terça-feira, 17 de março de 2020

Estados Unidos Realizam Primeiro Teste De Vacina Contra o Coronavírus Em Humanos


Cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o coronavírus em humanos. Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram na segunda-feira (16) que voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela Covid-19 no país, começaram a ser imunizados. Por meio de um comunicado, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) informou que o teste faz parte de um estudo que vai acompanhar 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos e deve durar ao menos seis semanas. Segundo a agência France Presse, todo o processo de criação da vacina deve durar entre 1 ano a 18 meses, isso porque serão necessários mais testes. Neste momento, os pesquisadores querem saber qual é o impacto de diferentes doses administradas por injeção e quais são seus efeitos colaterais. Uma das voluntárias, a norte-americana Jennifer Haller, disse à rede de notícias MSNBC que tem sua temperatura tirada durante várias vezes por dia e que é acompanhada por uma equipe médica constantemente. “Há grandes chances de que eu esteja envolvida na descoberta da vacina, mas ainda que não seja dessa vez, pelo menos estou contribuindo como parte do processo de descoberta”, disse Haller. Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos aprovados para a Covid-19, que infectou mais de 175.000 pessoas em todo o mundo desde que surgiu na cidade chinesa de Wuham (centro), no final de dezembro.

São Paulo Registra Primeira Morte Pelo Novo Coronavírus No Brasil


O estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo coronavírus, segundo informou o governo estadual nesta terça-feira (17). O homem tinha 62 anos e estava internado em um hospital particular. Ele tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata que não é uma doença, mas uma condição comum em homens mais velhos que pode causar infecções urinárias. Até a última atualização desta reportagem, não havia sido divulgada a cidade onde o homem morava e nem se ele viajou ao exterior ou se teve contato com alguém contaminado no Brasil. Nesta manhã, no momento em que a morte foi anunciada pelo governo de São Paulo, havia 301 casos da doença causada pelo vírus, a Covid-19, confirmados pelas secretarias de Saúde dos estados. Boletim do Ministério da Saúde desta segunda-feira (11) confirmava 234 casos. A Secretária Estadual de Saúde confirmava, ainda na segunda-feira, 152 casos da doença em São Paulo. O número era mantido até a manhã desta terça. Ao todo, são mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus no estado. O governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar “de quatro a cinco meses”.  No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.

Santaluz: Festa é Encerrada Após Jovem Ser Esfaqueado


José Aílton da Silva Júnior, de 24 anos, foi esfaqueado durante uma festa em um clube social localizado na avenida Getúlio Vargas, em Santaluz, região sisaleira da Bahia, na noite deste domingo (15). O evento foi encerrado após consenso entre os organizadores e a polícia. De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito do crime, Everton Duarte, de 18 anos, fugiu do local e não foi encontrado. Conforme a polícia, ele foi identificado por populares. Ainda de acordo com a PM, a motivação do crime é desconhecida, mas o suspeito e a vítima tinham se desentendido em outra festa. Atingido com três golpes nas costas, José Aílton foi socorrido e levado para o hospital da cidade, onde permanecia internado até a publicação desta matéria. O estado de saúde dele é estável. A vítima foi orientada a registrar queixa na delegacia local. As Informações são do site Notícias de Santaluz.


Jovem Morre Eletrocutado Enquanto Usava Fones De Celular Ligado à Tomada


O jovem Paulo Victor Cochrane Chaves Torres, de 18 anos, morreu enquanto escutava música com fone de ouvido conectado ao celular ligado à tomada na sua casa, em Paragominas, sudeste do Pará. O laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) indicou a hipótese que o rapaz sofreu uma descarga elétrica. O caso ocorreu no final de semana.
Conhecido entre amigos e familiares como ‘Vitinho’, Paulo Victor era jogador amador de futebol e atuava em campeonatos municipais. No sábado (7), o jovem tinha sido convocado para participar de um amistoso em um município vizinho. Ao acordar, o pai não viu o filho e pensou que ele já tinha saído para o jogo.
De acordo com familiares, por volta de 18h, o pai estranhou o sumiço de Paulo e começou a contatar amigos próximos na intenção de localizar o filho. Colegas do time de Paulo relataram que o jogo tinha sido cancelado e o rapaz não tinha comparecido em momento algum ao local. Às 22h, o pai de Paulo foi até a rua para acessar o quarto de Paulo pela janela, já que a porta estava trancada, e encontrou o corpo do filho debruçado sobre a cama.
O homem tentou reanimar o filho, e após tentativas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e os socorristas confirmaram a morte do jovem. Segundo familiares, o corpo de Paulo apresentava sinais de queimadura. Os pais do jovem contaram que o rapaz tinha costume de usar fones de ouvido do celular com o aparelho ligado à tomada.
O laudo oficial do IML ainda não foi divulgado. A provável causa da morte apontada no laudo preliminar é por eletroplessão, morte causada por descarga elétrica.
Amigos e familiares compareceram ao velório de Paulo, realizado nesta segunda-feira (9), em um cemitério da cidade. O caso gerou comoção na cidade, principalmente pelo jovem ser ativo na sociedade. Vitinho ajudava o pai a administrar um campo de futebol. O rapaz era atuante na igreja, onde participava da banda como baterista.

“Não Me Arrependo”, Diz Jovem Sertanejo Que Deixou Emprego Na Cidade Para Apostar Na Criação De Galinhas


A decisão de abrir mão do trabalho na cidade em uma loja de material de construção foi algo acertado para o jovem Marcos da Silva Ferreira, de 29 anos, que hoje possui renda mensal oriunda da criação de galinhas.
Morador da comunidade de Morros, distrito de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro (BA), o criador diz que não se arrepende de ter tornado trabalhador autônomo.
A prática da criação de aves já era algo comum na família, mas o foco era a criação para abate. Em 2019, o jovem decidiu investir em estrutura e em um plantel de 250 galinhas, visando, principalmente, a comercialização de ovos. Ele conta que contraiu empréstimo no banco e vendeu uma moto para dispor do capital inicial. Além disso, com o conhecimento e criatividade vem obtendo bons resultados no empreendimento.
Beneficiário do Projeto Pró-Semiárido, executado pelo Irpaa no município, Marcos tem contado também com assessoria técnica da instituição e teve a oportunidade de conhecer o entreposto de ovos situado na comunidade de Canoa, distrito de Massaroca, também em Juazeiro. Para ele, o aprendizado que obteve nesse intercâmbio foi muito útil, especialmente com relação ao manejo dos animais.
A experiência desenvolvida na propriedade da família vem sendo socializada em outras comunidades, uma vez que hoje o jovem criador já se tornou referência em sua região. De acordo com a colaboradora do Irpaa, Alane Naiara Nunes, ele é um beneficiário que incentiva outros/as ao participar ativamente das Rodas de Aprendizagem desenvolvidas pelo Pró-Semiárido, que é um projeto vinculado ao Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – Car, contando com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Via Pró-Semiárido, a família de Marcos será contemplada com a construção de uma horta e o jovem já planeja usar o esterco das galinhas na composição do adubo dos canteiros. “O sistema caipira tem esse benefício, você pode aproveitar tudo”, relata Marcos, ao citar que já faz uso do adubo nas plantas da propriedade, assim como espécies como banana, moringa, palma, capim, manga e outras também são aproveitadas na alimentação das galinhas. Além das aves, a propriedade conta também com fruteiras, criação de caprinos, ovinos e suínos.

Comercialização:
Com o plantel atual, a produção de ovos chega a 240 unidades por dia. Armazenados por data, a cada final de semana, em dúzias ou em cartelas com 30 unidades, esse quantitativo é comercializado tanto nas comunidades do distrito quanto entregues na cidade de Juazeiro e Petrolina. A venda hoje acontece diretamente a consumidores das duas cidades, como também é entregue em 02 padarias, 01 mercadinho e na feira central de Juazeiro. Por semana, Marcos chega a vender pouco mais de 120 dúzias, no valor de R$ 6 cada.
No manejo dos animais e processo de comercialização, ele conta também com a parceria da família, principalmente da sua mãe Socorro Gomes da Silva. Hoje o jovem empreendedor possui a meta de chegar a 600 aves no mês de outubro, pois ele afirma que na região há uma grande demanda de mercado para ovos caipiras. “Tem pouca mercadoria pra muitos clientes. Graças a Deus [a comercialização] tem fluído, tem sido muito bom”, confirma Marcos.

Viabilidade:
A experiência de Marcos só reafirma as diversas práticas de Convivência com o Semiárido que podem garantir a permanência das famílias no campo. A criação de galinha é considerada uma prática bastante apropriada à região, uma vez que se trata de animais de pequeno porte, que se desenvolvem rápido e consome baixa quantidade de água e alimento, se comparada a animais de grande porte, a exemplo de bovinos, por exemplo.
Além disso, com conhecimento, dedicação e inovação é possível adotar hábitos de manejo que levem a economia financeira. A prevenção de doenças com remédios caseiros e a improvisação de alguns acessórios, por exemplo, contribuem para isso. Marcos conta que desenvolveu uma chocadeira, um aplicador de vacinas e ninhos utilizando materiais reciclados, o que lhe rendeu uma economia significativa, considerando o valor desses equipamentos nas lojas.
“Muito gratificante porque já tinha o desejo de trabalhar pra mim mesmo. Decidi sair do emprego pra vim cuidar do meu próprio negócio, graças a Deus tem sido bom pra mim. Não me arrependo, tanto a questão de renda, como trabalhar no que gosto”, revela Marcos, informando que a qualidade de vida melhorou bastante com a decisão de investir na criação de galinhas. Comunicação Irpaa.


Bahia: Sobe Para 13 o Número De Casos De Coronavírus

Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

Três outros casos do novo coronavírus (Covid-19) foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). São registros de residentes nos municípios de Prado e Porto Seguro. Com esses três diagnósticos laboratoriais, a Bahia chega a 13 casos confirmados de Covid-19 (Salvador – 4 ; Feira de Santana – 5; Porto Seguro – 3; Prado – 1).
O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou no Twitter que os casos foram importados. O caso de Prado trata-se de de um homem de 42 anos, que teve passagem por Londres e Milão.


Para confirmar a doença são realizados exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Jovem Técnico De Time Espanhol Morre Com Coronavírus


O técnico Francisco Garcia, de 21 anos, que comandava um time das categorias de base do Atlético Portada Alta, da Espanha, morreu neste domingo vítima de coronavírus. O jovem estava internado em um hospital em Málaga e testou positivo para o COVID-19 na semana passada.
Segundo o jornal espanhol “Marca”, Francisco era um paciente oncológico, que já tratou ou ainda tratava um câncer. Por isso, ele pertencia ao chamado grupo de risco. O técnico se tornou a sétima morte confirmada na região da Andaluzia, onde fica a cidade de Málaga.
“Nós, do Atlético Portada Alta, queremos expressar nossas mais profundas condolências à família, amigos e amigos íntimos do treinador Francisco García, que hoje nos deixou, infelizmente. Agora, o que fazemos sem você, Francis? Se você sempre esteve conosco na Capa ou, quando necessário, ajudando. Como vamos continuar conquistando quilômetros na liga? Não sabemos como, mas certamente faremos isso por você. Não esqueceremos você, descanse em paz, fenômeno. Até sempre”, escreveu em nota.

Coronavírus: Rui Costa Determina Suspensão De 30 Dias Na Rede Estadual De Ensino


O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira (16) a suspensão das aulas na rede estadual de ensino por 30 dias. De acordo com o comunicado, a medida será publicada em edição extra do diário oficial. A medida é válida para Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro já a partir desta terça-feira (17).
"Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas", disse Rui.
Além da medida, o gestor determinou a suspensão dos eventos que reúnam mais de 50 pessoas nas três cidades, sejam de cunho religioso, político ou cultural.