segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Bahia Vai Jogar Com Camisa “Manchada De Óleo” Em Protesto Contra Vazamento No Litoral Do Nordeste

Foto reprodução

O Esporte Clube Bahia anunciou, hoje (20), nas redes sociais, que o uniforme da partida contra o Ceará, marcada para amanhã (21) em Pituaçu, estará “manchado de óleo” como forma de protesto contra o vazamento da substância no litoral do Nordeste. Além de publicar uma imagem da camisa, o clube divulgou um manifesto no qual justifica a ação e cobra a punição dos responsáveis pelo derramamento.

Leia a íntegra do texto:
O problema é seu. O problema é nosso.
Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?
O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.
É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.
Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.
Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural. 
....


Conceição do Coité: Defensoria Pública Inaugura Nova Sede e Vai Atender 60 Mil Pessoas


Mais de 60 mil habitantes de Conceição do Coité, cidade localizada no Território de Identidade Sisal, poderão agora contar com atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA a partir da próxima segunda-feira, 21. A nova sede foi entregue pelo defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, em cerimônia de inauguração realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no Fórum Durval da Silva Pinto.
“A função da Defensoria Pública é ajudar a população a falar por si, para que seja sempre ouvida. As pessoas mais necessitadas agora têm uma instituição voltada exclusivamente para elas, que pode ouví-las, receber as reclamações, tentar construir soluções que nem sempre passarão por processos judiciais, e é bom que não, com serviço totalmente gratuito à disposição”, afirmou Ximenes.
O defensor público geral destacou ainda a importância do diálogo e da integração da DPE/BA com os poderes municipais e também da esfera estadual. “A partir de hoje podemos celebrar um marco histórico na cidade de Conceição do Coité, com a colaboração fundamental do poder judiciário, da prefeitura e da câmara municipal para potencializar ainda mais o alcance do serviço”.
A sede da DPE/BA ficará vinculada à 1ª Regional sediada em Feira de Santana e coordenada pela defensora pública Liliane Amaral, que comentou um pouco sobre o crescimento do número de defensores públicos e a expansão pelo estado. “Eu me sinto altamente recompensada por todos esses anos de trabalho na instituição. Seremos todos nos pássaros para contribuir com a distribuição dessas sementes”, afirmou.
Na ocasião, a sociedade coiteense foi apresentada aos novos defensores públicos que atuarão na instituição, Rafael do Couto Soares e Nathalie Maia Chung. Rafael Soares destacou que “a inauguração da Defensoria é uma consolidação dos direitos voltados à população vulnerável de Conceição do Coité”. Já Nathalie Chung ressaltou que a instituição veio para defender os mais pobres por meio da assistência jurídica gratuita. “Por vezes, é a única ou a última porta a quem não tinha mais a quem recorrer. Mais do que garantir, a Defensoria visa fazer com que os cidadãos conheçam e reconheçam os seus direitos”, afirmou.


Diálogo entre os poderes - Juiz diretor do Fórum Durval da Silva Pinto, Gerivaldo Alves Neiva aproveitou o momento para lembrar aos coiteenses algumas das contribuições e iniciativas da DPE/BA. Entre elas, o Relatório das Audiências de Custódia e a Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que este ano foi levada aos torcedores de clubes de futebol baianos e lançou um vídeo sobre a importância da paternidade responsável junto ao Esporte Clube Bahia.
“Nós sabemos que as pessoas que sofrem essas violências são mais carentes, que não têm acesso fácil ao Poder Judiciário para a garantia dos seus direitos. E quem faz isso? É a Defensoria, não tenho a menor dúvida. Nos sofríamos em Coité por falta dessa atuação e estamos muito felizes por termos dois defensores que passarão a atuar em um Fórum moderno e bem equipado”, pontuou.
Prefeito do município, Francisco de Assis destacou alguns avanços recentes ocorridos a nível local, tais como a implantação de instituições de ensino, o avanço na educação, pesquisa e extensão, entre outros pontos. “É uma cidade muito melhor do que aquela que nós encontramos. E a presença da Defensoria em Conceição do Coité é mais um passo nesse sentido”.
Já o presidente da Câmara dos Vereadores, Ernandes Lopes comentou a importância do diálogo da instituição com o poder legislativo municipal, destacando que “a sociedade está carente de direitos e vocês abrem essa porta em Conceição do Coité”, em referência a relevância da Defensoria.
O corregedor das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Salomão Resedá, aproveitou para pontuar as expectativas quanto à presença dos defensores. “Que os senhores defensores que chegam à cidade neste momento busquem a efetivação do direito à cidadania, extrapolando os limites da casa da Justiça e indo ao encontro da sociedade”. Fonte: Redação Portal Cleriston Silva PCS.

Riachão do Jacuípe: Motorista Fica Ferido Após Carro Capotar na BA-120


Um motorista ficou ferido em um acidente na noite desta quinta-feira (17) em um trecho da BA-120 de Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe. Segundo o Jacuípe News, Paulo Cedraz de Olivieira, de 46 anos, dirigia um Chevrolet Meriva quando teria perdido a direção perto da entrada do povoado de Mocó após um dos pneus ter estourado.
Ainda segundo o site, o condutor seguia para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe para buscar a esposa quando ocorreu o capotamento. Após ser socorrido, o motorista foi levado para o mesmo hospital de Riachão, com suspeita de fratura em um dos braços, além de ferimentos pelo corpo. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Fonte: Site Clériston Silva.




Lula é o Principal Nome Da Esquerda Contra Bolsonaro Em 2022


Jair Bolsonaro lidera a disputa para as eleições presidenciais de 2022. De acordo com pesquisa divulgada pela revista Veja, com números sondados pela FSB, o atual ocupante do Planalto conta com 34% das intenções de voto. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) tem 17%.
Em terceiro lugar aparece o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), com 11%, e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9%.
João Amoêdo (Novo) fica em 5º lugar com 5% das intenções. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece logo em seguida com 3%.
Ao todo, 10% dos eleitores não escolheram candidato algum. Outros 7% não iriam votar ou dizem não saber responder. Nulos e brancos somam 5%.
No segundo turno, Bolsonaro vence Lula por 46% a 38%, ganha de João Doria pór 46% a 26%, de Huck (43% a 39%), de Haddad (47% a 34%), e do ministro Sérgio Moro (38% a 34%).
O ex-juiz venceria Haddad por 52% a 31%, Lula (50% a 37%), e Huck (49% a 32%). O apresentador ganharia de Haddad (40% a 29%). Fonte: Site Clériston Silva.

Campo Alegre de Lourdes: Cigano Mata Esposa e Depois Tira a Própria Vida

Foto reprodução

Na madrugada deste sábado (19), após uma briga de casal um Cigano transtornado matou sua esposa e se matou na cidade de Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia. Segundo informações da Polícia o casal estava em uma seresta, quando Fabrício Cigano sentiu ciúmes de sua esposa Graziele Borges, quando chegaram em casa, Cigano atirou com uma espingarda calibre 12 na cabeça de Graziele que morreu na hora e em seguida atirou em sua própria cabeça, também vindo a óbito. Fabrício Cigano era muito conhecido em Campo Alegre de Lourdes e região. O casal deixa um filho de 5 anos. A cidade está em choque. Fonte: A1News.


Ilhéus: Pneus De Caminhão Se Soltam e Atingem Dois Carros


Dois pneus de um caminhão se soltaram e atingiram dois carros, nesta quinta-feira (17), em um trecho da BR-415 no município de Ilhéus, na região sul da Bahia. Não houve registro de feridos.
O acidente ocorreu por volta das 8h e, por conta do acidente, o trânsito ficou bastante congestionado no local.
O caminhão seguia no sentido Ilhéus, enquanto os carros atingidos trafegavam no sentido Itabuna. Não há informações sobre o que provocou a soltura dos pneus.
Com o impacto, um dos carros atingidos teve os dois airbags acionados. O outro veículo também foi atingido na parte dianteira.






Fonte: G1/BA.
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz.