sexta-feira, 3 de abril de 2015

Macajuba: Prefeito é Executado a Tiros Em Praça Pública


O prefeito de Macajuba, no interior da Bahia, foi assassinado no começo da noite desta quinta-feira (2), em uma praça no centro da cidade.
De acordo com moradores do município, Fernão Sampaio (PMDB) foi atingido por quatro tiros enquanto passava pela igreja.
Com os disparos, ele perdeu o controlo do carro e invadiu a igreja. Especula-se que o atirador seja um homem conhecido como Binho de Moacir – inimigo político do peemedebista – que fugiu após realizar o assassinato.


Após os disparos, o corpo de Fernão foi levado para o hospital Julieta Sampaio – que, por ironia do destino, era mãe do político e teve seu nome emprestado para a unidade hospitalar. A polícia militar solicitou reforços, pois há a chance de “confusão” na frente do hospital onde o corpo do alcaide está.
Fernão foi prefeito da cidade entre 1989-1992, depois voltou a assumir o posto em 1997-2000 e foi reeleito para 2001-2004. De 2005-2008 deu lugar a Diana Gleyde Marques Pedrira e depois a Luiz Tarcisio Cordeiro Pamponet, reassumindo o governo em 2013.
O vice de Fernão é Nelson Nelson Brandão de São Leão, também do PMDB, e deve assumir nos próximos dias. No Twitter, Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, lamentou a morte do correligionário: “Acabo de ser informado, com profunda tristeza, do brutal assassinato do amigo e companheiro de tantas lutas, Fernão, prefeito de Macajuba”. (Com informações do Bahia Notícias).

Vitória da Conquista: Bebê De Um Ano Morre Após 20 Dias de Espera Por Cirurgia Na Bahia


Um bebê de um ano e 15 dias, que estava internado no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, à espera de uma cirurgia no coração, não resistiu e morreu nesta quarta-feira (1º).
A criança aguardava desde o dia 11 de março pelo cumprimento de uma decisão judicial que determinou a sua transferência para outro hospital que pudesse realizar o procedimento, que não é feito em Vitória da Conquista.
O corpo do menino foi enterrado, também nesta quarta, na cidade de Cândido Sales, onde a família dele mora.
Outras duas crianças que estão no mesmo hospital da cidade enfrentam a mesma situação, e estão internadas em estado grave, enquanto aguardam transferência para que possam ser submetidos a cirurgias que não são realizadas na unidade médica.
Um deles é o pequeno Miquéias, de sete meses, que desde que nasceu está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por conta de um problema no coração. A mãe dele, Renata Oliveira, está desesperada.
“Eu quero que eles deem uma resposta, porque meu filho vai ficar aí. Ele vai ter que morrer para depois eles darem uma resposta? Não adianta”, desabafou. Ela conta que já procurou o Ministério Público para pedir ajuda, mas que não obteve resposta.
Os pais de Noemi, de apenas 29 dias, também estão angustiados com a situação da filha. Paloma Silva, mãe da menina descobriu com cinco meses de gestação que a filha nasceria com um problema no cérebro.
O bebê, que também está no Hospital Esaú Matos, precisa com urgência de uma cirurgia, que também não é feita em Vitória da Consquista. “Foi encaminhado aqui para o hospital para fazer o encaminhamento, mas até agora eles alegam que não tem vaga para fazer a cirurgia”, diz a mãe.
O pai da criança, Joelson Silva, conta que também procurou o poder público, mas não obteve sucesso. “Fui no Ministério Público, levei todos os laudos dela, levei as tomografias e as fotos. Eles pediram para eu aguardar. Disseram que iriam entregar para a juiza e que eu ficasse aguardando. Faz dez dias e até agora nada”.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou a solicitação de transferência dos dois bebês e disse que a Central de Regulação da cidade de Vitória da Conquista está buscando vagas em hospitais que tenham atendimento adequado para tratar os problema das crianças. (G1/BA) Foto reprodução TV Bahia.

Jaguaquara: Policial é Morto a Tiros Por Dupla Em Moto


Um policial civil foi morto a tiros nas proximidades de uma farmácia na área central do município de Jaguaquara, distante cerca de 321 quilômetros de Salvador, no início da noite desta quinta-feira (2). Dilton Carlos Costa e Silva era lotado na Delegacia Territorial de Jaguaquara, unidade da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.
O policial foi atingido por diversos tiros enquanto dirigia. De acordo com testemunhas, os disparos foram feitos por dois homens ainda não identificados, que teriam seguido o policial em uma moto.
Dilton Carlos chegou ser socorrido para o Hospital Geral Padro Valadares, em Jequié, mas morreu a caminha da unidade médica. Ainda não há informações sobre motivação do crime, nem sobre a autoria dos disparos. (Com informações do Correio 24 Horas) Foto: Sílvio Senna/ Blog Marco Frahm.

Itiubense Morre Em Acidente De Moto Em Filadélfia


Um grave acidente no início da manhã desta quinta-feira (02), próximo a entrada do povoado de Aguadas, em Filadélfia, tirou a vida de um motoqueiro residente na cidade de Itiúba.
A vítima de prenome Roberto, era morador da rua da Balança no centro de Itiúba, ele seguia em uma moto Brós, sentido Pindobaçu/Filadélfia, quando foi esmagado por um caminhão carregando materiais de construção que seguia de Filadélfia para Várzea da Serra.

De acordo com informações, o acidente ocorreu em uma curva fechada, Arquimedes Ferreira Simões, parceiro da vítima que seguia em uma outra moto, conseguiu desviar e caiu em uma valeta, já Roberto que seguia um pouco atrás não conseguiu desviar e acabou chocando de frente com o caminhão, morrendo na hora.
A Policia Militar ficou no local do acidente até a chegada da perícia, o corpo foi removido para o IML de Senhor do Bonfim.

Fonte:Filadélfia em Notícias.
Informações/Fotos: Radialista Domingos Neto.

Tucano: Polícia Estoura Desmanche de Motos Roubadas


Após averiguação de denúncia de um desmanche de motocicletas no povoado de Arapuá, no município de Tucano, Policiais Militares da CIPE-Litoral Norte encontraram no final da tarde de ontem um depósito com (dez) 10 motocicleta roubadas.
No depósito que abrigava o desmanche, a polícia encontrou uma (01) Suzuki 125, 03 (três) Honda CG 150, cor azul, 02 (duas) Yamaha, YBR 125, sendo uma azul e outra prata, uma (01) Honda Fan 125, cor preta, 03 (três) chassis com motor, quatro tanques de combustível de motocicleta, duas jantes de moto, um pneu com jante, peças diversas, duas espingardas de fabricação caseira, três tubos de pólvora e dois tubos de chumbo e espoletas.
Todas as motocicletas estavam com numerações de identificação suprimidos e sem placa policial, o proprietário do desmanche conhecido por Alemão, não foi localizado. Os veículos e os equipamentos apreendidos foram apresentados na manhã desta quarta-feira (01).



Acredite: Energia Na Bahia Vai Subir Até 9,6% Em Abril


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vota no próximo dia 14 de abril – para valer a partir do dia 22 do mesmo mês – o percentual de reajuste da tarifa de energia cobrada pela Coelba. A votação foi antecipada em uma terça-feira em função do feriado do dia 21 (Tiradentes). A majoração deve ficar, na média, entre os preços de baixa (residências) e alta tensão (indústrias e comércio pesados) deve variar entre 5,6% e 9,6% segundo uma fonte da administração da empresa ouvida pela coluna. Este ano, a agência reguladora fez uma sutil mudança no processo de reajuste tarifário. Até 2014, as empresas enviavam à agência o IRT, Índice de Reposição Tarifário. Na prática, um pleito do índice de reajuste. Acontecia um ruído de comunicação uma vez que a Aneel decidia a taxa pelo Efeito Médio para o Consumidor. Neste ano, a votação se dará sem a apreciação de qualquer pleito feito pelas empresas. Em fevereiro, a Aneel concedeu à Coelba um reajuste extraordinário médio de 5,4%, valor bem abaixo da média dada a 53 empresas distribuidoras de energia, que foi de 23,4%. (Com informações do Correio 24 Horas).