WEB RADIO RMSOM | AUTO DJ 24 HRS

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Bahia: Mais 51 Médicos Cubanos Chegam Para Trabalhar

Em 2013, chegaram os primeiros médicos cubanos para trabalhar no estado

Dos 1464 profissionais do programa Mais médicos que já atuam no estado, 689 são cubanos

A Bahia recebeu mais 51 cubanos pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. De acordo com uma portaria do Diário Oficial da União de terça-feira (4), os médicos chegaram ao estado, onde devem permanecer por três anos. Também foram enviados profissionais para outras unidades da federação.
Por meio da assessoria, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que os médicos chegaram ao estado na semana passada e fizeram um acolhimento na última quarta-feira (28), em Salvador. Depois, foram encaminhados às respectivas cidades. Ao todo, 42 cidades vão receber os profissionais – incluindo Serrinha, Euclides da Cunha, Barreiras, Vitória da Conquista e Jacobina.
De acordo com o Ministério da Saúde, há atualmente 1.707 vagas do Mais Médicos na Bahia. Já a Sesab informou que, dos 1464 profissionais do programa que já atuam no estado, 689 são cubanos. Em 2013 a Bahia possuía a proporção de 1,25 médicos para cada grupo de mil habitantes.
Estava abaixo da média nacional, que registrou uma taxa de dois médicos para cada mil habitantes. Cerca de 60% dos mais de 17 mil médicos estavam concentrados em Salvador. Naquele ano, o Mais Médicos teve 787 profissionais atuando na Bahia, que tinha sido o estado que mais recebeu profissionais pelo programa – o terceiro maior em número de cubanos – , atendendo quase 3 milhões de habitantes em 321 municípios. Deste total, 73 eram formados no Brasil e outros 714 no exterior.

Fonte: Correio 24H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário