terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Líder Do Governo Defende Ampliar Bolsa Família Para Substituir Auxílio, e ‘Filtro’ Em Cadastros

 

Na esteira da discussão a respeito da substituição do Auxílio Emergencial, o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Barros (PP-PR), defende junto a ministros do governo Bolsonaro ampliar as famílias que recebem o benefício e um “filtro” de prefeituras nos cadastros de beneficiários do programa.
Como o governo não tem recursos para continuar pagando o Auxílio Emergencial, que acabou em dezembro, a equipe econômica estuda formas de manter assistida a população mais vulnerável e atingida pela pandemia.
Barros afirma que o governo vai socorrer quem mais precisa, mas não será no modelo do auxílio.
“O Auxílio Emergencial foi feito dentro decreto de calamidade, é um cheque em branco e não temos mais. Não se pode repetir a fórmula do auxílio. Vamos socorrer, mas não naquele modelo. A ajuda para quem precisa vai ser mais uma continuação do Bolsa Família”, diz Barros.
Para realizar essa inclusão, o líder do governo defende que as prefeituras verifiquem se quem está recebendo o Bolsa Família e vai, eventualmente, receber o novo benefício “realmente precisa”.
“No auxílio tudo foi feito por declaração voluntária. Se precisava ou não, ninguém conferiu. Defendo que as prefeituras façam essa verificação”, afirma Barros.
Outro ponto que o parlamentar quer emplacar são novos critérios e exigências para receber o benefício, como qualificação profissional e desempenho escolar.
“O programa não incentiva a sair. A rampa de ascensão social precisa ter mecanismos para que as pessoas saiam depois. Então, podemos ampliar mas precisa cobrar desempenho escolar, qualificação profissional, por exemplo”.
A substituição do Auxílio Emergencial é prioridade no governo. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conta com a solução do projeto para se capitalizar eleitoralmente para 2022.
Barros disse que o tema está sendo tratado por Onyx Lorenzoni (ministro da Cidadania), a equipe econômica e o relator do Orçamento, senador Marcio Bittar (MDB-AC).
Até agora, não há definição da fonte de recursos para pagar a extensão do programa. *Por Andréia Sadi.

Tatuador Serrinhense Morre Após Bater Moto Em Guard-rail Da BR-116


O tatuador serrinhense Wanzerley Mota, mais conhecido como "Samurai", morreu no fim da tarde deste domingo (7), após a moto em que ele estava bater em um guard-rail da BR-116, no distrito de Jorrinho, em Tucano.
De acordo com informações colhidas pelo PCS, o acidente ocorreu por volta das 17h50. Uma equipe de socorristas foi acionada e constatou a morte do rapaz no local. O impacto da batida foi tão forte, que o veículo se partiu ao meio.
A polícia ainda não tem detalhes do que tenha causado o acidente. Também não há detalhes se tinha mais alguém na moto com o rapaz. Wanzerley praticava Bicicross e Downhill e trabalhava em um estúdio de tatuagem localizado na Rua Conselheiro Dantas, no Centro de Serrinha.


Acidente foi neste domingo, 7, na BR-116, em Tucano

Impacto da batida foi tão forte, que o veículo se partiu ao meio

Fonte: PCS.

Vacina Da Johnson & Johnson Tem Eficácia Comprovada De 100% Em Casos Graves De Coronavírus

O enfrentamento contra o coronavírus tem conquistados grandes avanços. Desta vez, mais uma vacina testada no Paraná apresentou resultados positivos com o imunizante feito pela Johnson & Johnson que, quando avaliado em casos graves da doença, apresentou 100% de eficácia com aplicação de dose única da vacina Janssen-Ciliag. Segundo a publicação do portal Tribuna PR, o imunizante também apresentou 66% de eficácia quando se trata dos casos moderados, ou seja, redução de mais de 1/3 no número de casos e nenhuma morte ou internamento em casos mais graves.
Vale lembrar que de todas as vacinas testadas mundialmente, a Janssen-Cilag apresentou resultados mais efetivos, por causa da sua dose única e facilidade de logística já que não precisa de refrigeração especial. Conforme o portal, o infectologista paraense, Clóvis Arns da Cunha informou que a vacina precisa de temperatura apenas entre 2 e 8 graus e pode ficar armazenada até 90 dias. A vacina da Johnson & Johnson foi testada nos Estados Unidos, Brasil e África do Sul, além de outros países da América Latina como México, Colômbia e Peru.
No Paraná os testes foram coordenados pelo centro de pesquisa do Centro Médico São Francisco, em Curitiba e foram feitos em 400 voluntários. No Brasil, outros 8 estados (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso), além do Distrito Federal participaram da pesquisa. No total 43 mil voluntários brasileiros foram vacinados em todo o país.
O resultado foi apresentado após os ensaios de fase 3 e segue para a aprovação da agência de vigilância americana. Depois disso, o pedido de autorização para uso emergencial no Brasil vai ser encaminhado, o que deve acontecer já nas próximas semanas. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19, elaborado no último mês de dezembro pelo governo federal, a expectativa é que o Brasil compre cerca de 38 milhões de doses da vacina Janssen.
Contudo, ressalta-se que no início de janeiro a farmacêutica notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um evento adverso grave com voluntário brasileiro que participou do estudo clínico da fase 3. O evento, no entanto, não tinha relação com o imunizante, segundo a empresa.

Petrobras Aumenta Gasolina Em 8,2% e Diesel Em 6,2%; Gás De Cozinha Sobe 5,1%

Após garantir que não houve alteração no alinhamento dos preços dos combustíveis, a Petrobras anunciou que vai promover, nesta terça-feira (9), novos reajustes – de até 8,2% – nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha (GLP) vendidos às refinarias.
Trata-se do sétimo aumento seguido – o terceiro somente em 2021 – promovido pela Petrobras no valor da gasolina. Já o preço do diesel emplaca uma sequência de seis altas consecutivas.

Confira os reajustes:
Gasolina: 8,2%
Diesel: 5,6%
GLP: 5%

“A partir desta terça-feira (9/2), o preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,25 por litro, refletindo aumento médio de R$ 0,17 por litro no preço de venda”, informou a Petrobras, em nota.

Humorista Renato Fechine Morre Aos 53 Anos

O humorista e cantor Renato Fechine Pimentel morreu na manhã desta segunda-feira (8), na casa onde morava em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Segundo o G1, informações preliminares apontam que Fechine estava com problemas no coração. A família suspeita que ele tenha sofrido um infarto, mas ainda não há um laudo do Instituto Médico Legal (IML). Fechine era conhecido por suas canções irreverentes e pelo humor escrachado. Na Bahia, ele ganhou popularidade ao dar a voz às músicas “Rogério” e “Bebe Negão”. O humorista também respondia um processo por violência doméstica, após agredir a ex-namorada duas vezes em Salvador, em janeiro de 2018. Mesmo com laudos atestando a agressão, na época Fechine disse que a vítima se bateu sozinha e teve surto por ciúme dele.