terça-feira, 30 de julho de 2019

Eleições 2020: Silvania Matos e Jorge Andrade Fecham Aliança Para 2020 Em Monte Santo


Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, o cenário começa a se desenhar e esquentar em Monte Santo, cidade onde a disputa eleitoral sempre é bastante acirrada.
No último domingo (28), em uma reunião no povoado Lagoa Grande, Silvania Matos (PSB) e o ex-prefeito Jorge Andrade (PSD) anunciaram a união entre os dois grupos políticos e que marcharão juntos rumo às eleições de 2020.


A decisão das duas lideranças põe fim aos burburinhos de que o ex-prefeito, Jorge Andrade, poderia integrar o grupo do atual prefeito Vando (PSC). Por outro lado, a junção de Silvania e Jorge coloca a reeleição de Vando em xeque, afinal, nas eleições de 2016 ele obteve 40,93% dos votos válidos, e, juntos, Silvania e Jorge somaram 58,88%, uma diferença de 5.350 votos. Se considerarmos o desgaste natural de quem está à frente da máquina (prefeitura), o cenário pode ser ainda pior para o gestor.
Segundo divulgaram, uma pesquisa será realizada no final deste ano para definir quem será o candidato ou candidata. “A nossa união foi conduzida de forma espontânea e democrática, e teve como principal motivo a vontade dos nossos amigos e companheiros de luta, que querem uma Monte Santo mais justa, humanizada e feliz”, postou Silvania em sua rede social.
Prefeito por três mandatos, Jorge Andrade também comentou em sua rede social sobre a aliança. “Meus queridos amigos, estou muito feliz. Esta conquista será de todos, unidos por um bem comum, a cidade que tanto amamos, Monte Santo”.

Fontes: Josevaldo Campos/Calila Notícias.

Sesab Alerta Para Surto De Sarampo Na Bahia


Três casos importados de sarampo foram confirmados na Bahia e, por conta disso, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) emitiu um alerta para o surto da doença, nesta segunda-feira (29). Segundo o órgão, o primeiro caso foi de um morador de São Paulo que chegou com a doença em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano.
O segundo caso foi de uma pessoa que chegou de São Paulo a Salvador e o terceiro foi de uma adolescente de 12 anos que viajou para a Espanha e voltou para a capital baiana. A Sesab informou que está trabalhando para adotar medidas para a prevenção de surtos e para a detecção precoce da doença.
Os principais sintomas do sarampo são tosse seca e irritativa, febre alta, coriza, sensibilidade à luz, manchas vermelhas na pele e dores no corpo. As complicações podem gerar infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.
Em 10 de agosto, um sábado, acontece o Dia D de vacinação, segundo a Prefeitura de Salvador. As vacinas serão disponibilizadas nos postos de saúde, entre 8h e 17h.


Claudia Leitte Decide Que Filha Não Vai Nascer No Brasil


A cantora Claudia Leitte surpreendeu seus fãs ao revelar que a filha caçula, Bela, vai nascer fora do Brasil. No início da gravidez, ela afirmou que sua vontade seria que sua terceira herdeira fosse baiana, mas mudou de ideia e Bela vai nascer nos Estados Unidos.
Na noite desta segunda-feira (29), a artista respondeu algumas perguntas dos seus fãs em seu Instagram e revelou nas redes sociais: “Belinha vai nascer aqui nos Estados Unidos”.
Claudia ainda comentou sobre os incômodos da gestação. “Falta tão pouco e parece uma eternidade agora. A ansiedade me tira o sono. [Ela já] Aperta minha bexiga, faço xixi a noite inteira”.
A cantora também falou sobre a volta aos palcos após o nascimento da filha.
“O que me dá mais apreensão é que 26 de outubro volto aos palcos. Preciso estar com condicionamento físico afiado”. Bela está prevista para nascer no final de agosto.