terça-feira, 14 de outubro de 2014

Golpe baixo: Noiva Engravida De Anão Em Despedida de Solteira e Marido Pede Divórcio

   
Um casal se divorciou nesta sexta-feira (10) por um motivo inusitado. O noivo descobriu que a mulher o traiu com um anão que foi stripper durante a despedida de solteiro dela e engravidou. O caso aconteceu na Espanha e ninguém imaginava que a noiva tivesse tido um caso com o stripper, nem mesmo suas amigas. O nome da mulher não foi revelado, tão pouco o do stripper. A despedida de solteira aconteceu na noite anterior ao casamento, há nove meses. Semanas depois, a mulher declarou gravidez e comemorou, ao lado do marido, a vinda do filho, mas a criança nasceu com nanismo e a verdade teve que ser revelada. "Ninguém na família dela ou do marido tinham nanismo e nunca soube de nenhum outro anão na vida dela. Logo, não foi difícil imaginar o que tinha acontecido", falou uma amiga do casal. 

Informações do The Mirror.

Ipirá: Homem Mata Ex-esposa e Depois Se Mata


Um homem matou a sua ex-mulher na manhã desta sexta-feira (10) no município Ipirá, centro norte baiano. Adilson Santos Carvalho pulou o muro da sua residência onde estava Eliana Soares Santos, 25, munido de um revolver calibre 38.

Após surpreendê-la, ele efetuou vários disparos contra a ex-esposa e, em seguida, deu um tiro na própria cabeça. Eliana chegou a ser socorrida por populares e encaminhada ao Hospital Municipal, mas já estava morta. O agressor também veio ao óbito. Informações e foto são do site Ipirá Negócios.

Homem mata ex-esposa e depois se mata em Ipirá

64% dos eleitores de Marina pretendem votar em Aécio; 18%, em Dilma, diz Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9) mostra que 64% dos que declaram ter votado na candidata Marina Silva (PSB) no primeiro turno pretendem votar em Aécio Neves (PSDB) no segundo; 18% dos eleitores dela têm a intenção de votar em Dilma Rousseff (PT).

Ainda de acordo com o instituto, 10% dos que dizem ter votado em Marina devem anular ou votar em branco; 8% não opinam. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios nos dias 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.


Madre de Deus: Mulher Mata Companheiro Após Descobrir Que Ele Estuprava Filha

Uma garçonete de 30 anos, que não teve o nome revelado, matou o companheiro a facadas depois de uma discussão, ao saber que ele havia estuprado a filha dela de 15 anos. O crime ocorreu na noite de quinta-feira, 9, na residência do casal, em Madre de Deus (a 153 km de Serrinha).

O vendedor ambulante Carlos Antônio Silva Pita, 22, foi levado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos golpes que o atingiram nas costas, abdômen e ombro.

Segundo a titular da 17ª Delegacia Territorial (Madre de Deus), Simone Moutinho, só a adolescente estava na casa, além do casal, e foi a única ouvida. A jovem contou que a mãe esperou o companheiro chegar e a mandou ficar dentro do quarto.

"A garçonete abraçou Carlos, disse que o amava e pediu para ele falar a verdade. Carlos negou o estupro e disse que a menina estava seduzindo ele", relata a delegada. "Os dois foram para o quarto e a adolescente disse que ouviu um grito da mãe, tentou invadir, mas a mulher mandou ela voltar. Depois, a jovem disse que Carlos já saiu sangrando", contou a delegada.

A delegada disse que existe a hipótese de legítima defesa. A perícia detectou sinais de luta corporal. "A cama estava desalinhada e os objetos fora do lugar", relatou perito Junqueira. Lençóis e roupas da menina serão periciados para apurar o estupro.

A garota contou que Carlos ameaçou a ela e a mãe de morte, caso revelasse ter sido estuprada. "Ele mostrava uma arma que ele tem", afirma a delegada. A jovem contou que foi violentada, pela primeira vez, no último dia 27 e, depois, no dia três passado. (Atarde)

“Ainda não assinei com ninguém”, diz Mariana Godoy após deixar a Globo


Mariana Godoy sai da Globo após 23 anos
(Divulgação/GloboNews)
Depois de alguns boatos, Mariana Godoy, 45, realmente deixou a GloboNews, conforme publicou o “Notícias da TV”. A jornalista, que comandava o “Jornal das Dez” até a semana passada, se despediu dos colegas na tarde desta sexta-feira (10) por meio de um e-mail enviado à redação. Ela trabalhou por 23 anos na Globo.
“Queridos amigos, não, eu não iria embora sem deixar um beijo meu para cada um de vocês. Aos parceiros do estúdio e do switcher, aos queridos maquiadores e camareiras, aos colegas da Redação, um enorme e carinhoso abraço! Amei o Rio, mas encontrei o meu limite de tempo para um casamento à distância. Três anos. Inesquecível experiência na Cidade Maravilhosa. Volto como turista, meus planos futuros estão em São Paulo. A todos um enorme obrigada por tudo! E meu carinho sempre”, escreveu.
Ali Kamel, diretor de Jornalismo e Esportes da Globo, respondeu o e-mail da âncora. “Entendo a sua decisão, embora fique triste com ela. Mas entendo que há momentos em que as mudanças são necessárias, e eu respeito isso. Você é uma profissional completa, e fará falta.” Em comunicado enviado à imprensa, a emissora carioca confirmou a saída da jornalista e lamentou a decisão.
Em entrevista à coluna de Flávio Ricco, do jornal “Diário de S. Paulo”, Mariana Godoy esclareceu que foi uma escolha “estritamente pessoal”, já que pretende voltar a morar em São Paulo. Sobre o seu futuro na TV, ela contou que não quer pensar nesse assunto agora. “Ainda não assinei com ninguém. Por enquanto, quero relaxar e viajar com a família.”
Leia mais:

No entanto, a jornalista pode ser a nova contratada da Record. A direção do canal tem o desejo de colocá-la como uma das apresentadoras do “Hoje em Dia” a partir de 2015. Os executivos da GloboNews decidiram que Eduardo Grillo, 41, vai assumir a bancada do “Jornal das Dez”.
Do Yahoo - Notas TV

III edição da 'Celebração das Culturas dos Sertões' acontece em Ipirá


Será realizado entre os dias 13 e 17 de outubro a III edição da "Celebração das Culturas dos Sertões", no município de Ipirá, a cerca de 210 km de Salvador.

O evento conta com uma programação variada, formada por oficinas, exibição de filmes, exposição, lançamentos de filmes, livros, CDs e apresentações musicais. Targino Gondim, Grupo Sertanílha e Orquestra Sinfônica de Serrinha são algumas das atrações da festa.

No dia 13 de outubro, às 8h, acontece a abertura oficial do evento, no Centro Cultural Elofilo Marques, com a exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”.

A exposição reúne uma pequena amostra do material fotográfico do Projeto Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologia, coordenado por Washington Queiroz, com fotos de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas.

Menino de 12 anos recebe primeiro transplante de pele da Bahia


Em um procedimento inédito na Bahia, um menino de 12 anos passou por um transplante de pele, em Salvador. Ele recebeu alta nesta segunda-feira (13), após passar 40 dias internado no Hospital das Clínicas.

Jeferson recebeu a pele transplantada no dia 25 de agosto, para corrigir uma lesão séria causada por queimadura elétrica. A criança, natural de Candeias, região metropolitana de Salvador, estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) há 11 meses e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Valber Menezes, coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas, explica que a pele utilizada para o transplante pode ser de qualquer pessoa. No caso de Jeferson, a pele utilizada na cirurgia foi a de um banco de pele em Porto Alegre, pois na Bahia ainda não existe esse tipo de banco. O médico conta que a origem da pele, inclusive, foi alvo de curiosidade do paciente.

"Jeferson brincava com a gente, dizia: ‘poxa doutor, essa pele vai ser de alguém famoso? Você vai ter que me dizer o nome da pessoa, se é famosa, para que eu fique sabendo'. Eu disse que não sabia quem era a pessoa", conta Menezes. "A pessoa que vai ao banco, que faz o transplante de pele, ele retira a pele, como se tira os outros órgãos de pessoas que morrem. Se remove a pele, descelulariza a pele, o que remove todos os antígenos para que, quando colocar essa pele em outra pessoa, não haja reação", explica o médico

O garoto de 12 anos sofreu o acidente quando passava férias com o pai na cidade de Coité, a cerca de 235 km de Salvador. Adriana Assis Borges, mãe da criança, relata como foram os momentos de dor do filho. "Ele dizia: 'Mãe a senhora está sentindo a minha dor?'", lembra. "Ele dizia, 'minha mãe, eu queria que a senhora, que é gordinha, pudesse me dar pele'. Eu falei para ele: 'filho se eu pudesse eu te dava minha alma e minha vida a você'", conclui. O menino revela que gostaria de ir à igreja, agradecer. "Deus salvou minha vida", diz Jeferson.

O transplante - Segundo Valber Menezes, as células de peles utilizadas no transplante são removidas como um curativo biológico, para que o paciente não apresente reação. Com isso, ela fica inerte e pode ser colocada em outra pessoa. Após este procedimento, a pele é integrada à área do corpo queimada ou ferida, como um curativo. Depois de algum tempo, o paciente pode perder um pouco da pele, mas em áreas menores, onde futuramente poderá receber um enxerto.

"Todo o atendimento do garoto foi feito no Hospital Geral do Estado (HGE), mas como a queimadura foi muito grave, chegou um ponto em que não tinha pele para cobrir a área lesionada. Foram realizados vários enxertos, tirando pele inclusive do couro cabeludo, mas ainda assim faltou. No final faltavam 2,5 metros de pele para cobrir a área das costas e do braço. Havia lesões nas costas, nos braços e na perna", explica Valber Menezes.

O médico ainda esclarece como foi iniciado o tratamento do garoto, antes da realização do transplante. "Fizemos inicialmente um transplante autólogo de células tronco na área que não cicatrizava e, com a cirurgia, houve uma melhora. Então combinamos para fazer o transplante, para que resolvesse o problema em definitivo" afirma.

Apesar da pele ser mais fácil de ser absorvida do que os outros órgãos, o médico chama atenção para os riscos do tratamento. "A técnica é simples e curativa, mas se houver uma infecção pode haver a perda de toda a pele que foi colocada", explica.

De acordo Valber Menezes, a Sesab fez uma parceria com o banco de pele de Porto Alegre, que já existe há 20 anos, após o Hospital das Clínicas se cadastrar como transplantadores. "Já temos configurado para até o final do próximo ano uma estruturação de banco de pele e osso", diz.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, há um projeto para o banco de pele e osso, mas ainda não há data definida para implementação.

Mulher aprovada em concurso é presa por cometer roubos junto com adolescente em Feira de Santana

sem-titulo-1
Jovem de 25 anos foi presa em flagrante por roubo em Feira de Santana | Foto: Imagens/Tv Subaé
Uma jovem de 25 anos foi presa por envolvimento em assaltos em conjunto com um adolescente de 17 anos na cidade de Feira de Santana. Ela foi flagrada na noite de quarta-feira (10) e o garoto foi apreendido. 
A jovem tinha sido aprovada em um concurso público da Secretaria Estadual de Educação, mas foi desclassificada por não apresentar a documentação, de acordo com a pasta. Ela concorreu ao processo seletivo para a vaga de técnico de nível superior, no ano de 2013.  Segundo a polícia, ela dirigia enquanto o menor de idade saía e atacava as pessoas que passavam pela rua. 
O flagrante ocorreu na Rua Artémia Pires, bairro do Sim, em Feira de Santana. Uma viatura da Polícia Militar passava pelo local durante a ação da dupla, desconfiou e resolveu persegui-los. “Durante a fuga, subiram o canteiro e se acidentaram, quando os policiais conseguiram efetuar a prisão”, relata o subcomandante da Polícia Militar, Jorge Freitas.
Com eles, foram encontrados um revólver, celulares, bolsas e dinheiro. O adolescente foi levado para a Casa de Atendimento Socioeducativo Juiz de Melo Matos. A mulher depôs na polícia e foi encaminhada para o Conjunto Penal de Feira de Santana.
Do Portal Notícias de Santaluz

Motociclista de 18 anos morre em acidente da BR 116

Jovem foi encontrado caído na pista, mesmo socorrido não resistiu.
Jovem foi encontrado caído na pista, mesmo socorrido não resistiu.
Morreu na manhã de sexta-feira (10), vítima de acidente com motocicleta, o estudante de 18 anos Ariel Leal dos Reis. 

O jovem foi encontrado na pista de rolamento da BR 116/Norte (Rodovia Santos Dumont), na proximidade do povoado de Lagoa do Pedro, distante cerca de 4 km da sede.

Pessoas que passavam pelo local, instantes depois do acidente, perceberam a vítima na pista e tentaram ajudar com os primeiros socorros. O estudante ainda foi levado por uma ambulância ao Hospital Municipal ACM, em Euclides da Cunha, mas chegou à unidade de saúde sem os sinais vitais, pois os ferimentos na região do abdômen foram gravíssimos.

Segundo informações colhidas, o acidente teria acontecido por volta das 7h, quando Ariel se dirigia para a cidade de Euclides da Cunha pilotando uma motocicleta.

As causas do acidente são desconhecidas, pois o que se sabe é que não há testemunha – até o momento, além de não existir marcas no asfalto nem sinais de colisão na motocicleta – causas comuns em acidentes em rodovias, apenas arranhões no guidão do veículo que foi encontrado ao lado da rodovia federal, conforme relatou uma pessoa que esteve no local. Para essa mesma pessoa, a causa mais provável seria a perca do controle da direção.

O corpo de Ariel foi velado no povoado de Barreiro – zona rural de Euclides da Cunha, na casa dos pais – onde morava. Seu sepultamento aconteceu na manhã deste sábado (11), por volta das 09h tendo saída agendada para ás 8h, no Cemitério Municipal São José, na cidade de Euclides da Cunha.

Do Portal CN/Informações Euclides da Cunha.Com

Acidente mata três pessoas e deixa carro totalmente destruído na BR-020

20141011_110809
Condutor teria tentado ultrapassagem indevida e bateu em carreta, diz PRF | Foto: Nei Vilares/Blog do Sigi Vilares
Três pessoas morreram em um acidente na BR-020, oeste da Bahia, na manhã deste sábado (11). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro modelo Fox bateu em uma carreta, que chegou a tombar, durante uma ultrapassagem, na altura do km-83, a cerca de 50 km do povoado de Roda Velha. 
O veículo menor ficou totalmente destruído. As vítimas estavam carro, que tem placa de Brasília, e tinham 45, 52 e 54 anos. Dois tinham o mesmo sobrenome, mas não há confirmação da polícia se eram parentes. 
Uma quarta pessoa, também passageiro do carro, foi socorrida em estado grave ao Hospital do Oeste, em Barreiras. O motorista da carreta não ficou ferido. A PRF contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Goiás para atender ao acidente.
Do G1 BA

Santaluz: Carro oficial é encontrado batido em frente a área de eventos no Morro dos Lopes

10420772_614645498645930_8655036593157402802_n
Frente do veículo foi destruída | Foto: Amadeu Júnior
carrobatido
Os ocupantes do carro não foram encontrados | Foto: Amadeu Júnior
Um veículo Fiat/Uno, cor branca, licença de Santaluz, foi encontrado batido na manhã deste domingo (12), no bairro Morro dos Lopes. 
O veículo com placas brancas e letras pretas – aplicada em carros oficiais de Prefeitura, Estado e União – estava em frente a uma área de eventos. Segundo populares, o carro colidiu contra um poste, por volta das 23h30, deste sábado (11). 
Ainda segundo populares, o veículo, que ficou parcialmente destruído, foi removido do local por um guincho por volta das 9h30 deste domingo. Os ocupantes do carro não foram encontrados.
Redação Notícias de Santaluz

Estado da Bahia perde terras para Goiás após não comparecer a julgamento, diz coluna


O Estado da Bahia perdeu terras para Goiás decisão desfavorável emitida pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (8), segundo informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde. De acordo com a coluna, a ação foi perdida porque nenhum representante do Estado, autor do processo, compareceu ao julgamento.
Com a sentença, a divisa com Goiás tomará como referência o “divisor de águas”, ou seja, os rios da região, e não a escarpa da Serra Geral, como apontava a Bahia. Ainda de acordo com a coluna, nas terras com litígio por ter proprietários baianos e goianos, ganhará a causa quem buscou a Justiça primeiro.
Em entrevista à Tempo Presente, o presidente da União de Municípios do Oeste da Bahia, Sérgio Pitt, afirmou que “muitas dessas ações deram entrada na Justiça de Goiás e correram à revelia dos que julgavam estar na Bahia”. Pitt ainda afirmou que a demarcação por divisor de águas foi feita pelo Exército e que “a Bahia não indicou sequer um assistente de perícia”. Com informações do jornal A Tarde e do site Bahia Notícias.
Do Portal JC

Seguro-desemprego será requerido pela internet a partir do ano que vem


A partir de abril do ano que vem, os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web. 
O aplicativo está disponível no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. A determinação está em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, publicada na edição da sexta-feira (10) do Diário Oficial da União.
Até 31 de março, os formulários de requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa impressos em gráficas ainda serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho. 
O aplicativo permite o preenchimento do requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados. Da Agência Brasil.
Do Portal JC

ESPORTE: Santaluz passa fácil por Euclides da Cunha e enfrenta Feira de Santana na próxima fase do Intermunicipal

DSC_0073
Santaluz enfrenta Feira de Santana, na próxima fase | Foto: Notícias de Santaluz
A seleção de Santaluz mostrou um futebol envolvente na tarde deste domingo (12), derrotou Euclides da Cunha por 3 a 0 no estádio Milton Goes, e garantiu classificação para a segunda fase do mata-mata do Campeonato Intermunicipal 2014. 
O triunfo foi construído no início da primeira etapa, com gols de Eri, aos seis minutos, e Fábio, aos 26. O lateral esquerdo Ninho Malhador ampliou o placar aos 36 minutos da etapa complementar.
DSC_0082
Eri marcou o primeiro gol e foi um dos destaques de Santaluz contra Euclides da Cunha | Foto: Notícias de Santaluz
O próximo confronto da seleção luzense, pela terceira fase da competição, será no próximo domingo (19), às 15h, contra Feira de Santana, que venceu Quixabeira por 4 a 1 neste domingo, em Amélia Rodrigues.
O primeiro duelo acontecerá no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana. Em virtude do segundo turno da eleição para presidente da república, a partida de volta será realizada no dia 25 de outubro (sábado), em Santaluz.
SANTALUZ 3 X 0 EUCLIDES DA CUNHA
SANTALUZ: Ju; Diego, João Carijé, Tuim e Ninho Malhador; Inho Gambirra, Edmundo (Pitchaco), Fábio e Robinho; Eri (Tobinha) e Igor Tanquinho (Julinho). Técnico: Zé Carijé.
EUCLIDES DA CUNHA: Gilson; Matheus, Josa, Caiquinho e Amaral; Zé Filho, Raimundinho (Lucas), Bidoka (Cleilton) e Cascão (Givanildo); Pica Pau  e Ricardo. Técnico: Ruan.
Cartões Amarelos: Josa, Zé Filho e Ricardo (Euclides); Fábio (Santaluz).
Gols:  Eri, Fábio e Ninho Malhador (Santaluz)
Redação Notícias de Santaluz

Teofilândia: Motorista desliga motor para pegar “banguela”, volante trava e veículo bate em pedra

carro-volante-trava
Foto: A Voz do Campo/Reprodução
Pegar uma “banguela” sempre foi uma prática comum entre muitos motoristas, e a grande maioria sabe do perigo que corre desligar o motor totalmente ao ponto de apagar até a luz do quadro, em carros mais antigos ocorre isso que aconteceu numa estrada vicinal na cidade de Teofilândia.
carro-volante-trava2
Foto: A Voz do Campo/Reprodução
De acordo com o site a Voz do Campo, um motorista não identificado tentou economizar no combustível de seu carro e acabou colidindo o veículo Gol em uma pedra. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), próximo a localidade de Quitola. O motorista desligou o motor do carro em uma descida de aproximadamente 1km  e a direção travou, logo em seguida o veículo colidiu na pedra. O condutor não sofreu nenhum ferimento, outro ocupante teve cortes na cabeça e foi socorrido para o Hospital Municipal de Teofilândia.
Do Portal Notícias de Santaluz

Conceição Do Coité: Deficiente auditiva recebe carteira de habilitação; fato inédito na região do sisal

deise-recebe-cnh
Um ato simples, mas significativo e histórico em Conceição do Coité, quando a deficiente auditivo Deziane Mota, residente no Distrito de Bandiaçu, recebeu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois sonhava em dirigir, adquirir seu veículo, mas a busca pela autonomia esbarrava na dificuldade em obter a CNH, devido à ausência de intérpretes durante as provas teóricas exigidas pelo Departamento de Trânsito (Detran) e nas auto-escolas do município.

Falando através de sinais,  muita gente no ambiente entendia, pois além de familiares estavam presentes outros deficientes.
Falando através de sinais, muita gente no ambiente entendia, pois além de familiares estavam presentes e outros deficientes.
Contando com ajuda da mãe, Marly Mota, procurou uma auto-escola, propôs ao proprietário a permuta de aulas, ou seja, a auto escola passava a contar com ela para o treinamento dos instrutores em Língua Brasileira de Sinais (Libras), usado pelos deficientes auditivos para se comunicar, em troca de aulas práticas e teoricas para a mesma conseguir sua habilitação, proposta acatada e Deize hoje está habilitada.

Com o objetivo de garantir aos surdos maior acessibilidade, Marly Mota disse que irá encaminhar esta notícia para o governador eleito Rui Costa (PT), a solicitação para que o Detran disponibilize intérpretes de libras, para que as pessoas surdas possam tirar a Carteira Nacional de habilitação (CNH). Ela disse que aquele dia era muito importante para comunidade surda do território do sisal, em especial, Conceição do Coité.

De frente para Deize a irmã falava da alegria e conquistar a carteira de habilitação.
De frente para Deize a irmã falava da alegria e conquistar a carteira de habilitação.
Segundo Deize, com ajuda de uma irmã, interprete, considerou este curso muito importante e avanço. Ela reconheceu e agradeceu o esforço da mãe por mais esta conquista.

Uma das dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos para adquirir a CNH, é que a prova teórica é aplicada juntamente com os candidatos ouvintes e além de não terem acesso às orientações para o exame, que são faladas, os surdos não conseguem interpretar totalmente o exame escrito. Para a interprete Luciana Barroso, residente em Serrinha, uma das coordenadoras do Coral de Surdos daquele município, no caso de Deize, que frequenta faculdade, consegue ler, mas não interpretar a estrutura da frase do que está escrito. “A decodificação ocorre de forma diferente para quem se comunica em Libras”, explicou.


Luciana disse ao CN que a Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil. Só no território do sisal, no interior da Bahia, são aproximadamente três mil pessoas surdas e que dependem dessa língua para se comunicar. “Portanto, estamos lutando para garantir o cumprimento da Lei 10.436/2002, que diz que todos os órgãos da administração pública devem ter um intérprete habilitado no idioma gestual”, afirmou Barroso.

Dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) mostram que no Brasil, há cerca de 10 mil motoristas com deficiência auditiva, porem nem todos possuem a carteira nacional de habilitação (CNH) em virtude da desinformação, do medo e da falta de incentivo por parte dos familiares.

Jorge Carlos, representante da auto-escola, a primeira a oferecer cursos surdos-mudos com instrutores que conhece a linguagem de libras, após ser treinado pela mãe de Deize, explica que o curso especial não é muito diferente do comum e as exigências do Detran são as mesmas, apenas a forma de comunicação é diferente com os mudos, porém a procura, talvez por falta de informação, era pequena e agora todos serão despertados.

Ele disse também que as pessoas com deficiência auditiva pode obter a carteira de habilitação, uma vez que o principal sentido exigido para essa prática é a visão. Porém, é necessário que o motorista que não ouve utilize um adesivo no veículo com o símbolo internacional de surdez uma exigência pouco conhecida. “O símbolo serve para alertar os demais motoristas de que o condutor do veículo é portador de deficiência auditiva, o que gera maior segurança e respeito à condição especial do condutor no trânsito”, concluiu o instrutor.

Esse simbolo é usado no mundo inteiro de deverá está fixado no carro de Deize.
Esse simbolo é usado no mundo inteiro e deverá está fixado no carro de Deize.
O símbolo deve ser fixado no vidro traseiro do veículo, para informar que qualquer solicitação deve ser feita por meio dos faróis altos e também pode ser colocado no vidro dianteiro, para facilitar a identificação por agentes de trânsito e demais autoridades de trânsito no momento da abordagem. O ato, comemorado por um número grande de surdos, aconteceu em uma chácara próximo ao Distrito de Bandiaçu e para ter acesso ao local passa em frente a um posto da polícia Rodoviária e um veículo que estava sendo conduzido por um surdo, não habilitado, foi parado e só liberado após a chegada de um amigo do proprietário de posse do CNH.

Passo a Passo para um surdo obter CNH – O candidato deverá levar à junta médica do DETRAN um laudo médico especificando o seu problema físico. No caso do deficiente auditivo levar o exame audiométrico, com laudo. Para obter a permissão para dirigir: o candidato deverá realizar o exame psicotécnico antes do exame médico.

O exame médico inicial deverá ser efetuado pela junta médica da Comissão de Exames Especiais do DETRAN que irá sugerir ou não adaptações para o veículo e observar se a categoria pretendida pode ser concedida.


A continuidade do processo de habilitação será na Delegacia da Comarca ou Delegacia Regional, da cidade de residência do candidato. Após aprovação no exame psicotécnico e médico, o candidato continuará seu processo de habilitação submetendo-se, a prova teórica e prática de direção, em veículo adaptado se for o caso.

Documentos necessários – Carteira de identidade atualizada (conforme Art.3 da lei nº12037/09); CPF; Comprovante de endereço; Foto 3×4 colorida recente (no caso de Permissão para Dirigir ou renovação de CNH do modelo antigo); Laudo médico; Documento de Arrecadação Estadual (DAE), de todas as taxas, quitado.


Prova Teórica – Ainda existe controvérsias quanto à presença do intérprete de LIBRAS na prova teórica para habilitar o candidato a condutor. Os procedimentos são:
a) o candidato surdo pode contar com auxílio de intérprete leigo (familiar ou amigo) ou oficial durante o exame médico, a avaliação psicológica, as aulas teóricas e as aulas práticas, a fim de facilitar a comunicação entre os profissionais e o candidato;
b) nos exames teóricos, o candidato surdo contará com um intérprete oficial. Para tanto, o CFC deverá comunicar à Fundação que realiza os exames teóricos, com antecedência de uma semana, a fim de que aquela Fundação possa contatar a FENEIS, para que esta providencie um intérprete oficial. O intérprete, pago pela FATEC (Fundação que realiza os exames), interpretará as instruções iniciais para a realização do exame e as instruções finais.

Note-se que, por exigência do item II do artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro, a prova não pode ser interpretada na sua totalidade, pois não há como um examinador que desconheça a linguagem de LIBRAS garantir a individualidade das respostas do candidato surdo se o intérprete estiver interpretando as questões da prova.

“Art. 140 – A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos:
I – ser penalmente imputável;
II – saber ler e escrever;
III – possuir carteira de identidade ou equivalente.” Em caso de dúvida procure uma clínica credenciada para ser encaminhado ao DETRAN.

Do Portal CN

Preso por assalto, homem afirma que vai deixar delegacia em cinco dias

Rodrigo Faustino de Jesus, de 21 anos, e Adilton Alves Barreto são suspeitos de envolvimento em assalto em Santo Amaro
Rodrigo Faustino de Jesus, de 21 anos, e Adilton Alves Barreto são suspeitos de envolvimento em assalto em Santo Amaro
Dois homens foram presos suspeitos de envolvimento em assaltos. Um dos crimes atribuídos a Rodrigo Faustino de Jesus, de 21 anos, flagrado com uma arma, e Adilton Alves Barreto ocorreu em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, e deixou um morto. 

Durante a ação, houve troca de tiros com os criminosos e dois integrantes da quadrilha também morreram.

Na delegacia, a dupla negou participação no assalto e na morte da vítima. Eles afirmaram que os disparos foram efetuados pelos dois integrantes da quadrilha que morreram no confronto com a polícia. 

Presa por força de mandado de prisão preventiva, a dupla está custodiada na 21ª DT (Delegacia Territorial) de São Francisco do Conde, onde Rodrigo Faustino confessou a posse da arma, que teria comprado por R$ 1.500 na Feira do Pau, na cidade de Feira de Santana, a 108 km de salvador.
O jovem disse que comprou a arma para se defender, pois estava sendo ameaçado. Convicto, Rodrigo Faustino afirmou ainda que vai passar pouco tempo preso.

— Mas é só cinco dias, depois eu to [sic] na rua.
A polícia investiga a participação dos suspeitos em crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas na região.

Do Portal CN

Vox Populi mostra Dilma Rousseff com 45% e Aécio Neves com 44%


Pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Record, Record News e R7, indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o candidato Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto. 
A petista, porém, aparece um ponto percentual à frente do tucano, segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (13). Em relação às intenções de voto, Dilma Rousseff tem 45% e Aécio Neves aparece com 44%. Os brancos e nulos são 5% do total, enquanto que os eleitores indecisos também somam 5%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.
Leia também:

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem as intenções votos em branco e nulo e os eleitores que não sabem em quem vão votar, outro empate técnico: Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todas as regiões do País entre o sábado (11) e domingo (12). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014. Extraído do Portal R7.
Do Portal JC

Barrocas: Fiat Punto foi destruído pelo fogo em estrada de terra que da acesso a BA411


Por volta das 10 horas desta segunda feira (13), uma veículo Fiat, modelo Punto, preto, ano 2009, foi totalmente destruído pelo fogo numa estrada vicinal que liga o Povoado de Gitaí, zona rural do município de Barrocas, à BA-411. Apenas o motorista estava no veículo ele não sofreu ferimentos. 

Demilson Pereira da Silva, proprietário, falou com nosso equipe enquanto estava na Delegacia de Polícia Civil de Barrocas, segundo ele, logo que saiu da BA411 e seguiu pela estrada de chão, para ir à casa de um amigo, sentiu um mal cheiro vindo do painel e parou; “Senti algo estranho no painel do carro, parei, puxei a trava, desci do carro e abri o capô, não vi nada de estranho, quando eu retornei para o carro as chamas já tinham tomado conta de todo painel, tentei pegar o extintor, mas já tinha muito fogo”. Denilson de Nenem, como é conhecido o motorista, viu seu veículo ser tomado pelas chamas e não pode fazer nada.

Em seguida acionou a Polícia Civil de Barrocas, que após saber do caso rapidamente manteve contato com a cidade de Serrinha solicitando a perícia.

Ronda @ Nossa Voz