domingo, 15 de março de 2015

Motociclistas Representam 50% Dos Internados Por Acidente de Trânsito No Sistema Único De Saúde


Os condutores de moto representam a metade das internações por acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. Consequentemente, as ocorrências com usuários de motocicletas são as que mais geram gastos com atendimentos em unidades de saúde ocasionados por ocorrências de trânsito no estado.
No ano passado, o custo foi de R$ 5,1 milhões, o que corresponde a cerca de 50% do total (R$ 10,3 milhões). No mesmo período, 5.073 usuários de motocicletas foram atendidos em unidades de saúde do estado, segundo dados da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), vinculada à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Isso representa 49,4% do total de internações por ocorrências no trânsito (10.326 registros).
A situação preocupa autoridades de trânsito e de saúde do estado, além de especialistas e dos próprios motociclistas. Tanto que o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou em discurso na Assembleia Legislativa que os hospitais do interior “viraram hospitais ortopédicos, por causa do número crescente de acidentes com motos”.
Apesar disso, o número de internações de motociclistas diminuiu 9% em comparação com o ano anterior (5.576 casos). Nos últimos cinco anos, no entanto, aumentou 35% (Por Portal de Notícias).


Senhor do Bonfim: Operação Policial Desarticula Quadrilha de Assaltantes de Bancos


O serviço da inteligência da PRF, 6º BPM e CIPE CAATINGA, resultou na desarticulação de uma perigosíssima quadrilha de assaltantes de Bancos em vários estados do Nordeste.
De acordo com informações,  tudo começou quando dias atrás os bandidos haviam passado pela BR 324, e foram abordados por Policiais Rodoviários Federais, que suspeitaram das informações fornecidas pelos elementos e resolveram acionar a inteligência da Cipe-Caatinga, que em contato com a inteligência do 6º BPM de Senhor do Bonfim, localizaram as residências do líder da quadrilha, que estava se homiziando em Carrapichel, e no Bairro Marista, sede do município.
Com mandado de prisão expedido pela Justiça da Paraíba, a Guarnição CIPE CAATINGA, sob comando do Capitão Alencar, conseguiu abordar o chefe da quadrilha identificado por ANTÔNIO CARLOS DE LIMA, vulgo “Preto”, que segundo o Capitão, já pretendia empreender fuga da cidade, sendo preso quando seguia sentido Senhor do Bonfim/Jaguarari, ao perceber que estava sendo monitorado pela Guarnição, o criminoso adentrou no Restaurante do Claudionor.


No momento da abordagem a companheira de Preto, delatou onde estavam morando em Carrapichel, a Polícia foi até a casa onde foi aberta e nada mais havia lá, em seguida foram até o Bairro Marista, onde foram localizados as armas e os demais objetos do crime.
Perguntamos ao Capitão Alencar, quem são os bandidos presos nessa ação?
O capitão Alencar falou sobre os bandidos presos “São assaltantes de altíssima periculosidade, esses assaltantes segundo informações passadas por nosso serviço de inteligência, são praticantes de assaltos em outros estados, como Paraíba, Maranhão, Tocantins, e também em nosso estado, como foi confirmado por eles o assalto em Sítio do Quinto no dia 06 de março deste ano, eles já estavam também à procura e fazendo o seu serviço de buscas de informações em Andorinha, e certamente iriam assaltar o Banco de Andorinha, segundo um deles, já estavam esperando a chegada do carro forte, para assim assaltar aquela agência”. Disse Capitão Alencar.


Na ação conjunta entre CIPE CAATINGA, CETO, que teve início por volta das 14h00min e finalizada por volta de 23h00min, foram apreendidos:
• 01 fuzil 762
• 01 fuzil AR15 calibre 556
• 01 cordel utilizado para detonar caixa eletrônico
• 01 veículo L200 de cor prata, placa NTE 3545, licença de Petrolina – PE, que já havia sido denunciado por vários órgãos policiais, que estava sendo usado em vários outros assaltos.
• Mais de 300 munições calibres 762 e 556, dentro da residência
• 01 marreta
• 01 serradeira, utilizada para explodir caixa eletrônico
• 01 furadeira de alta precisão
• 01 TV Led 32 polegadas
• 04 aparelhos celulares
• 02 motos de trilha

Além de Antônio Carlos de Lima, foi presa sua companheira DAEELYA VENTURA DA SILVA, e CARLINHO FALCÃO, que se passava por vendedor de DVD, na cidade de Andorinha, enquanto fazia levantamentos para o bando.
Todos foram apresentados juntamente com material na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, ao Delegado Marcone Almino, que lavrou o flagrante.

Informações/Fotos: Maravilha Notícias.

Brumado: Bafafá, Professora Revoltada Arremessa Tamanco Em Vereador


Aconteceu um tremendo bafafá na sessão ordinária da última segunda-feira (9), na Câmara Municipal de Brumado, cidade que fica localizada a 552 quilômetros de Salvador.
Indignada com a demissão do seu marido, a professora Márcia Coqueiro Gama compareceu ao plenário bastante alterada e tentou agredir o vereador e sindicalista Édio Pereira (PCdoB). Segundo Márcia, o vereador é membro-diretor do Sindicato dos Mineradores, e responsável por ações que resultaram na demissão na empresa Ibar Nordeste, a terceira por motivos similares. Muito exaltada, a professora atirou um tamanco em direção ao vereador Weliton Lopes (SDD), que desviou para não ser atingido. O Sindicato dos Mineradores manifestou apoio ao vereador e reprovou a atitude da professora.
De acordo com o delegado Cláudio Marques, (Coorpin), explicou que poderá indiciar o casal e o vereador a prestarem esclarecimentos quantos aos fatos. “Se ficar constatado algum crime contra a administração pública e contra o poder legislativo, a polícia terá que apurar a conduta criminosa de quem deu causa. É cedo para ter um juízo de valor, mas algumas pessoas serão chamadas para se explicarem, uma vez que o eleitor e contribuinte não merecem esses fatos lamentáveis”, disse o delegado. 

Informações: Brumado Notícias.


Euclides da Cunha: Homem é Encontrado Morto Dentro de Veículo


Por volta das 23h40 da última quinta-feira (12), ao averiguar informação de um possível homicídio, policiais militares lotados no 5º BPM/Euclides da Cunha constataram que o senhor Hilton Carvalho dos Santos, 39 anos, estava sem os sinais vitais dentro do próprio carro estacionado na Av. Cel. Almerindo Rehem, bairro Nova América, em Euclides da Cunha. Hilton foi encontrado no banco traseiro com uma perfuração na altura do peito, provavelmente de um revólver calibre 38mm, que estava junto ao corpo, segundo informações colhidas. Também no banco traseiro havia uma Bíblia Sagrada.
Informações colhidas também indicam que Hilton teria se suicidado pouco instante após ter estacionado o veículo de marca VW Gol, em frente a sua residência, e que o disparo foi ouvido por pessoas que estavam perto do local e com isso acionaram a PM.
Após averiguação dos fatos, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha foi até o local para fazer perícia, levantamento cadavérico e remoção do corpo ao IML (Instituto Médico Legal) de Euclides da Cunha, onde seria submetido a procedimentos de necropsia na tarde desta sexta-feira (13).
De acordo com a Polícia Militar, a suspeita inicialmente é de suicídio. O carro de passeio de placa policial KIW-2213, cor branca, licenciado de Biritinga-BA, foi removido para o pátio do Complexo Policial Civil de Euclides da Cunha.

Informações/Foto: Euclidesdacunha.com.