sábado, 12 de junho de 2021

Pesquisa XP/Ipespe: Lula Abre Nove Pontos De Vantagem Sobre Bolsonaro No 2º Turno

A pesquisa XP/Ipespe realizada neste mês aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou vantagem na disputa pelo Executivo Federal contra o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um eventual segundo turno.
De acordo com informações do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópolis, o petista abriu nove pontos de vantagem sobre Bolsonaro. No levantamento anterior, a diferença entre ambos era de dois na última pesquisa. Lula foi de 42% para 45% enquanto o capitão reformado do exército caiu de 40% para 36%.
Também segundo a publicação, o ex-presidente aparece quatro pontos à frente de Bolsonaro no primeiro turno. Ele saltou três pontos desde o último levantamento, indo a 32%, enquanto Bolsonaro perdeu um ponto, chegando a 28%.
O apontamento indica que o ex-deputado federal Ciro Gomes (PDT) foi o postulante ao Planalto que mais perdeu intenção de votos, passando de 9% para 6%. Já o ex-juiz federal, e ex-ministro do governo Bolsonaro, Sergio Moro foi de 8% para 7%, enquanto o apresentador Luciano Huck passou de 5% para 4%.
O atual presidente agora aparece numericamente atrás também de Gomes - que tem 41% contra 37%. Portanto, seria derrotado tanto por Lula quanto pelo pedetistas. Por fim, na pesquisa espontânea - quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados - Lula e Bolsonaro aparecem empatados com 24%.
A pesquisa registra 8% de votos brancos e nulos e 36% que não responderam. Os demais candidatos juntos totalizam 8%. Mil pessoas participaram da pesquisa realizada por telefone, com pessoas de todo o País, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário