terça-feira, 8 de outubro de 2019

Oito Novos Casos De Sarampo São Registrados Em Santo Amaro e Jacobina


A Bahia registrou oito novos casos de sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado nesta quarta-feira, 2, sendo sete em Santo amaro e um em Jacobina. Neste ano, entre o 1º de janeiro e 2 de outubro, foram registrados 467 casos na Bahia. Destes, 254 foram descartados, 204 estão sob investigação e nove foram confirmados.
Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do Estado da Bahia, dos casos confirmados nestes dois municípios baianos, seis pessoas não eram vacinadas e duas apresentavam esquema vacinal incompleto.
"Mais uma vez fica evidenciado que a única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina Tríplice Viral, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Junto com os municípios, intensificaremos as ações de busca ativa e da vacinação de nos municípios de fronteira e nos municípios incluídos na rota de deslocamento da população", explica Vilas-Boas.
A faixa etária dos casos varia entre 9 meses a 26 anos. Embora as pessoas relacionadas nos casos residam em Santo Amaro, as primeiras ocorrências foram registradas pelos município de Itagibá (um bebê de 9 meses e sua mãe de 18 anos) e Feira de Santana (homem de 26 anos). Na notificação feita em Jacobina, o paciente possui 9 anos.
As equipes de vigilância municipal e estadual identificaram também outros sete casos suspeitos que estão sob investigação laboratorial. Os casos possuem vínculo epidemiológico entre si e concentram em um grupo populacional de não vacinados, em sua maioria, o que amplia o risco de disseminação do vírus pelo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário