sexta-feira, 20 de março de 2020

Prevenção: 11 Alimentos Importantes Para Fortalecer o Sistema Imunológico


Após a declaração do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, classificando a situação do novo coronavírus como uma pandemia mundial, é importante cuidar do seu sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Nayara Massunaga, mestre e doutoranda pela Unifesp, muitas doenças podem ser evitadas com uma alimentação equilibrada.
“Em se tratando de alimentação, é muito difícil afirmar que existe algum alimento, dieta, nutriente ou fitoterápico que seja específico para combater um vírus, portanto, é preciso muito cuidado com as FakeNews. Mas é possível melhorar o nosso sistema imunológico para reduzir o risco desta e de outras tantas doenças relacionadas ao sistema imunológico”, comenta Nayara.
Imunidade é o nome que se dá à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos. Quando ela está baixa, as pessoas ficam muito mais propensas a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.
“Se você percebeu que sua imunidade anda baixa, uma ótima pedida é ajustar a alimentação. Isso porque os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico”, aponta Nayara.
Outro ponto importante é atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, as pessoas garantem uma defesa melhor para o seu organismo. “O consumo deve ser de cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais”.

Confira os melhores alimentos para aumentar a imunidade:
– Vitamina D: excelente aliado do sistema imunológico, exposição solar, óleos e peixes. Auxilia também na redução do risco de problemas respiratórios;
– Frutas cítricas: laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo;
– Vegetais verdes escuros: brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico e auxilia na defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado;
– Alimentos ricos em zinco: carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico;
– Oleaginosas: além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade;
– Alimentos fonte de ômega-3: estão presentes no azeite, no salmão e outros peixes;
– Fontes de antioxidantes: castanha-do-Pará e cogumelos (como o champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo;
– Gengibre: rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo;
– Frutas Vermelhas: possuem um composto chamado antocianina que é um importante composto bioativo;
– Alho: além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos é rico em vitamina A, C e E, alho é forte aliado ao sistema imunológico;
– Abacate: fonte de ômega 9, que também é um forte aliado ao sistema imunológico, além de ser uma opção de consumo de gordura boa.

Notas De Dinheiro Podem Ajudar a Espalhar Ainda Mais o Coronavírus, Alerta OMS


A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que notas de dinheiro podem transmitir o Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus. Segundo o jornal britânico The Telegraph, a agência alertou que o vírus pode se agarrar à superfície das notas por vários dias.
De acordo com o jornal, um porta-voz da OMS, que é vinculada à ONU, alertou que as pessoas lavem as mãos após contato com notas, visto que o dinheiro muda de mãos com muita frequência.
Segundo ele, a forma de pagamento mais apropriada para o atual cenário é usar o sistema NFC de cartões, que é o pagamento por aproximação.

Coronavírus em dinheiro vivo:
O alerta da OMS acontece depois que a China e a Coreia montaram cada qual sua força-tarefa para desinfectar e até mesmo isolar notas de dinheiro a fim de evitar a propagação do coronavírus.


“Teremos Em Poucas Semanas”, Acredita Médico Da OMS Sobre Medicamento Contra Casos Graves De Coronavírus


Nesta quinta-feira (19), em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas\OMS), Jarbas Barbosa disse que acredita no surgimento de um medicamento, em “poucas semanas”, capaz de combater casos graves do coronavírus.
“Temos uma plataforma eletrônica da OMS (Organização Mundial da Saúde), onde recebemos todos os ensaios clínicos que estão sendo feitos. São mais de 300 até agora. Estão sendo testados vários medicamentos de maneira isolada, e toda evidência está sendo avaliada. Alguns (medicamentos) demonstram resultados promissores. Enquanto uma vacina deve demorar de 12 a 18 meses, acredito que teremos um medicamento para ser usado em casos graves em poucas semanas”, afirmou.
Antes de pensar em uma cura, Barbosa salientou que medidas de prevenção – como lavagem das mãos, distanciamento social e o autoisolamento – são a melhor maneira de conter a propagação do coronavírus.
“Essas medidas podem reduzir a velocidade da transmissão, evitando assim uma sobrecarga dos serviços de saúde, que podem sofrer com a falta de leitos nas UTIs e de respiradores, por exemplo”, ressaltou.

Rui Costa Decreta Situação De Emergência Na Bahia Por Causa Do Coronavírus


O governador da Bahia, Rui Costa, declarou, nesta quinta-feira (19), em decreto publicado no Diário Oficial (DOE), situação de emergência em todo o território baiano em virtude do coronavírus (Covid-19). Na noite de quarta-feira (18), a Sesab, por meio de nota, tinha confirmado 27 casos. Conforme o decreto, “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”. Além das medidas de combate ao coronavírus já anunciadas pelo Governo do Estado, como a suspensão do transporte coletivo intermunicipal público e privado, o decreto determina a suspensão, a partir de segunda-feira (23), dos atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho. Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para empregar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. *Notícias de Santaluz.