quinta-feira, 2 de abril de 2020

Presidente Das Filipinas Diz Que Mandou Atirar Para Matar Quem Descumprir Regras De Isolamento


O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou nesta quinta-feira (2) que ordenou à polícia e aos militares que atirem para matar em quem descumprir as regras de isolamento impostas para conter a rápida expansão do novo coronavírus. “Minha ordem para a polícia e os militares foi, se houver problemas, se houve ocasião em que eles revidem e em que suas vidas estejam em perigo, atire neles para matar. Entendido? Para matar. Em vez de causar problemas, eu vou enterrá-lo, declarou o presidente, em pronunciamento televisionado. A declaração aconteceu após vários relatos da imprensa sobre confrontos e várias prisões de moradores de uma área pobre de Manila, a capital do país, que pediam ao governo ajuda alimentar. Duterte, conhecido por suas declarações polêmicas, afirmou que é fundamental que todos cooperem e sigam as medidas de isolamento, pois as autoridades tentam retardar o contágio e evitar que o frágil sistema de saúde do país fique sobrecarregado. O país já registrou 96 mortes e 2.311 casos confirmados de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Diariamente, as Filipinas têm centenas de novos casos. “Está piorando. Então, mais uma vez, estou dizendo a seriedade do problema e que vocês devem ouvir [as recomendações]”, declarou. Fonte: G1.


Riachão do Jacuípe: Homem Tem Casa Invadida e é Morto a Tiros


Um homem, identificado como Jaílson dos Santos Soares, de 34 anos, o "Jai de Carminha", foi morto a tiros na noite desta terça-feira (31) no bairro Alto do Cruzeiro, em Riachão do Jacuípe.
Segundo a Polícia Militar, dois homens invadiram a casa da vítima, por volta das 20h. O morador foi alvejado nas costas e cabeça e morreu antes de ser socorrido. Os criminosos fugiram em um carro e ainda não foram localizados.
Policiais da 90ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM) foram acionados. De acordo com a PM, os agentes permaneceram no local até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica, que atuaram na remoção do corpo.
O crime será investigado. A Polícia Civil não divulgou informações sobre o caso. Fonte: Portal Clériston Silva.

Cientistas Chineses Anunciam Descoberta Contra Covid-19


Um grupo de cientistas chineses isolou vários anticorpos que considera “extremamente eficientes” para impedir a capacidade do novo coronavírus de entrar nas células, o que pode ser útil tanto para tratar quanto para prevenir a covid-19. Atualmente, não existe tratamento comprovadamente eficaz para a doença, que surgiu na China e está se proliferando pelo mundo na forma de uma pandemia que já infectou mais de 850 mil pessoas e matou 42 mil. Zhang Linqi, da Universidade Tsinghua, de Pequim, disse que um remédio feito com anticorpos como os que sua equipe descobriu poderia ser usado de forma mais eficaz do que as abordagens atuais, incluindo o que ele chamou de tratamentos “limítrofes”, como o plasma. O plasma contém anticorpos, mas é limitado pelo tipo de sangue. No início de janeiro, a equipe de Zhang e um grupo do 3º Hospital Popular de Shenzhen começaram a analisar anticorpos do sangue colhido de pacientes recuperados da covid-19, isolando 206 anticorpos monoclonais que mostraram o que ele descreveu como uma capacidade “forte” de se ligar às proteínas do vírus. Depois eles realizaram outro teste para ver se conseguiam de fato impedir que o vírus entrasse nas células, disse ele em entrevista à Reuters. Entre os cerca de 20 anticorpos testados, quatro conseguiram bloquear a entrada viral, e desses dois foram “imensamente bons” para fazê-lo, disse Zhang. Agora a equipe se dedica a identificar os anticorpos mais poderosos e possivelmente combiná-los para mitigar o risco de o novo coronavírus sofrer uma mutação. Se tudo der certo, desenvolvedores interessados poderiam produzi-los em massa para testes, primeiro em animais e futuramente em humanos. Os anticorpos não são uma vacina, mas existe a possibilidade de aplicá-los em pessoas do grupo de risco, com o objetivo de impedir que contraiam a covid-19.

Governo Da Bahia Vai Pagar Conta De Luz De 677 Mil Pessoas Pelos Próximos Três Meses


Em função da crise gerada pelo novo coronavírus, o Governo da Bahia vai assumir, pelos próximos 90 dias, o pagamento da conta de luz de mais de 677 mil pessoas que tenham Cadastro Social e consumam até 80 kilowatt (kW) por mês. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, no fim da tarde desta quarta-feira (1). De acordo com Rui, um projeto de lei que viabiliza a ação será enviado, já nesta quinta-feira (2), para a Assembleia Legislativa (Alba). A Bahia tem 246 confirmações e duas mortes pelo coronavírus. Após atualização da Secretaria da Saúde (Sesab), o Estado passou a registrar 34 pacientes curados da Covid-19, o que representa quase o dobro do número informado no boletim anterior divulgado pelo órgão. Fonte: Notícias de Santaluz.

Coronavírus Pode Infectar 1,1 Milhão De Baianos Até Maio, Mostra Pesquisa Da Uefs


Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) projetaram que o coronavírus deve infectar 1,1 milhão de baianos até meados do mês de maio. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (1º), pontuou que o crescimento diário de casos confirmados da Covid-19 tem sido de 23%, observado o intervalo de 6 a 31 de março. Em meados de maio, cerca de 7,4% da população baiana deve ter sido infectada pelo novo coronavírus. De acordo com o professor e coordenador do Grupo PET, da Faculdade de Economia da Uefs, Cleiton Silva, responsável pela pesquisa, as “projeções podem mudar dependendo das medidas que forem adotadas pelas autoridades nos próximos dias e do comportamento do vírus em nossa sociedade”. “Haverá um pico de infectados no meio do mês de maio e depois vai começar a diminuir”, acrescentou Silva. A pesquisa também destaca que a população que tem entre 70 e 79 anos tem mais incidência entre os contaminados na Bahia. Além disso, o levantamento aponta que os infectados representam cerca de 4% do total de casos notificados. “Inicialmente, elaboramos mapas usando modelos mais simples até que nos deparamos com um modelo epidemiológico que é usado para projetar o avanço de doenças no mundo todo. Estudamos as equações do modelo e aplicamos aqui”, explicou a estudante de Economia Yasmin Oliveira, 22 anos, que também participou do estudo. Fonte: Correio24horas.

Euclides Da Cunha: 264 Frascos De Álcool Em Gel Vendidos Por Valores Abusivos São Apreendidos Pela Polícia

Álcool em gel apreendido no interior da Bahia. — Foto: Foto: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil/ divulgação.

Uma equipe da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Euclides da Cunha) apreendeu, na terça-feira (24), em uma farmácia no centro daquela cidade, 264 frascos contendo álcool em gel 70%, vendidos por um valor abusivo e sem nota fiscal.
De acordo com o coordenador da unidade policial, delegado Paulo Jason Mello Falcão, o produto tinha consistência e odor diferentes do álcool em gel comum e o rótulo estampado nas embalagens apresentava sinais de falsificação, inclusive com erro ortográfico.
O proprietário do estabelecimento comercial foi conduzido à 25a Coorpin/Euclides da Cunha, sendo autuado em flagrante por crimes contra a economia popular e ordem tributária, falsificação de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e uso de documento falso.
O material apreendido foi encaminhado à perícia, constatando, após testes, que tinham propriedades e reações, quando expostos ao fogo, que divergiam do álcool em gel 70% comercializado no mercado.

Fonte: Ascom / Polícia Civil.

30 Nomes Esquisitos Que Foram Registrados Em Cartórios No Brasil


Dizer quais são os nomes esquisitos do Brasil não é uma tarefa tão fácil, porém vamos tentar fazer uma lista justa.
Muitas vezes a escolha de um nome determina a vida de uma pessoa. Um nome esquisito pode render muitas piadas e situações constrangedoras. É tanta criatividade que a gente chega até a duvidar… Mas, apesar de inusitados, a maioria das pessoas parece feliz com o nome que tem e se acham até importantes por possuírem nomes únicos.
Algumas listas públicas apresentam relações de nomes esquisitos pra lá de engraçados. Veja o top 30 dos nomes mais estranhos de pessoas, registrados em cartórios de todo o Brasil.
Vale lembrar, que o objetivo desse artigo é apenas divulgar os nomes engraçados, sem expor ninguém a uma situação constrangedora, não temos nada contra quem tem nome feio.

Nomes esquisitos que foram registrados no Brasil:
1 – Aeronauta Barata
2 – Agrícola Beterraba Areia
3 – Agrícola da Terra Fonseca
4 – Alce Barbuda
5 – Amado Amoroso
6 – Amável Pinto
7 – Amazonas Rio do Brasil Pimpão
8 – América do Sul Brasil de Santana
9 – Amin Amou Amado
10 – Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado
11 – Antônio Morrendo das Dores
12 – Asteróide Silverio
13 – Bandeirante do Brasil Paulistano
14 – Barrigudinha Seleida
15 – Bispo de Paris
16 – Céu Azul do Sol Poente
17 – Chevrolet da Silva Ford
18 – Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco
19 – Dolores Fuertes de Barriga
20 – Esparadrapo Clemente de Sá
21 – Homem Bom da Cunha Souto Maior
22 – Ilegível Inilegível
23 – Inocêncio Coitadinho
24 – Janeiro Fevereiro de Março Abril
25 – Lança Perfume Rodometálico de Andrade
26 – Marciano Verdinho das Antenas Longas
27 – Maria Privada de Jesus
28 – Maria Tributina Prostituta Cataerva
29 – Maria-você-me-mata
30 – Mimaré Índio Brazileiro de Campos

Fonte: Site de Curiosidades.

Concursos: Como Aproveitar o Isolamento Social Para Estudar Em Casa


Aproveitar o tempo ao máximo para estudar é certeza de que se está mais próximo da aprovação.

A pandemia vivenciada nestes últimos meses tem deixado a população preocupada, e isso de certa forma afetou a rotina de muitas pessoas. Em diversos lugares, o isolamento social e a quarentena têm sido adotados como forma de prevenção à contaminação em massa pelo Covid-19, popularmente conhecido como coronavírus; e dentre o público que precisou adotar tais medidas, encontram-se os estudantes para certames de instituições públicas, os chamados concursos.
Entretanto, não se pode deixar que esse isolamento afete a rotina de estudos necessária para a aprovação almejada. Seguem, então, dicas de como aproveitar o tempo em casa para "turbinar" os estudos!

1. Faça um planejamento, dividindo as matérias pela semana (os planners são uma excelente alternativa). O ideal é que se estudem duas matérias por dia. Como há tempo suficiente, sugere-se que o destinado a cada disciplina seja entre uma hora e meia a duas horas, com resolução de exercícios.
2. Procure um local silencioso, bem iluminado e arejado da sua casa, com um assento confortável.
3. Tenha à disposição um computador ou tablet, para eventuais consultas à internet para tirar dúvidas ou assistir a aulas (cursos online ou aulas gratuitas por sites de cursos preparatórios, ou canais do YouTube).
4. Durante o período de estudo, desligue o celular e desapegue-se das redes sociais (a não ser que seja deveras necessário), para evitar o desvio de atenção e perda do foco.
5. Caso tenha a necessidade de estudar em dupla ou grupo, use o aplicativo hangout meet, habilitável por uma conta Gmail.
6. Use Mapas Mentais para assimilar melhor os assuntos. Tal método auxilia bastante no destaque das informações relevantes e facilita a revisão do conteúdo. Para construir um desses mapas, diversos sites auxiliam, basta fazer uma pesquisa simples pelo Google.
7. Organize o ambiente onde estuda. Um local organizado estimula a concentração e traz sensação de bem-estar.
8. Alimente-se bem e beba bastante água. Opte por frutas e alimentos leves. Evite comidas gordurosas, "pesadas", que podem provocar a sensação de sonolência e até mal-estar por causa do processo mais lento de digestão.
9. Lance mão dos simulados, para revisar os conteúdos, e de provas anteriores aplicadas pela banca examinadora (caso o edital já esteja publicado ou se conheça a empresa que aplicará a prova). Dessa forma, o estudante se acostuma ao estilo adotado pela organizadora do certame, tendo maior aderência e facilidade para compreender os comandos das questões.
10. Atente-se para as notícias da atualidade e, se possível, num caderno, resuma-as em pontos importantes. Além do conhecimento disponível nos livros, os fatos do cotidiano são cobrados em questões específicas ou podem ser usados como informações relevantes na elaboração de textos dissertativos.
11. Se estiver se preparando para um certame que tenha questão discursiva (redação), desenvolva o hábito de escrever, no mínimo, duas produções textuais por semana (padrão dissertativo-argumentativo, entre 20 e 30 linhas). A prática da escrita e a correção dos equívocos (tenha sempre o contato de um profissional que possa analisar) são as formas ideais de preparação.

Texto enviado por Raphael Lima Costa - Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos e servidor público na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Fonte: Acorda Cidade.

Whatsapp e Instagram Sofrem Instabilidade


Usuários do Twitter relataram problemas com as redes sociais

Usuários do WhatsApp, Facebook e Instagram relataram instabilidade e dificuldade para utilizar as redes sociais na tarde desta quarta-feira (1º). Entre os principais problemas enfrentados estava a falha no carregamento e compartilhamento de fotos, vídeos e áudios.
Por conta do problema, o site Downdetector chegou a registrar 30 mil reclamações de usuários do Instagram, 8 mil do Facebook e 3 mil do WhatsApp. E não foram apenas os brasileiros que tiveram dificuldade.
De acordo com o mapa da plataforma, as reclamações partiram de diferentes lugares do mundo, principalmente das Américas e Europa Ociedental. Fonte: Correio24hs 


Chama Olímpica Ficará Em Fukushima Até o Final Do Mês


Mesmo com o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus, a chama olímpica permanecerá no Japão. O Comitê Organizador revelou hoje (1º) que a tocha foi colocada em exposição para o público na cidade de Fukushima, onde vai ficar até o final deste mês, antes de ser transportada para a capital japonesa. A informação é do Estadão.
A chama está no Centro de Treinamento de Futebol J-Village, onde começaria o revezamento da tocha antes do adiamento da Olimpíada, que agora será em 23 de julho de 2021. A exposição já começou e os organizadores pedem que os visitantes observem as precauções por conta da pandemia.
"Para ajudar a prevenir a disseminação da covid-19, pedimos ao público que venha usando máscaras para visitar a instalação. Temos o direito de negar a entrada de quem não use máscaras. Pedimos aos que não se sintam bem ou tenham sintomas da doença, como febre e tosse, que não venham. É preciso manter uma certa distância de outras pessoas para evitar o risco de infecção", informou um comunicado oficial.

Mais De 200 Mil Pessoas Já Foram Curadas Do Coronavírus No Mundo


Maior parte dos pacientes recuperados é da China (76.571), que registrou 82.431 vítimas do vírus.

O número de pessoas curadas após contaminação pelo novo coronavírus no mundo ultrapassou os 200 mil. Dos 956.588 casos confirmados da Covid-19 na manhã de hoje (2), 202.728 pacientes foram recuperados da doença.
A maior parte dos curados é da China (76.571), que registrou 82.431 vítimas do vírus. Os Estados Unidos, que possuem o maior número de casos, tem 8.672 vítimas que não estão mais com o coronavírus.