domingo, 14 de fevereiro de 2021

Médico Natural De Senhor Do Bonfim Morre Por Complicações Da Covid-19 Quase 20 Dias Depois De esposa Falecer Pela Doença

Um oftalmologista de 72 anos morreu por complicações da Covid-19, nesta quinta-feira (11), em Salvador, 17 dias depois da esposa, que também faleceu por causa da doença.
Paulo Roberto Hilarião nasceu em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, e estava internado desde novembro do ano passado, no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador. A esposa do médico, Rita Hilarião, morreu no dia 24 de janeiro e foi enterrada no dia seguinte.
O oftalmologista construiu um hospital e maternidade em Senhor do Bonfim que leva o seu nome. Além de médico, era também músico. Ele deixou seis filhos. Nas redes sociais, o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, lamentou a morte de Paulo Hilarião e se solidarizou com familiares e amigos.

"É com grande pesar que lamento o falecimento do médico oftalmologista Paulo Roberto Hilarião, fundador do Hospital e Maternidade Paulo Hilarião, ocorrido nesta quinta-feira (11). Meus sentimentos a todos familiares e amigos!", disse o prefeito.

O corpo de Paulo Hilarião vai ser enterrado na manhã de sexta-feira (12), em Senhor do Bonfim.

Diferença Da Inflação Entre Mais Pobres e Mais Ricos Deve Cair Em 2021, Diz Ipea

O índice disparou em 2020, em função da alta de preços de alimentos e a desaceleração de serviços.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta sexta-feira (12), o indicador “Inflação por faixa de renda”, que apontou que a diferença da inflação entre os mais pobres e mais ricos deve se reduzir este ano. O índice disparou em 2020, em função da alta de preços de alimentos e a desaceleração de serviços.
Em 2020, a inflação da faixa de renda muito baixa, que abrange famílias com renda mensal domiciliar inferior a R$ 900,00, ficou em 6,2%. Já a taxa de inflação em famílias com renda alta, acima de R$ 9.000,00 mensais, ficou em 2,7%. Em 2020, essas taxas eram muito próximas: 4,4% para a renda muito baixa e 4,2% para a renda alta.
A redução dessa diferença será puxada, por um lado, pela desaceleração da alta de alimentos e, por outro, por ritmo maior em serviços, de acordo com a pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Lameiras, responsável pelo estudo, em entrevista ao G1.
A previsão atual do Ipea é que os preços de alimentos avancem 3% em 2021, após expansão de 14,09% em 2020, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os preços de serviços tendem a voltar a subir mais para a frente, com o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas de isolamento social. Ainda assim, esta alta terá “algumas travas”, como afirma Maria Andreia. Fonte: Metro1.

Morre Aos 58 Anos Eugênio Spengler, Ex-secretário Do Meio Ambiente Da Bahia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Morreu no sábado (13) vítima de um infarto, o ex-secretario estadual do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, de 58 anos. Responsável por gerir a pasta em duas oportunidades, Spengler atuou nos governos de Jaques Wagner e Rui Costa, que lamentou a perda das redes sociais."Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Eugênio Spengler, secretário estadual do meio ambiente entre os anos de 2010 e 2017. Eugênio se destacou pela intensidade e dedicação à luta pela preservação do nosso patrimônio natural. Meus sentimentos a familiares e amigos”, escreveu Rui no Twitter.Formado em Filosofia pela Unidade das Faculdades Associadas Ipiranga (Unifai-SP), em 1985, Eugênio, trabalhou como consultor técnico da Casa Civil, da Industria Comércio e Mineração entre os anos de 2003 e 2007. Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado (Semed) de Goiás, onde também atuou, lamentou a morte.
“A Semad está em luto completo. Perdemos, na noite deste sábado (13/2), uma das pessoas mais importantes neste duro e difícil trabalho de recuperação da a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás. Perdemos o grande Eugênio Spengler, amigo, assessor direto, mentor e conselheiro da secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis. Formado em Filosofia, Eugênio rompeu as barreiras da ciência original e se enveredou para o lado do Meio Ambiente bem cedo. Como profissional, ocupou diversos e importantes cargos, como professor secundarista e universitário; coordenador de ações ambientais e secretário de Meio Ambiente de diversos municípios da região sul do país; consultor técnico das secretarias de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e de Goiás; consultor da UNESCO e da ONU na área de gestão ambiental; assessor do Ministério do Meio Ambiente; presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema) e secretário de Estado do Meio Ambiente da Bahia. Nascido em 1 de dezembro de 1962, Eugênio completaria 59 anos neste ano. Deixa um legado imenso dentro do ambientalismo e do desenvolvimento sustentável, sendo reconhecido como um dos mais preparados profissionais dentro desta área de atuação em todo o Brasil. A Semad, repetimos, em luto, deseja força aos amigos e familiares por esta perda tão repentina e dolorosa e reconhece e agradece o papel de Eugênio na recuperação da secretaria em Goiás. Obrigado, amigo Eugênio’. (Fonte: A Tarde).

Luciano Huck Pode Disputar Presidência Da República Pelo PSB, Diz Jornal

Foto: Divulgação.

Informações do Estadão indicam que diálogo do apresentador com o partido tem sido estimulado por João Campos; presidente nega conversas oficiais.
 
O apresentador Luciano Huck pode concorrer à Presidência da República pelo PSB. Essa é a alternativa observada pelo global, depois da crise interna pela qual passa o Democratas com a eleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo, o diálogo com o PSB tem sido estimulado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e por sua namorada, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) – que rompeu com seu partido. A parlamentar é próxima de Huck e aproximou Campos do apresentador. O casal também é membro do RenovaBR, grupo de renovação e formação política apoiado por Luciano Huck. Segundo informações do jornal, a alternativa PSB tem como pano de fundo a possível fusão entre o partido o PCdoB, que resultaria numa nova legenda de centro-esquerda. A tese ainda é embrionária, mas quadros dos dois partidos veem com bons olhos a possibilidade. O argumento é que é preciso construir pontes na esquerda que vão além do Partido dos Trabalhadores. Huck, Campos e Tabata não se manifestaram sobre o assunto. Ainda de acordo com o Estadão, outra possibilidade para 2022 é a união entre Cidadania, PV e Rede Sustentabilidade. A ex-ministra e ex-presidenciável Marina Silva tem conversado com Huck, mas o partido do qual faz parte ainda resiste à ideia. O presidente do Cidadania, Roberto Freire, disse à publicação que uma conversa com o Rede terminou com decisão negativa e que, embora haja alinhamento com o PV, uma proposta formal ainda não é pauta. (Com informações do site Bahia.Ba).

Suspeito De Tirar a Vida Da Própria Avó Em Euclides Da Cunha é Localizado e Preso

Já está preso o jovem de 19 anos, de iniciais D.C.,acusado de matar a própria avó na zona rural de Euclides da Cunha. O jovem foi localizado e preso no município de Banzaê em uma ação da Polícia Militar.
O crime ocorreu no início da noite desta segunda-feira, no povoado de Madeira, zona rural de Euclides da Cunha, tendo como vítima uma idosa identificada pelo nome Anita da Costa Silva. De acordo com as informações colhidas pela Redação, a idosa foi morta a golpes de faca logo após negar ao neto um pedido (não esclarecido). Outro membro da família foi quem teria encontrado a idosa ensanguentada.
Após o atentado, o D.C. fugiu em direção a Banzaê, cidade que fica mais perto da localidade. Fonte: euclidesdacunha.com.

Conceição do Coité: Duas Pessoas Morrem Em Trágico Acidente Na BA-120


Um acidente deixou dois mortos em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, na noite de sexta-feira (12).
Uma picape Strada e uma motocicleta modelo Biz colidiram no trecho da BA-120 que entre o bairro Casas Populares e o povoado Santa Rosa. Segundo informações do Calila Notícias, os ocupantes da moto, Antoniel das Neves Lima, de 31 anos, e Natan Lima de Oliveira, 24, morreram no local.
Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O motorista do carro, Marinoel Santos Ramos, de 72 anos, foi socorrido e levado para o hospital da cidade.
O estado de saúde do idoso é desconhecido. Após bater na moto, a picape teria atingido um veículo Gol, mas o motorista não se feriu. A polícia deve abrir um inquérito para apurar a causa do acidente. Fonte: Calila Notícias.

Duas Pessoas Morrem Em Grave Acidente Na BR-101, Trecho De Esplanada


Duas pessoas morreram em um grave acidente registrado entre carro de passeio e um caminhão, na manhã deste sábado, 13, na BR-101, nas imediações do Posto Capebi, no município de Esplanada, a 175 km de Serrinha.
Uma equipe de busca e salvamento do 19º Grupamento de Bombeiros Militar (19°GBM/Alagoinhas) retirou uma vítima que estava presa às ferragens. Quando os bombeiros chegaram, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já tinha constatado a morte da vítima.

Outra vítima também não resistiu e morreu no local do acidente, cuja causa ainda não foi esclarecida. O Departamento de Policia Técnica (DPT) foi acionado para a realização e perícia no local e demais procedimentos. 
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta que os motoristas mantenham a atenção redobrada em rodovias, respeitem o limite de velocidade e utilizem o cinto de segurança. Fonte: PCS.