terça-feira, 16 de setembro de 2014

Academia Brasileira de Letras Lança Aplicativo Para Tirar Dúvidas DaLíngua Portuguesa Com Rapidez


A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo gratuito de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Com ele, é possível ter acesso em smartphones e tablets aos quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas no Acordo Ortográfico.  
É uma solução rápida para tirar dúvidas de como se escreve alguma palavra. O aplicativo pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store. “A vantagem é que tendo uma dúvida qualquer a respeito de ortografia, pode-se estar no metrô, na rua, onde estiver com um celular ou tablet, em poucos segundos tem-se a resposta de como se escreve a palavra”, explica o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti. 
Segundo ele, a tendência do mundo é a composição entre o que é impresso e o que é digitalizado. Utilizando-se dessa ferramenta, a Academia poderá “prestar serviço a um número cada vez maior de usuários, especialmente os estudantes”. A expectativa é grande em torno da nova ferramenta. De acordo com Cavalcanti, aproximadamente 1,6 mil perguntas sobre gramática ou ortografia são feitas mensalmente no espaço online ABL Responde. 

Fonte: Portal Notícias de Santaluz.

A Reviravolta Rumo Ao Planalto


Em jogo de futebol e política ninguém pode cantar vitória antes da hora, pois tudo pode mudar em questões de segundos.
Esta máxima está acontecendo num momento no Brasil pós morte de Eduardo Campos, do PSB, que não passava da casa dos 10 por cento como aconteceu na última pesquisa que foi publicada 5 dias antes da sua morte.
Nela, Dilma aparecia soberana com 38%, Aécio, 23%, e Campos, com apenas 9%, segundo pesquisa Ibope, mas só com a possibilidade da participação de Marina Silva, também do PSB, como cabeça da chapa ela figurava com 21%.
Após a confirmação da ex-petista, eis que surgem pesquisa nas quais ela já atropela Aécio Neves (PSDB), deixando 16 pontos para trás e cola em Dilma Rousseff (PT), sendo que já estiveram empatadas em 34 por cento. 
Outrora, a candidata petista sobrava em campo e estava com a reeleição garantida, onde seus aliados esbanjavam confiança por terem a continuidade garantida, no entanto este cenário favorável passou e acontece uma reviravolta na corrida rumo ao Planalto, pois, de acordo com todas as pesquisas divulgadas, Marina Silva venceria Dilma Rousseff no segundo turno e se tornaria a presidenta do Brasil.
Agora que o cenário mudou altera também o comportamento dos petistas e partidos aliados que ficaram mais agressivos em seus debates querendo fazer com todos concordem com seus argumentos e esquecem o lado democrático do país.
Com a igualdade de tempo do Horário Eleitoral Gratuito no segundo turno, Marina Silva deve engrossar o caldo para cima de Dilma Rousseff e centrar fogo, pois ela vem segurando os cartuchos que tem para usar no momento certo, segundo informa fontes ligadas à coordenação de campanha do partido.
Resta agora apenas aguardar as cenas dos próximos capítulos desta longa e emocionante história da política nacional.

Fonte: Por Cival Anjos.

Dias D’Ávila: Assessor de Comunicação Da Prefeitura Morre de Infarto


Morreu nesta segunda-feira (15), por volta das 12h, o assessor de comunicação da prefeitura de Dias D’Ávila, Roberto Sansão.

De acordo com informações preliminares, Sansão teria morrido de infarto em sua própria residência. O corpo dele foi encaminhado ao Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana.
Sansão estava no cargo desde junho desse ano e ficou conhecido na cidade por desenvolver trabalhos em rádios, como locutor, e também na extinta TV Camaçari, canal 13.
Com 58 anos e uma longa trajetória como radialista, ele deixa esposa e filhos. O local e hora do sepultamento ainda não foram confirmados.
O radialista e animador teatral Roberto Sansão sempre trouxe alegria e positividade em todos os lugares por onde passava . Morre um homem integro, companheiro, amigo, bom pai de família, excelente caráter e, acima de tudo, bom esposo, segundo palavras de sua esposa Nira.
O site Giro Metropolitano vem deixar seus pêsames para a Família enlutada. Vai com Deus Amigo Sansão!

Do Portal Giro Metropolitano.

Policiais Civis Ameaçam Entrar Em Greve


Os policiais civis da Bahia participam na manhã de segunda-feira (15) de uma assembleia geral no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), região central de Salvador.
No encontro serão discutidos diversos assuntos pertinentes à categoria, que ameaça entrar em greve. Entre os principais assuntos da pauta está a promoção dos policiais (Classe II para Classe I e Classe III para classe II).
De acordo com o diretor do Sindipoc em Feira de Santana, Joseval Costa, a lista de habilitados a promoção publicada no dia 3 de setembro deste ano e o decreto ordinário de promoção também estão entre os assuntos da pauta.
Segundo ele, o governo do estado vinha cumprindo o acordo firmado, mas houve divergência em relação a promoção de policiais. “Houve um equivoco ou má fé na informação sobre a quantidade de policiais que serão promovidos. Os policiais de 98 e 2000 seriam promovidos em abril e estendemos o prazo, mas agora em setembro vimos que nem todos os servidores não foram contemplados. Pessoas que entraram depois foram promovidos e os mais antigos não. Isso interfere na qualidade do trabalho”, disse.

Informação: Acorda Cidade.

Ônibus da Banda Cheiro de Amor Se Envolve Em Acidente Em Olindina


Um carro bateu de frente no ônibus da banda Cheiro de Amor, perto da entrada do município de Olindina, no início da noite deste domingo (14). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 342, da BR-110. Nenhum ocupante do ônibus sofreu ferimentos.
Já o condutor do veículo de passeio teve lesões graves e foi levado para o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Em nota, a assessoria do grupo informou que a banda seguia para o município de Olindina, que fica a 102 km de Serrinha, onde é realizada a Micareta "Olin Folia", quando ocorreu o acidente.
Ainda de acordo com a nota, todos os integrantes da banda passam bem e o show, que está marcado para às 22h deste domingo (14), será realizado normalmente. A banda providenciou outro veículo para transportar o grupo, que atualmente é liderado pela cantora Vina Calmon.

Banda posa para foto antes de show em Olindina