terça-feira, 11 de novembro de 2014

Santaluz: Homem Morre Atropelado Na BA-120


Um homem identificado como José Manoel da Silva morreu depois de ter sido atropelado na BA-120, em Santaluz.
Segundo informações do site Noticias de Santaluz, o acidente aconteceu por volta das 18h de sexta-feira (32), próximo a uma fábrica de calçados, na saída de Santaluz para Queimadas.
Ainda de acordo com informações, a vítima estava na companhia de Evanilde Maria de Jesus quando foi colhido por um veículo não identificado. A mulher ficou ferida e foi socorrida por populares.
O veículo que se envolveu no acidente fugiu sem prestar socorro. Equipes da Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica (DPT) fizeram a perícia no local.

Fonte: PCS 

Polícia Baiana é a Mais Letal Depois do Rio e SP


As polícias brasileiras mataram, durante o serviço, 2.212 pessoas em 2013, apontam dados da oitava edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em média, são 6,11 mortos por dia. O número é menor do que o verificado no ano anterior, quando 2.332 pessoas foram mortas pela polícia no Brasil. A íntegra do documento será apresentada nesta terça-feira, 11, na capital paulista.
Apesar da queda, o FBSP avalia que a diferença não indica uma melhora ou tendência de mudança. A organização aponta que é preciso rever o padrão de atuação das forças policiais. O fórum foi criado em 2006 com objetivo de construir um ambiente de cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública. O anuário apresenta dados sobre custo da violência, gastos de segurança pública, estatísticas de crimes e violência, efetivo de polícias e população prisional.
A Bahia ocupa a terceira posição no ranking entre os estados brasileiros, ficando atrás de São Paulo, na segunda colocação, e Rio de Janeiro, que ocupa a liderança entre as polícias que mais matam.
O levantamento releva ainda que, nos últimos cinco anos, a polícia matou 9.691 pessoas. O número é cinco vezes maior do que o verificado nos Estados Unidos, onde 7.584 pessoas foram mortas pela ação policial nos últimos 20 anos. Se forem somados os casos em que os policiais agiram também fora de serviço, o total chega a 11.197. Os dados norte-americanos apontam 11.090 mortes em 30 anos.
Em relação à quantidade policiais mortos, houve um aumento em 2013 na comparação com o ano anterior. Foram 490 mortes, 43 a mais do que 2012. A média no país é 1,34 policial assassinado por dia. Desde 2009, 1.170 agentes foram mortos. A maioria das mortes (75,3%) ocorreu quando não estavam em serviço. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos, com 104, seguido por São Paulo (90) e Pará (51).
Como parte do anuário, o FBSP apresenta o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O estudo aponta que apenas 33% dos entrevistados dizem "confiar ou confiar muito" no trabalho da polícia. O percentual é três pontos superior ao verificado no ano passado, mas, na avaliação da organização, o número ainda é muito baixo. Foram entrevistadas 7.176 pessoas em oito estados.
Os policias avaliados como mais honestos pela população local foram os do Rio Grande do Sul, com 62% de confiança dos entrevistados. Em segundo lugar, estão os agentes de Minas Gerais e do Distrito Federal, com 57% da população confiando na idoneidade das forças policiais. Na média nacional, 51% acreditam que a maior parte dos policiais é honesta. Os amazonenses, por outro lado, são os que mais desconfiam das forças de segurança. A polícia do Amazonas é considerada honesta por 35% dos entrevistados.
As pessoas mais velhas (62%) e as que têm maior escolaridade (60%) são as que mais tendem a concordar com a afirmação de que a maior parte dos policiais é honesta. Também foram verificadas diferenças étnicas em relação a essa questão. É maior a proporção de entrevistados que se autodeclaram branco que concordam com a afirmativa do que entre os que se autodeclaram negros.

Miguel Calmon: Van Escolar Capota e Estudante Morre


Uma estudante de 26 anos morreu em um acidente, na noite desta segunda-feira (11), quando voltava para casa em um povoado da cidade de Miguel Calmon, que fica a 233 quilômetros de Serrinha.
Segundo informações da Polícia Civil, o veículo capotou por volta das 22h, em uma estrada de terra, entre os povoados de Queimada Nova e Mulungu dos Chiolas.
A van, que presta serviços para a prefeitura, saiu de Miguel Calmon levando estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição (CENSC). A primeira parada foi em Queimada Nova, onde a maior parte dos alunos desembarcou.
Segundo a polícia, o veículo seguiu com Joelma Santos de Oliveira e outra aluna que não teve o nome divulgado. Antes de chegar em Mulungu dos Chiolas, o motorista perdeu o controle da direção e capotou o veículo. Joelma foi socorrida para o Hospital Português, em Miguel Calmon, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A outra aluna não ficou ferida, já o motorista teve lesões leves. O corpo de Joelma foi encamihado para o Instituto Médico Legal, em Jacobina.

Fonte: PCS.

Hoje na Seleção Brasileira, Baiano Talisca Defendeu Seleção de Amélia Rodrigues Em 2011


A vida de Anderson Talisca mudou da água para o vinho em poucos anos. Em apenas alguns meses no Benfica, o meia surpreendeu os que acreditavam que sua adaptação seria lenta e se tornou o melhor jogador do Campeonato Português em setembro e outubro.
O resultado das boas atuações e dos muitos gols marcados foi a convocação para a Seleção Brasileira principal nesta segunda-feira (10). O ex-Bahia foi convocado pelo técnico Dunga para o lugar de Lucas, do PSG, que se lesionou.
Mas, em um passado recente, o jogador nem imaginava que estava próximo de realizar o principal sonho de qualquer atleta de futebol: defender sua Seleção. Pelo contrário, Talisca passaria por um dos muitos momentos difíceis do início da carreira.
Após quase ter sido dispensado das categorias de base do Tricolor, ele voltou a enfrentar barreiras em 2011. Sem chances no Esquadrão, Talisca chegou a defender a Seleção de Amélia Rodrigues na Copa da Mandioca, realizada em Coração de Maria.
Para disputar o torneio, o atual meia da Seleção precisou viajar no famoso “amarelinho escolar”, ônibus que faz transporte de estudantes no Interior do Estado. Já nas viagens para os jogos, o meia dormia em uma pensão.
O Galáticos Online recebeu uma imagem da época, onde Talisca aparece ao lado dos companheiros na foto oficial da Seleção de Amélia Rodrigues antes de um dos jogos. Ele é o segundo agachado, da esquerda para a direita. 

Informações: Galáticos Online.

Ilhéus: Modelo e Mãe São Estranguladas e Mortas Por Ex-companheiro


A modelo Karinny Sylva, 18, e a mãe, Luciene Bispo, 37, foram estranguladas e mortas dentro da própria casa em Ilhéus, no sul do estado. Os corpos foram encontrados na quinta-feira (6), um dia após o crime.
O autor do crime, o ex-companheiro da mãe da modelo Anderson dos Santos, está sendo procurado. De acordo com a polícia, mãe e filha estavam no quarto dos fundos do imóvel onde moravam. Anderson terminava o relacionamento com Luciene, mas vivia na mesma casa. Ele teria estrangulado ambas por volta das 10h.
A outra filha de Luciene, que também morava na mesma casa, passou a madrugada entre terça-feira e quarta-feira fora. Ao chegar no local do crime, encontrou Anderson fugindo e os corpos das familiares.

Fonte: BN.

Vitória da Conquista: Acidente Entre Duas Carretas Deixa Cinco Mortos Na BR-116


Um acidente entre duas carretas e um carro de passeio resultou em cinco óbitos, BR-116 Sul, próximo ao Posto Tabuleiro da Baiana, trecho de Vitória da Conquista.
A colisão seguida de incêndio que aconteceu por volta das 16 horas deste sábado (8) deixou o trânsito bloqueado nos dois sentidos da rodovia.
O 7º Grupamento de Bombeiro Militar participou da operação, juntamente com a ViaBahia e Polícia Rodoviária Federal. Agentes do Departamento de Polícia Técnica realizam perícias e os corpos que ficaram carbonizados foram conduzidos ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para necropsia.
As identidades ainda não foram divulgadas.

Informações/Foto: Blog do Anderson.

Campo Formoso: Jovem Passa Mal e Morre Após Sair de Academia


A jovem Jessica Fernanda faleceu na última quarta-feira (05), quando viajava em um ônibus de Campo Formoso para o povoado de Lagoa do Porco. Jessica havia acabado de malhar em uma academia da cidade, e no trajeto de volta para o povoado acabou passando mal, alguns passageiros do ônibus perceberam que a jovem estava inconsciente e a socorreram, porém mesma não resistiu e faleceu.
Jessica trabalhava na escola municipal de Lagoa do Porco. A secretaria de educação disponibilizou um ônibus que saiu do Posto Esmeralda, às 14h de ontem para o povoado onde ocorreu o enterro. Desde a notícia do trágico acontecimento, familiares e amigos lamentaram profundamente a morte da jovem através de mensagens nas redes sociais. 

Informações: Campo Formoso Notícias.
Foto reprodução Facebook.

Ônibus Que Caiu de Ponte na Bahia Deixou 12 Mortos, 19 Feridos e Quatro Desaparecidos


O trágico acidente que aconteceu na noite de sexta-feira (7), na região do Vale do Jequiriça, na BR-101, teve um balanço registrado até a manhã deste sábado (8) de 12 mortos, 19 feridos, sendo quatro graves e quatro desaparecidos.


De acordo com o site Itapebi Acontece, o veículo, que seguia de Ilhéus para Porto Seguro, foi atingido por uma Kombi que fazia uma ultrapassagem. O motorista do ônibus perdeu o controle da direção, bateu na mureta de proteção direita e caiu de uma altura de mais de 30 metros.
O motorista da Kombi, Adriano Moreira de Souza, foi preso e está detido na delegacia, sob suspeita de ter causado o acidente. Ele passou por um exame de bafômetro, que deu negativo, mas pode responder por homicídio doloso ou culposo, a depender dos rumos da investigação.  O acidente aconteceu durante uma tentativa de ultrapassagem em uma ponte sobre o rio. O motorista disse na delegacia que foi atrapalhado na direção por um terceiro veículo – a polícia ainda investiga se houve de fato esse outro carro no acidente.
Policiais, pescadores e populares ainda realizam busca pelos que estão desaparecidos. 

Fotos: Itapebi Acontece.

Feira de Santana: Coelba Disponibiliza Geladeiras a Partir de R$ 369


O projeto de venda de geladeira Coelba retornou a Feira de Santana nesta segunda-feira e famílias de baixa renda do município e de toda a região terão mais uma oportunidade de trocar, a preços especiais, suas geladeiras antigas por refrigeradores novos. O projeto oferece refrigeradores eficientes, com Selo Procel A de economia de energia, por R$ 369, R$ 460 ou R$ 769, a depender do modelo escolhido. Os valores podem ser pagos à vista ou em 10 vezes sem juros na loja Insinuante participante, localizada na Rua Marechal Deodoro, no Centro. Os interessados poderão realizar a inscrição no local até o dia 2 de dezembro e a previsão é de que recebam os novos refrigeradores nos dias 4 e 5 de dezembro.
Voltada para clientes de baixa renda, a iniciativa tem o objetivo de promover o consumo eficiente de energia e também incentivar a inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para obtenção da Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício que concede até 65% de desconto na conta de luz.
Podem participar do projeto clientes com média dos três maiores consumos de energia elétrica dos últimos doze meses acima de 80kWh/mês. Além disso, dentre outros critérios (veja relação abaixo), devem possuir Número de Identificação Social (NIS), ter Tarifa Social de Energia ou procurar o órgão da prefeitura responsável para fazer a inscrição no CadÚnico.
Inicialmente, estão disponíveis para venda três modelos de refrigeradores: uma porta com capacidade de 261 litros, no valor de R$ 369; duplex inox de 276 litros, por R$ 460; e duplex frost free, por R$ 769. Os preços são válidos enquanto durarem os estoques. Os valores reais dos equipamentos são R$ 999, R$1.090 e R$ 1.399, respectivamente. Para viabilizar o desconto para o consumidor, a Coelba subsidia, com a verba do Programa Anual de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, o restante do valor.
Os clientes interessados deverão comparecer à loja Insinuante participante com documentos pessoais e conta de energia recente, e fazer a inscrição no balcão do projeto instalado na loja. O cliente será informado da data e local para a entrega do refrigerador antigo e recebimento do refrigerador novo.
Ao receber o novo equipamento, o cliente ganhará quatro lâmpadas fluorescentes compactas. A Coelba encaminhará as geladeiras antigas para uma empresa de manufatura reversa, para que o descarte do material seja feito de forma adequada, com as técnicas de destinação ambientalmente corretas, conforme as normas de preservação vigente.

Loja Insinuante participante do projeto:
Rua Marechal Deodoro, 25, Centro – Feira de Santana

Critérios para participação:
– Estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica da Coelba (apresentar fatura de energia elétrica constando NIS – Número de Inscrição Social ou BPC – Benefício de Prestação Continuada);
– Ter mais de 18 anos;
– Estar adimplente com a Coelba (podendo quitar os débitos para participar do projeto);
– Estar com fornecimento regular de energia;
– Ter média mensal dos 3 maiores consumos dos últimos 12 meses igual ou maior de 80kWh/mês;
– Ter refrigerador antigo para entregar;
– Não ter participado ou não estar participando de outro projeto de eficiência energética da Coelba;
– Procurar o balcão de atendimento do projeto nas lojas parceiras e adquirir apenas os equipamentos predeterminados;
– Ter NIS (apto a ser cadastrado na Tarifa Social de Energia) ou BPC ou procurar o órgão da Prefeitura responsável pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e realizar a inscrição.

Vitória da Conquista: Em 2H, Chuva Alaga Ruas e Arrasta Carros


A cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, teve uma tarde chuvosa nesta segunda-feira (10). Ruas ficaram alagadas e carros foram arrastados pela água. O dia no município começou abafado e com sol fraco, mas por volta das 15h começou a chover, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em cerca de duas horas, choveu 13,6 mm, aponta o órgão.
“Essa quantidade de chuva é moderada. Para ser considerada bem forte, no mesmo período, tem que chover 60mm. A previsão para amanhã [terça-feira] é de pancadas de chuva com trovoadas no sul, sudoeste e oeste do estado”, explica a meteorologista Marinês Cardozo.
Ainda segundo o instituto, a pancada de chuva já era prevista e é resultado de um efeito de massa equatorial continental. Essa mesma massa pode causar ainda mais 50 mm de chuva nesta segunda-feira.
A prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informa que recebeu duas notificações após a chuva. Explica ainda que técnicos da Defesa Civil visitaram vários pontos da cidade e constataram que a água, apesar de invadir algumas casas e pontos comerciais, não trouxeram grandes prejuízos.
A prefeitura informa ainda que o cidadão pode solicitar ajuda referente a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências, por meio do telefone da Defesa Civil 199. 

Informações: G1/BA.
Foto: Blog do Anderson.

Vitória da Conquista: Agricultor Morre Após Morder Cobra


Um homem agricultor identificado como Edilson Bispo de Sousa, 45 anos, morreu envenenado na madrugada da última sexta-feira, dia 7, em Vitória da Conquista, depois de morder uma cobra coral. De acordo com informações do site Almeida Notícias, Edilson, que era agricultor, estava em um bar na Limeira, Zona Rural da Cidade, quando o animal apareceu.
Sob efeito de álcool, o lavrador tentou esmurrar a cobra para matá-la, que reagiu com uma picada. Após ser atingido, Edílson mordeu a cabeça do réptil e voltou para casa, sem sinais de ter sido afetado pelo veneno. Ao retornar ao estabelecimento, no entanto, sentou próximo à porta e morreu em seguida.
A cobra também morreu. O caso gerou repercussão entre os moradores de Vitória da Conquista.

Foto: Reprodução/Blitz Conquista