terça-feira, 8 de outubro de 2019

Oito Novos Casos De Sarampo São Registrados Em Santo Amaro e Jacobina


A Bahia registrou oito novos casos de sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado nesta quarta-feira, 2, sendo sete em Santo amaro e um em Jacobina. Neste ano, entre o 1º de janeiro e 2 de outubro, foram registrados 467 casos na Bahia. Destes, 254 foram descartados, 204 estão sob investigação e nove foram confirmados.
Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do Estado da Bahia, dos casos confirmados nestes dois municípios baianos, seis pessoas não eram vacinadas e duas apresentavam esquema vacinal incompleto.
"Mais uma vez fica evidenciado que a única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina Tríplice Viral, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Junto com os municípios, intensificaremos as ações de busca ativa e da vacinação de nos municípios de fronteira e nos municípios incluídos na rota de deslocamento da população", explica Vilas-Boas.
A faixa etária dos casos varia entre 9 meses a 26 anos. Embora as pessoas relacionadas nos casos residam em Santo Amaro, as primeiras ocorrências foram registradas pelos município de Itagibá (um bebê de 9 meses e sua mãe de 18 anos) e Feira de Santana (homem de 26 anos). Na notificação feita em Jacobina, o paciente possui 9 anos.
As equipes de vigilância municipal e estadual identificaram também outros sete casos suspeitos que estão sob investigação laboratorial. Os casos possuem vínculo epidemiológico entre si e concentram em um grupo populacional de não vacinados, em sua maioria, o que amplia o risco de disseminação do vírus pelo estado.

Jacobina: Incêndio Destrói 15 Ônibus Da Empresa Falcão Real/São Luiz


Ao menos seis homens encapuzados incendiaram cerca de 20 ônibus que estavam na garagem da empresa Falcão Real/São Luiz, em Jacobina, no norte da Bahia, na madrugada deste domingo (6). Conforme a Polícia Militar (PM), os criminosos renderam o vigilante antes de cometer o crime.
Conforme o site G1/Bahia, os homens chegaram a bordo de dois carros, por volta das 3h. Em seguida, renderam o vigilante e tocaram fogo nos veículos. A garagem fica Avenida Nossa Senhora da Conceição, próximo ao bairro Inocoop. Não há informações se o funcionário ficou ferido, nem a motivação do crime.

Os homens chegaram a bordo de dois carros, por volta das 3h. 
Em seguida, renderam o vigilante e tocaram fogo nos veículos

De acordo com Valdir Brito, diretor da empresa, o grupo utilizou o óleo diesel usado para abastecer os veículos para provocar as chamas. Além do vigilante, havia motoristas dormindo na garagem no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido. O fogo foi controlado pela brigada que atua na cidade.
Ainda segundo o representante, o número de veículos queimados representa 12% de toda a frota da empresa. O prejuízo estimado chega a R$ 18 milhões. Apesar disso, ainda de acordo com Valdir, a perda dos ônibus não vai comprometer o serviço prestado para à população.
Ainda de acordo com a PM, após atear fogo, o grupo seguiu para a BA-132, rodovia que liga Jacobina a Miguel Calmon, onde tentou atear fogo em outro ônibus da mesma empresa. Ninguém foi preso. (Portal Clériston Silva).
 
A garagem fica Avenida Nossa Senhora da Conceição, próximo ao bairro Inocoop

Não há registro de feridos

Número de veículos queimados representa 12% de toda a frota de da empresa. 
O prejuízo estimado chega a R$ 18 milhões.

Porto Seguro: Moto é Atingida Na Traseira Por Carro e Dois Irmãos Morrem


Dois irmãos morreram em um acidente, por volta das 19h30 deste domingo (06), no km 30 da BR-367, na cidade de Porto Seguro. Ronei Bispo dos Santos, 22 anos e Jéssica Bispo dos Santos, de 23, seguiam de moto quando, nas imediações da Faculdade Federal do Sul da Bahia, foram atingidos por trás por um carro. O motorista não foi encontrado no local.
O carro, modelo Corolla, com placa de Eunápolis, foi apreendido e vai passar por perícia. A polícia investiga se a lanterna traseira da moto de 50 cilindradas estava apagada, como relataram algumas testemunhas. Os irmãos moravam na Agrovila, uma comunidade de pequenos agricultores na zona rural do município. Segundo o site Radar 64, o Departamento de Polícia Técnica fez a perícia no local da colisão. Os corpos foram encaminhados para necropsia no Instituto Médico Legal. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o acidente. (Blog do Marcelo).