segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Explosões e Assaltos Nas Agências Dos Correios Alteram o Funcionamento Das Unidades No Interior Da Bahia


As várias ocorrências de ataque a agências dos Correios, no interior do estado, têm levado as filiais a adaptarem o atendimento ao público. A empresa pública comunicou nesta quinta-feira (16) os ajustes na prestação de serviços à comunidade, tanto em relação à entrega, distribuição e postagem de cartas e encomendas quanto ao Banco Postal:

Em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina – a distribuição de correspondências e encomendas é feita normalmente, mas o atendimento de serviços de postagem e Banco Postal estão sendo feitos na cidade de Ibitiara (distante 22 km);
A agência de Formosa do Rio Preto, na Bacia do Rio Grande – tem serviços de postagem e distribuição de correspondências e encomendas normais. Já o atendimento de Banco Postal é feito na cidade de Santa Rita de Cássia (distante 126 km) ou em Barreiras (distante 160km);
Riachão das Neves, na Bacia do Rio Grande - tem serviços de postagem e distribuição de correspondências e encomendas funcionando normalmente. O atendimento de Banco Postal está sendo feito na cidade de Barreiras (distante 54 km);
Em Pindaí, no Sertão Produtivo – os serviços de postagem e a distribuição de correspondências e encomendas estão funcionando normalmente, só o atendimento de Banco Postal é feito no município de Guanambi (distante 32 km);
Por fim, Santa Cruz do Oeste, na Bacia do Rio Grande – os serviços de postagem e a distribuição de correspondências e encomendas estão funcionando normalmente, só o atendimento de Banco Postal é feito na cidade de Luís Eduardo Magalhães (distante 2 km).

Fonte: Portal Interior da Bahia.

Ministério da Educação Lança Currículo Único Para a Educação Básica No País


O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira a proposta de um currículo nacional único para a educação básica. Esse é um ponto crucial para o avanço da educação brasileira pois, apesar de ter Parâmetros Nacionais Curriculares desde 1996, o país ainda carece de um conjunto organizado de orientações diretas e precisas sobre os conteúdos do ensino básico.

A Base Nacional Comum Curricular (BCN) vai determinar um currículo mínimo para os alunos das 190 000 escolas do país. Ela trará objetivos de aprendizagem para todas as matérias, divididos de acordo com o contexto de experiências dos alunos - de uma abordagem mais lúdica nos primeiros anos até conceitos mais abstratos no ensino médio.
O material preliminar disponibilizado pelo MEC mantém uma divisão em quatro categorias: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas - mesma divisão adotada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - adaptadas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
A área de linguagens reúne quatro componentes curriculares: línguas portuguesa e estrangeira moderna, além de arte e educação física. A diversidade sexual e de gênero, que causou discussões nos planos estaduais e municipais de educação, é contemplada no ensino de ética, direitos humanos e cidadania, temas transversais.
Nas ciências humanas há a previsão de ensino religioso do 1º ao 9º ano escolar. Pelo programa, a disciplina assume a responsabilidade de "oportunizar o acesso aos saberes e aos conhecimentos produzidos pelas diferentes culturas, cosmovisões e tradições religiosas, sem proselitismo. O estudo dos conhecimentos religiosos na escola laica, a partir de pressupostos científicos, estéticos, éticos, culturais e linguísticos, visa à formação de cidadãos e cidadãs capazes de compreender as diferentes vivências, percepções e elaborações relacionadas ao religioso e ao não religioso, que integram e estabelecem interfaces com o substrato cultural da humanidade", diz o documento.

Articulação:
A reforma curricular, com disciplinas comuns para toda a educação básica, é uma exigência do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no ano passado. A ideia do BCN é que 60% do currículo seja unificado pelo MEC, enquanto o restante seja definido pelos Estados conforme critérios regionais.
"Um número maior de disciplinas articuladas é muito mais produtivo que poucas disciplinas desarticuladas para cobrir aspectos variados do conhecimento", disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, durante o lançamento, em Brasília. Janine ainda exaltou as peculiaridades regionais e citou como exemplo a valorização de escritores de uma região específica que, embora estejam fora da bibliografia nacional, podem ser importantes para a cultura local.
Para Janine, a base disciplinar comum trará melhorias para o ensino, pois orientará a formação de professores (haverá parâmetros específicos para as licenciaturas) e também o desenvolvimento do material didático.
O texto ainda representa uma versão preliminar e está à disposição das secretariais estaduais, da sociedade civil e de conselhos de educação para receber sugestões, no site do MEC. A ideia do ministério é que ele seja colocado em prática a partir de meados do ano que vem. Contudo, de acordo com experiências internacionais, a implementação de um currículo nacional costuma levar entre cinco e dez anos. (Fonte: Revista Veja).

Fonte: Portal Interior da Bahia.

BA 120 – Colisão Envolvendo Van e Voyage Deixa Nove Feridos Em Conceição Do Coité


Uma colisão envolvendo o Voyage de placa KHP 5960 licença de Surubim-PE, e uma van de placa JQW-9077 licença de Conceição do Coité, deixou nove feridos. O acidente aconteceu por volta das 20h, na altura de Km 03 da BA 120,  saída Coité – Retirolândia, precisamente em frente ao Horto, a 1 km das Casas Populares.

Segundo as vítimas que estavam na van, todas evangélicas, seguiam para um culto no Povoado de Santa Rosa, quando o Voyage trafegava no sentido contrário, na contra mão e faróis apagados e a colisão foi inevitável. 
O carro de passeio que supostamente provocou o acidente, estava sendo conduzindo por Gilmar Barros de Lima, e de acordo com a Brigada Voluntária Anjos da Vida que prestou socorro, ele deu entrada no Hospital Regional com várias escoriações pelo corpo e suspeita de Traumatismo Craniano Encefálico – TCE leve. Até as 23h30 Gilmar permanecia em observação e não  havia previsão de transferência.


Na van cujo motorista evadiu do local e não foi identificado até o fechamento dessa reportagem, viajava o pastor Gilmar Lima de Souza, sofreu pancada na cabeça, sua esposa Josilene Pereira de Lima (forte pancada no joelho) e seu filho Guilherme de Lima Souza, (pancada na cabeça). 
Hermanio Avelino Silva (pancada na cabeça), Willian dos Santos Silva (corte na boca e suspeita de fratura no nariz) Agnailda Carneiro da Silva, (insuficiência respiratória, pois segundo a Brigada, ela tem problemas cardíacos), Grasiela Jesus da Silva e Valdice Almeida de Oliveira, ambas deram entrada com escoriações leves, (não foi informado a região do corpo atingida).
 

O pastor João Batista da Igreja Deus é Amor de Santa Rosa, disse ao Calila Noticias que estava aguardando a chegada de todos para o culto e sentiu que tinha acontecido algo,”segui no sentido Coité e vi o acidente, quando conclui que estavam naquele carro acidentado” contou o pastor.
A Policia Militar e a Guarda Municipal compareceram ao local para disciplinar o trânsito, enquanto aguardavam a chegada da Polícia Rodoviária Estadual – PRE para registrar a ocorrência e posteriormente a liberação da pista.


FAs informações são da redação CN/Fotos: Raimundo Mascarenhas.

Crise Nos Municípios Baianos Pode Mudar Rumos Das Eleições Em 2016


A crise financeira com a falta de repasse de recursos aos municípios baianos pode mudar o rumo das eleições em 2016. Além de não conseguirem realizar o trabalho nos municípios, os prefeitos enfrentarão poucos recursos para fazerem campanha, além das mudanças causadas pela reforma política. Ao menos três prefeitos já se colocam fora da disputa eleitoral por conta da falta de recursos.

Em Ichu, o prefeito Antônio George (PSC), não tentará a reeleição. “Entrei na prefeitura para tentar mudar a realidade do meu município e apesar de conseguir algumas coisas sinto que não poderei fazer muito. Isso prejudica a credibilidade do prefeito, do município. Essa crise me deixa angustiado e não tenho perspectivas de me reeleger”, revelou. Segundo ele, o município de Ichu vive apenas com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que não é suficiente para garantir as ações do município. “Se a receita cai, a população diz que o prefeito não está fazendo nada porque está comendo o dinheiro. Então assim fica muito difícil continuar”, lamentou.
O prefeito de Bom Jesus da Serra, Welton Andrade (PSD), também alimenta a dúvida de ir para a reeleição. Para ele, na hora da decisão, não pesará apenas a questão política. “Apesar de termos nos saído bem no processo eleitoral, nos alimenta a vontade de ir para a reeleição, mas ao mesmo tempo ficamos temerosos pela dificuldade de gerir. A receita vem reduzindo e as despesas aumentando. Chega ao ponto da insustentabilidade”, declarou.
Quem também já desistiu da candidatura à reeleição é a prefeita de Jeqiué, Tânia Brito (PP). A gestora apontou que as dificuldades financeiras do município e a pressão da população, fez com que desistisse do pleito em 2016. Contudo, a desistência da pepista passa por irregularidades na gestão e o alto índice de rejeição. 
Embora afirmem que a falta de recursos atinja as candidaturas, os gestores ainda lidarão com o descrédito da população diante da crise política. E ainda mais, a reforma política fará com que os postulantes criem manobras para se garantirem no poder. Com pouco dinheiro nos cofres públicos dos municípios, os partidos maiores se beneficiarão do fundo partidário, o que não deverá ocorrer com os nanicos.

Fonte: Portal CS.

Teofilândia: Homem é Morto Com Tiro De Espingarda Depois De Invadir Casa


Um homem identificado por Célio Castro de Oliveira, foi morto no inicio da manhã deste domingo, 20, depois de invadir a residencia de outro homem de vulgo Cotó, no Bairro dos Patos, na cidade de Teofilândia, no Território do Sisal.

Segundo informações, o crime aconteceu às 06h27  depois que Célio arrombou a porta da casa de Cotó, que reagiu disparando um tiro no invasor que ferido andou alguns metros e tombou morto. O atirador fugiu em seguida.
Informações não confirmadas dão conta que houve um desentendimento entre ambos dois dias antes, quando Cotó teria sido agredido por Célio, mas essa versão somente será confirmado após a Policia ouvir possíveis testemunhas.
Outra informação dar conta que Célio é suspeito de ter assassinado sua mulher no Estado de Santa Catarina, a mesma também natural de Teofilândia, mas ele estava em liberdade por falta de provas.

As informações são da redação CN.