quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Com Casos Confirmados Em Novo Horizonte, Bahia Tem Registro Da Covid-19 Em Todos Os 417 Municípios Do Estado


Todos os 417 municípios do estado da Bahia registram, agora, pacientes com a Covid-19, conforme o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta terça-feira (22). O avanço total da doença no estado ocorreu seis meses e 16 dias após o primeiro caso do novo coronavírus ser registrado em Feira de Santana. Até a segunda-feira (21), o boletim da Sesab tinha o registro da Covid-19 em 416 municípios. Só a cidade de Novo Horizonte, que fica na região da Chapada Diamantina, não tinha casos da doença.
Nesta terça, no entanto, foi divulgado que o município tem dois casos da Covid-19 confirmados. Os pacientes são uma mulher de 36 anos e um garoto de 11, mãe e filho, que estão assintomáticos. Além dos dois, a família é composta por mais duas pessoas: o marido e um outro filho da mulher, que testou positivo. Conforme Aílton Alexandre, secretário da Saúde da cidade, a família é natural de Novo Horizonte, mas morava em São Paulo. Eles resolveram voltar para Bahia após perderem os empregos no sudeste. Dias antes do retorno, no entanto, o homem teve a confirmação para a Covid-19 ainda em São Paulo.
Ainda de acordo com Aílton Alexandre, o homem comunicou sobre o teste positivo assim que chegou, no dia 31 de agosto. No entanto, ainda segundo o secretário, o resultado dos testes do tipo RT-PCR (que coleta material genético das mucosas do nariz e boca), que foram feitos em toda a família, saiu na segunda. O homem, que veio de SP com a doença, teve o resultado negativo para a Covid-19, mas a esposa dele e o filho mais novo testaram positivo.
Com aproximadamente 12.500 habitantes, Novo Horizonte fica na região da Chapada Diamantina e está distante cerca de 560 km de Salvador. Segundo Ângelo Loula, do Portal Geocovid-19, os registros de Covid na cidade se enquadram em casos de transmissão importada.
O município não tem uma estrutura de saúde adequada para atendimento de pacientes com o novo coronavírus, apenas algumas unidades básicas de saúde. O hospital mais próximo fica distante 25 km e não tem estrutura preparada para atender pessoas com a Covid-19. O hospital de suporte para quer contrair a doença, mais perto de Novo Horizonte, fica há 100 km de distância, na cidade de Seabra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário