terça-feira, 7 de outubro de 2014

Conceição do Coité: Comoção e Revolta Marcam Enterro de Guarda Mnicipal

sepultamento-de-marcelo-des


Foi sepultado no fim da tarde desta segunda-feira (6), no Cemitério Municipal (cemitério velho) de Conceição do Coité, o corpo do guarda municipal Marcelo Cardoso, 35 anos, assassinado a tiros por volta das 17h de domingo, 05, no Bairro Nova Esperança, quando estava sentado em frente a um mercadinho. Dois indivíduos armados desceram de um carro, se aproximaram da vítima e efetuaram os disparos. Marcelo chegou a ser socorrido pela Brigada Anjos da Vida, mas não resistiu aos ferimentos.
O sepultamento foi marcado por muita revolta, pois para os colegas de turma Marcelo era um guarda de comportamento exemplar, “ninguém tinha o que falar desse rapaz, pessoa de bem, inclusive trabalhava dentro da quartel da Polícia Militar há muitos anos. Agora a gente fica ainda mais preocupado, é o segundo colega morto dessa forma, não é possível mais viver essa situação, uma pessoa que vivia para um bem ser tirado a vida por marginais”, falou revoltado um guarda municipal que pediu para não ser identificado por medo.O caixão saiu da residência da família, na Rua Dois de Julho, por volta das 17h, acompanhado por muitos amigos, familiares e alguns membros da Guarda Municipal de Santaluz que também aproveitaram para prestar a última homenagem ao colega, além da guarnição da Polícia Militar de Coité, já que Marcelo era conhecido de toda a corporação pelos quase quatro anos de serviços prestados na sede da 4ª Companhia. 
As informações são do Calila Notícias.

Quatro pessoas da mesma família morrem em acidente em Irecê

to1-2-e1412682140533

Quatro pessoas da mesma família morreram após uma batida entre um carro de passeio e uma carreta, por volta das 5h desta terça-feira (7), na BR-242, próximo ao distrito industrial de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a família saiu do Tocantins para a cidade de Irecê, na Bahia, quando o motorista do carro perdeu o controle e bateu na carreta, que estava no sentido contrário. O condutor de 50 anos, a esposa de 46 e as filhas de 28 e 25 anos morreram no local. Já o motorista da carreta não teve ferimentos. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.
G1/BA.

Paulo Souto Perdeu Em Todos Os Municípios do Território do Sisal

carreata-e-comicio-de-paulo-souto-2
O candidato a governado pela coligação “Unidos pela Bahia”, Paulo Souto, derrotado no primeiro turno, visitou na campanha eleitoral 15, dos 20 municípios localizados no território do sisal, onde recebeu apoio do prefeito sociais democratas, Ranulfo Gomes, Cansanção e André Martins, de Retirolândia. (Coloque link destas matérias). O democrata não venceu em nenhum dos municípios do território, incluindo Retirolândia, onde obteve 2.175 votos (28,19%), contra 5.322 (68,97%), de Rui Costa e Cansanção, onde perdeu com uma frente de 2.211 votos, ou seja, obteve 6.861 votos (42,41%) e Rui, 9.072 (56,07%). Cansanção foi o município onde a eleição foi mais acirrada.
Tarcísio se manteve durante toda campanha ao lado de Souto.
Em Queimadas, município administrado pelo republicano Tarcísio Pedreira, o único que assumiu publicamente seu apoio ao democrata durante toda campanha, Paulo Souto obteve 5.194 (43,59%) e Rui Costa 6.465 (54,25%). O município onde a eleição foi mais folgada para o PT, Biritinga, onde Rui obteve 77,33% dos votos e Souto apenas 18,09%, não foi visitado chapa a coligação “Unidos pela Bahia”.
Também aconteceu na cidade de Conceição do Coité no dia 15 de setembro um comício da coligação, considerado um dos maiores da campanha, cujas imagens foram mostradas várias vezes nos programas eleitorais de TV. Paulo Souto e toda chapa majoritária visitaram duas vezes a cidade e não obtiveram êxito eleitoral, perdeu o pleito com 6.319 votos de diferença, ou seja, Rui Costa obteve 20.536 votos e Souto 14.217.
Na Bahia, Paulo Souto teve porcentagens maiores do que o governador eleito, Rui Costa (PT), em apenas 40 cidades baianas. E se dependesse de 25 delas, ganharia no primeiro turno. O democrata perdeu nos três principais municípios do estado – Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana.
Paulo Souto amargou a terceira derrota contra petista, a segunda no primeiro turno.
Paulo Souto amargou a terceira derrota contra petista, a segunda no primeiro turno.
Em cidades como Luís Eduardo Magalhães e Santa Cruz Cabrália não precisaria nem enfrentar um segundo turno para chegar no Palácio de Ondina. Em quatro cidades baianas, Souto conseguiu mais de 70% dos votos válidos: Coronel João Sá (77,59%), Itapetinga (70,29%), Buerarema (77,19%) e Macarani (72,18%).
Ao falar para imprensa, Paulo Souto (DEM) disse que não sabe como justificar a queda nas pesquisas e o resultado das eleições de domingo (5). “Nós lideramos as pesquisas durante praticamente toda a campanha e, nos 15 últimos dias, esse resultado modificou-se e não sei diagnosticar exatamente o porquê”, avaliou. Ele considerou o resultado como foi uma surpresa e credenciou ao predomínio dos baianos em relação à figura da presidente da República”, Dilma Rousseff (PT) e isso pode ter contribuído para dar uma margem mais folgada para o petista.
O governador eleito Rui Costa (PT), na campanha, visitou 15, dos 20 municipios do território do sisal. Na Bahia, percorreu mais de 300 dos 417 municípios baianos na busca do voto na eleição a governador.
Redação CN

Eeições 2014: Monte Santo Ajuda a Eleger a Maioria Dos Candidatos Apoiados

Vando, Coronel e Gika são os deputados mais votados de Monte Santo
As eleições para os níveis de Presidente; Governo; Senado e Deputados Estaduais e Federais em Monte Santo, decorreram na maior tranquilidade  onde 42.063(quarenta e dois mil e sessenta e três) eleitores compareceram às urnas e exerceram cidadania neste domingo 5, para votarem no Primeiro Turno das Eleições 2014.  O número de ausentes aumentou para 31% (trinta e um por cento) 5% (cinco por cento) a mais, com relação às eleições de 2012, mas nada atrapalhou a expressiva votação que os Candidatos com apoio local obtiveram.


O Prefeito Municipal Jorge José de Andrade foi logo cedo para o Povoado  “Pedra Vermelha” onde votou às 09:00 horas e em seguida retornou à Sede do Município para acompanhar a apuração dos votos junto com os seus correligionários, em sua residência.

Os Candidatos a Deputados (Estaduais e Federais) naturais do Município de Monte Santo votaram com tranquilidade: O Deputado Estadual e Candidato à reeleição Vando votou no colégio “Padre Roma”, o Candidato a Deputado Federal Dr. Rudival no colégio “Walter Caldas” e a Candidata a Deuputada Estadual Professora Aninha no “CEDLEM”, Colégio que concentra o maior número de Seções Eleitorais. 

 Todos os Candidatos que contaram com apoio do Prefeito de Monte Santo, Jorge José de Andrade foram eleitos. O Candidato a Governador,  Rui Costa obteve uma virada histórica e foi eleito no primeiro turno desbancando o candidato Paulo Souto que sempre esteve à frente nas pesquisas.

O Grupo Político do Governo também conseguiu eleger, em primeiro turno o Candidato a Senador Otto Alencar que obteve mais de 1 milhão de votos à frente do segundo colocado da oposição, Geddel Vieira Lima. 

O deputado Coronel também foi eleito e obteve em Monte Santo 5.179 (cinco mil, cento e setenta e nove) votos. Um dos deputados mais votados da cidade, o Candidato a Deputado Federal João Bacelar foi o segundo mais votado e obteve 3.696 (três mil, seiscentos e noventa e seis)votos, já o candidato Ronaldo Carletto ficou em terceiro lugar entre os deputados federais mais votados no Município e obteve 3.201(três mil, duzentos e um) votos. Carletto foi o quinto Candidato mais votado da Bahia. 
O candidato Benito Gama foi o quarto deputado federal mais votado com 2.026 votos em Monte Santo o deputado alcançou esse número porque contou com o apoio do vice prefeito de Monte Santo João Batista.  
Assim, o Município de Monte Santo conseguiu uma vitória expressiva ao contar com o maior número de seus Candidatos eleitos. 
Outro destaque foi marcado por conta do Candidato a Deputado Estadual Gika, natural de Serrinha-Ba., que foi eleito com 43.894(quarenta e três mil, oitocentos e noventa e quatro) votos, ficando na 50ª posição dos 63 eleitos. Em Monte Santo ele foi o terceiro Estadual mais votado com 4.001(quatro mil e um) votos. Gika contou com o apoio dos Vereadores locais do partido PROS, como Gilson, Rosilange e do Empresário Sidney do Hiper Real, dentre outros.
A candidata Fátima Nunes, natural de Paripiranga-Ba que contou com apoio da base do PT no município conseguiu 1.073 (mil e setenta e três) votos e ficou em quarto lugar como Candidata Estadual mais votada no Município.

Candidatos locais: 
O Candidato a reeleição para A Assembléia Legislativa da Bahia, Vando, natural de Monte Santo, também alcançou uma votação expressiva e conseguiu se eleger com 45.347 (quarenta e cinco mil, trezentos e quarenta e sete) votos, ficando na 47ª posição das 63 Cadeiras da Casa Legislativa da Bahia. Vando obteve mais de 5 mil votos a mais com relação a Eleição  passada. Em Monte Santo, Vando obteve 9.348 (nove mil, trezentos e quarenta e oito) e foi eleito como o Deputado Estadual mais votado do Município. O Candidato a Deputado Federal Jutahy Magalhães que teve o apoio de Vando em Monte Santo também foi eleito como o Federal mais votado no Município com 4.603(quatro mil, seiscentos e três) votos.  
Os outros Candidatos naturais de Monte Santo (Dr. Rudival e Zé do Lício -Federais e Professora Aninha – Estadual) não conseguiram se eleger, mas colaboraram para o processo democrático e avaliando, tiveram um aumento com relação às eleições passadas, quando candidataram-se à vereadores e prefeito. Com destaque para Professora Aninha que obteve 1.228 votos, mais de mil votos com relação a eleição passada, onde se candidatou a Vereadora e obteve apenas 203 votos. Contabilizando apenas os votos no Município de Monte Santo, Aninha teve quase a metade de seus votos, aparecendo 582 votos na Zona Eleitoral do Município. Já Zé do Lício, Candidato a Deputado Federal, natural de Monte Santo, obteve 1.137(mil, cento e trinta e sete) votos, dos quais apenas 122 (cento e vinte e dois)foram do Município de Monte Santo. O Candidato a Deputado Federal Dr. José Rudival, que nas eleições passadas obteve 142 (cento e quarenta e dois) votos na disputa para Prefeito de Monte Santo, desta vez como Candidato a Deputado Federal obteve 844 (oitocentos e quarenta e quatro)votos, dos quais 468(quatrocentos e sessenta e oito) votos foram do Município de Monte Santo.
Ao final das apurações a população se reuniu em frente à casa do atual Prefeito Jorge Andrade, do Vereador Gilson e no Comitê de Campanha do DeputadoVando e partiram 3 “carreatas” pelas ruas da Cidade, com destaque para os eleitores de Vando que teve maior concentração de pessoas por ter sido o Candidato mais votado da Cidade. A comemoração da vitória dos Candidatos entrou pela madrugada. 
O saldo destas eleições foi muito  positivo e a vitória foi do povo que conseguiu eleger todos os candidatos que contaram com apoio local e com certeza o município de Monte Santo terá ainda mais benefícios por contar com uma atenção maior de seus principais candidatos. 

Confira abaixo a lista da votação na cidade