbação do sossego.
“Muitas pessoas aproveitaram esse período que seria Carnaval para fazerem esses eventos que causam grande concentração. Mas com a ajuda das denúncias que chegaram pelo nosso número WhatsApp e do Disque-Denúncia conseguimos finalizá-las”, disse o comandante da unidade, major Roberto Castro. 

Brasil Se Aproxima De 240 Mil Mortes Por Covid-19, Diz Consórcio De Imprensa

Média móvel nos últimos 7 dias permaneceu pelo 26º dia acima de mil: 1.092, a 3ª maior da série histórica
O Brasil contabiliza 239.895 óbitos e 9.865.911 contaminações em decorrência da Covid-19, de acordo com boletim divulgado na noite de ontem (15) pelo consórcio de veículos de imprensa - formado por O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, Uol e O Estado de S. Paulo.
Ontem (15), às 20h, o balanço indicou 239.895 mortes confirmadas, sendo 601 em 24 horas. A média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias permaneceu pelo 26º dia acima de mil: 1.092, a 3ª maior da série histórica. A variação foi de +2% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando estabilidade nos óbitos por coronavírus.
Dos estados do país, a Bahia e outros dez estão com alta nas mortes: GO, MS, AC, PA, RO, RR, CE, MA, PB e RN. Já os registros no DF e 11 estados alcançaram estabilidade. E quatro (PR, RJ, AP e TO) apresentam queda no número de óbitos.

Bolsonaro Critica Facebook, Fala Em Tributar Redes Sociais e Diz Que 'O Certo' é Tirar Jornais De Circulação

Na sexta-feira, presidente disse que a rede social de Mark Zuckerberg estaria impedindo o envio de fotos de notas fiscais de combustíveis.
O presidente Jair Bolsonaro criticou ontem (15) o Facebook e defendeu o aumento da tributação das redes sociais no Brasil. Em uma nova reclamação contra as políticas aplicadas pelas mídias sociais para combate à disseminação de notícias falsas, o mandatário disse que "o certo é tirar de circulação" veículos como a Folha, O Globo, O Estado de S. Paulo e o site O Antagonista. A declaração foi transmitida em uma rede social de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
"Com todo respeito [...] eu sou qualquer um do povo: proibir anexar imagens a título de proteger fake news. O certo é tirar de circulação —não vou fazer isso, porque sou democrata— tirar de circulação Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, [O] Antagonista, [que] são fábricas de fake news", disse o presidente.
"Agora deixa o povo se libertar, porque tem liberdade. Logicamente que se alguém extrapolar alguma coisa, tem a Justiça para recorrer. Agora o Facebook bloquear a mim e a população é inacreditável [...] E não há uma reação da própria mídia, ela se cala. Falam tanto da liberdade de expressão para eles em grande parte mentir com matérias. Agora para a população é uma censura que não se admite", completou.
Na sexta-feira (12), em conversa com apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada, Bolsonaro disse que o Facebook estaria impedindo o envio de fotos de notas fiscais de combustíveis por meio da plataforma. O presidente havia pedido aos seguidores que enviassem as imagens, para acusar uma suposta bitributação do insumo e se defender das críticas pela alta nos preços.
"Os combustíveis continuam aí demonstrando uma nuvem muito carregada no horizonte, vamos resolver esse problema. Obrigado quem mandou [foto de] nota fiscal [de abastecimento] para mim por outros meios, já que o Facebook bloqueou. Vamos ver, já​ liguei para a AGU [Advocacia-Geral da União] para ver o que a gente pode fazer. O governo federal também, junto com o Parlamento, criar uma legislação, taxar mais ainda esse pessoal [redes sociais] que paga muito pouco de imposto para operar dentro do Brasil, tomar medidas para realmente garantir a liberdade de expressão. Na minha página, na página de qualquer um", afirmou.

Músico Do Demônios Da Garoa Morre De Covid-19 Em São Paulo

Izael Caldeira completou 79 anos no último dia 27 de janeiro e estava internado desde o início do mês.

Integrante do grupo Demônios da Garoa, o músico Izael Caldeira morreu no final da noite de ontem (15) em São Paulo, vítima de Covid-19. A informação foi confirmada pelo grupo musical através das redes sociais. Izael estava internado desde o início de fevereiro.
"É com profunda tristeza e com nossos corações completamente apertados que comunicamos a todos o falecimento do nosso amado irmão #IZAEL ainda sem acreditar que perdemos uma das vozes mais lindas desse País, um ser humano ímpar e que vai deixar muitas, mas muitas saudades..obrigado por tudo Iza??. Que DEUS em sua infinita bondade possa confortar o coração de todos os familiares, amigos e fãs. Descanse em Paz e com um trecho de uma música que o Senhor gravou lindamente nos despedimos: " SE TODOS FOSSEM, IGUAIS A VOCÊ QUE MARAVILHA VIVER", diz post da banda em rede social.
O cantor de 79 anos tocava timba e não era integrante da formação inicial do grupo. Ele fez aniversário no último dia 27 de janeiro. Izael ingressou no grupo em 1999. O sepultamento será realizado na manhã desta terça (16), no cemitério Parque dos Pinheiros, na Zona Norte de São Paulo. O músico deixa mulher, cinco filhos, nove netos e um bisneto.