domingo, 22 de novembro de 2015

Mosquito Aedes Aegypti é a Principal Ameaça à Saúde Pública Do Brasil


Os secretários estaduais de Saúde do Nordeste, sob coordenação do vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniram nesta sexta-feira (20), em Salvador, para construir uma estratégia agressiva de combate ao mosquito aedes aegypti e controle dos agravos. 

Há cerca de 30 anos o País convive com o mosquito e os ciclos de dengue sem que haja resultados efetivos. Ao acrescentar a transmissão de outras doenças pelo mesmo vetor, como chikungunya e zika virus, e a suposta associação com o aumento do número de casos relacionados à microcefalia e síndrome de Guillain-Barré, constata-se que o País, sobretudo a região Nordeste, enfrenta uma séria ameaça à saúde pública. 
Na pauta com o ministro da saúde, Marcelo Castro, foi entregue um documento com as necessidades conjuntas dos estados e, entre os destaques, o pleito de que o ministério reconheça o mosquito aedes aegypti como a principal ameaça à saúde pública do País. “Precisamos de ações enérgicas e estratégias de combate inovadoras, além de uma estrutura de financiamento própria para combater o mosquito e a consequente transmissão das arboviroses e o controle de suas complicações”, disse Fábio Vilas-Boas. 
No boletim divulgado, nesta sexta-feira, pela Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, entre janeiro e 18 de novembro de 2015, foram notificados 62.635 casos suspeitos de zika, 19.231 casos suspeitos de chikungunya e 49.592 casos prováveis de dengue na Bahia. Em relação à microcefalia, que não é doença nova, até o momento, foram registrados 13 casos no estado. A doença é caracterizada pela malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. 
Na atual situação, a investigação da causa é que tem preocupado as autoridades de saúde. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal – superior a 33 centímetros. O problema congênito pode ser efeito de uma série de fatores como substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. 

Fonte: Do Portal NS.

Vitória 3 x 0 Luverdense: Veja Os Gols do Acesso do Leão


O Esporte Clube Vitória confirmou seu favoritismo e venceu hoje à tarde o Luverdense pelo placar de 3 x 0 com Escudero, Kanu e Elton marcando os gols da partida. 
Com o resultado, o Leão somou 66 pontos e assume a vice-liderança da competição além de bater o martelo como clube integrante da elite do futebol a partir de 2016, confirmando a máxima que preconiza que time grande pode até dormir na Série B, mas acorda na Série A, foi caso do Botafogo, é o caso do Esporte Clube Vitória que acaba com ano como o grande clube vitorioso na temporada 2015

Veja os gols:

Fonte: Do Portal Futebol Bahiano.

Santo Antônio de Jesus: Homem é Encontrado Morto Com Pênis Na Boca Em Motel


Um homem foi encontrado morto dentro de um motel em Santo Antônio de Jesus, a 185 km de Serrinha, na manhã deste sábado (21).
De acordo como site “Voz da Bahia”, a vítima foi encontrada em um quarto do Motel Lagoa Dourada, às margens da BR-101, com marcas de quatro perfurações feitas por uma arma branca.
Além disso, o pênis do homem teria sido cortado e colocado dentro da boca do morto. A polícia investiga a possibilidade do crime ter ocorrido em outro local e o corpo ter sido levado para o local.
Não há informações sobre a identidade da vítima, que foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica do município.  

Fonte: PCS.

Vitória Goleia o Luverdense e Carimba Acesso à Série A


Diante de uma Fonte Nova lotada, o Vitória não decepcionou seu torcedor. O Rubro-Negro goleou o Luverdense por e carimbou seu acesso à Série A.

Escudero, Kanu e Elton marcaram os gols da festa do retorno do Leão à elite do futebol, nacional. Os quase 42 mil torcedores, recorde de público do estádio em jogos de clubes em 2015, foram à loucura com a volta do time baiano à 1ª Divisão.
Os comandados de Vagner Mancini ainda encerram a participação e dão adeus à Série B no próximo sábado (28), diante do Santa Cruz, em Recife.

O JOGO:
O primeiro tempo foi disputado e marcado por muito nervosismo do Vitória. A melhor chance dos 45 minutos iniciais foi do time visitante.
Aos 14 minutos, Lucas Fernandes recebeu na área e chutou no canto. Gatito se esticou e espalmou para evitar o gol do Luverdense.
O Vitória voltou melhor para o segundo, mas perdeu muitas chances de gols nos primeiros 15 minutos. Mas, aos 16, o grito de gol tomou conta da Fonte Nova.
Escudero cobrou falta com perfeição, a bola ainda tocou na trave e morreu nas redes do goleiro.
Dois minutos depois, o Vitória chegou ao segundo. Após bela jogada de Rhayner, Kanu desviou para marcar mais um para o Rubro-Negro.
Já aos 25, Vander fez bela jogada pela esquerda e lançou para Escudero. O argentino chutou no gol e acertou a trave. No rebote, Elton, de voleio, marcou o terceiro e deu números finais ao jogo que  marcou o retorno do Vitória à Série A.


Vitória 3 x 0 Luverdense
Campeonato Brasileiro Série B – 37ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data/Horário: 21/11/2015, às 16h30 (horário de Salvador)
Arbitragem: Heber Roberto Lopes, assistido por Helton Nunes e Éder Alexandre (todos de SC)
Cartões amarelos: Osman, Luiz Otávi0, Everton (LUV); Vander (VIT)
Gols: Escudero, Kanu, Elton (VIT)

Vitória:
Gatito Fernández (Fernando Miguel); Diogo Mateus, Kanu, Guilherme Mattis e Diego Renan; Amaral (Jorge Wagner), Pedro Ken e Escudero; Rhayner, Vander (Yan) e Elton. Técnico: Vagner Mancini.

Luverdense:
Gabriel; Gabriel Passos, Luiz Otávio, Everton e Paulinho; Muralha, Alípio e Osman; Diego Rosa, Lucas Fernandes e Assuério. Técnico: Júnior Rocha.

Fonte: Do Portal Galáticos Online/Foto: FBF.