quarta-feira, 16 de abril de 2014

Greve da PM: Tropas Federais Desembarcam em Salvador Para Reforçar a Segurança


Presidente Dilma assinou o decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas na garantia da segurança pública no Estado

Por volta de meio dia desta terça-feira (16), 6 mil homens das Forças Armadas designados para reforçar a segurança pública na Bahia começaram a chegar a Salvador. Por conta da greve dos policiais miliares e bombeiros, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de Garantia da Lei e Ordem para a Bahia, que autoriza o emprego das Forças Armadas na segurança pública no Estado.
Os militares estão autorizados a realizar patrulhas, vistorias e prisões em flagrante. O comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, assumiu o comando das operações e a Polícia do Exército (PE) já está patrulhando as ruas.
Outro efetivo das Forças Armadas tem previsão de desembarque na Base Aérea de Salvador por volta das 16h desta quarta-feira (16), segundo informou o oficial de relações públicas da 6ª Região Militar, tenente-coronel Costa Neto.


De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), tropas do Exército já patrulham as ruas em Salvador e Ilhéus, no Sul do estado, e estão prontas para atuar em Feira de Santana, Paulo Afonso, na região Nordeste, e Barreiras, no Oeste baiano. 
Costa Neto afirmou que, se necessário, o Exército pode empregar uma brigada de até 5 mil homens em todo o estado da Bahia, além das tropas da Força Nacional, da Marinha e Aeronáutica.
O governador Jaques Wagner conversou com a imprensa sobre a greve dos policiais militares e bombeiros durante uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (16). Ele comentou a chegada das tropas federais: "Falei com a presidente Dilma e a população não ficará descoberta. Se necessário, vamos convocar mais homens para a segurança”.  



As informações são do Correio.

Governador Jaques Wagner Fala Sobre Ilegalidade da Greve e Apresenta Contrapropostas


O governador Jaques Wagner recebe a imprensa, na tarde detsa quarta-feira (16), na Governadoria (Centro Administrativo da Bahia), e fala sobre a greve, a ilegalidade do ato e as contrapropostas que devem ser apresentadas ainda hoje aos grevistas, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Mais cedo, Wagner esteve com o deputado Marcelo Nilo, do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, o chefe do Ministério Público Estadual, procurador Marcio Fahel, e o representante do Ministério Público Federal na Bahia, Pablo Coutinho. Na pauta do encontro, a avaliação da situação provocada pela greve dos policiais militares e tomada de decisões. 
O Tribunal de Justiça da Bahia decretou a ilegalidade da greve da Policia Militar, além do pagamento diário de multa no valor de R$50 mil. Os policiais decidiram pelo movimento paredista na noite desta terça-feira (15), após o governo não ter aceitado a pauta de reivindicação da categoria.
Ainda de acordo com decuisão da  Justiça, o governo deve elaborar um plano de segurança de emergência para a manutenção da ordem no Estado. A presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) autorizando o emprego das Forças Armadas na segurança pública na Bahia. As operações de GLO conferem aos militares condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do Estado, o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, assumiu o comando das operações e a Polícia do Exército (PE) já está patrulhando as ruas. A primeira leva de efetivos federais, com 5 mil homens, chega ainda no decorrer desta quarta-feira (16).

Informações são Bocão News.

Greve da PM: Policial é Morto Durante Assalto Próximo à Cavalaria de Feira


Um policial militar que não teve a identidade revelada foi assassinado, no fim da manhã desta quarta-feira (16), após ladrões assaltarem um estabelecimento próximo à Cavalaria de Feira de Santana. O PM estava à paisana realizando atividades pela Cavalaria através de um trabalho de equoterapia, juntamente com outras pessoas. Segundo testemunhas, os ladrões estavam em um veículo Fiat Uno. 
Quando os acusados descobriram que se tratava de um PM, roubaram a arma dele e o atingiram na nuca. A vítima morreu na hora. Os bandidos fugiram. 

Informações: Bocão News.

Policiais Civis Paralisam as Atividades Por 24 H Nesta Quarta-feira (16)


Os policiais civis irão aderir à paralisação dos servidores estaduais, nesta quarta-feira (16), e apenas 30% do efetivo deve manter as atividades normais. De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Sindpoc), Bernardino Gaioso, os trabalhadores só deverão fazer os registros de flagrantes e levantamento cadavérico no período.
A categoria irá participar de assembleia no Ginásio de Esportes dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, a partir das 9h desta quarta, que reunirá os funcionários do Estado. Segundo o representante sindical, durante a reunião, serão apresentadas todas as pautas de cada categoria em separado e deve ser apreciado um indicativo de greve geral.
Além da pauta comum aos trabalhadores estaduais, contrários ao parcelamento do reajuste salarial e a favor do pagamento da URV, os policiais reivindicam o cumprimento da aposentadoria especial e um novo modelo de segurança pública.

Informações: Interior da Bahia.

Policiais Militares Decretam Greve Por Tempo Indeterminado Na Bahia


Os policiais e bombeiros militares da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Wet'n Wild, na tarde desta terça-feira (15). A categoria rejeitou as propostas apresentadas pelo Governo do Estado de reestruturação e modernização da Polícia Militar.
A categoria, que reúne pelo menos 34 mil homens na ativa no estado, reivindica melhoria salarial, mudanças na política remunerativa, plano de carreira, acesso único ao quadro de oficiais, um Código de Ética, aposentadoria com 25 anos de serviço para a Polícia Feminina, aumento do efetivo, bacharelado em Direito para os oficiais, além de elevação de toda a tropa para o nível superior entre 2014 e 2018.
O governo tem até 180 dias antes do início do período eleitoral para remeter ao Legislativo qualquer projeto que provoque alterações salariais de servidores.


A assembleia desta terça-feira contou com as diversas associações da categoria, como a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), a Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPM-BA) e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Força Invicta).
O coordenador-geral da Aspra, Marco Prisco, já havia afirmado que as propostas sugeridas pelo Governo não agradavam. "As propostas que o Governo ofereceu para a gente não contemplam a categoria", disse.  
Na segunda-feira (14), representantes das associações de policiais e bombeiros militares participaram de reunião com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro. O secretário garantiu rever alguns pontos apresentados aos policiais. Entre os itens propostos para revisão estão o código de ética, o plano de carreira e a promoção na corporação.
“Na quinta-feira passada, apresentamos a proposta do governo e desde aquele momento havíamos falado para todos que estávamos colocando aquilo para apreciação. Eles trouxeram uma análise do material. São propostas que vamos analisar e que estamos dispostos a revisar”, afirmou o secretário.

Fonte: PCS.

Ponto Novo: Duas Adolescentes Morrem Afogadas


Duas  adolescentes de 12 e 14 anos de idade ,morreram afogadas no rio Itapicuru na manhã desta terça-feira, 15 de Abril, por volta das 10 h.
Segundo informações de uma garota que estava com as outras duas colegas, elas saíram da escola e se dirigiram para a barragem onde entraram no rio acontecendo o afogamento de ambas. Segundo populares um outro jovem que  estava com as garotas, ainda tentou salvá-las, porém não teve êxito.
As garotas eram moradoras da zona rural de Ponto Novo, da localidade de Tamburil. Muitos curiosos e voluntários se deslocaram até o local  na tentativa de localizar os corpos.
Um das vitimas, Carolina(Nina), 13 anos ,foi encontrado as 14h30.
Os corpos foram encaminhados para a polícia técnica de Senhor do Bonfim para os procedimentos legais.

Fonte: Itapicuru FM.
Fotos: Em cima da notícia.

Governo Solicita Tropas Federais Para Garantir a Segurança da População


Em entrevista coletiva concedida na noite desta terça-feira (15), na governadoria, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa(foto), informou que o Governo do Estado está tomando todas as providências para manter a segurança da população, com a solicitação da garantia da lei e da ordem e a convocação das tropas federais. A medida foi motivada pelo anúncio da greve da Polícia Militar em assembleia da categoria, realizada no Wet’n Wild.

A proposta apresentada pelo governo aos policiais foi discutida na tarde desta terça-feira, em reunião entre o secretário, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e representantes das associações. Nesta reunião, foram incluídos pela categoria novos itens além daqueles propostos pelo governo.
“Um documento foi assinado por mim, pelo comandante-geral e por um dos líderes das associações. Ficou decidido que estas propostas seriam assumidas pelo governo. Durante a deliberação da categoria, recebi uma ligação desta liderança, informando que estava tudo acertado para a aprovação do que havia sido acordado. Ainda assim, foi decretada a greve”.
De acordo com Barbosa, entre os itens extras concedidos após a última reunião estavam: o reajuste da gratificação de Condição Especial de Trabalho (CET); a rediscussão do novo código de ética da categoria, a ser construído entre as associações e área sistêmica; e demais propostas apresentadas pela categoria até agora.

Informações: Fonte: SECOM.

Salvador: Com Greve da PM, Ônibus Circularão Até às 18h Todos os Dias


Declarada a greve dos policiais e bombeiros militares, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Bahia manterá a frota de ônibus circulando das 5h até às 18h durante todos os dias, até o fim da greve. “Temos que manter a integridade dos trabalhadores. Se já é perigoso de dia, imagine à noite”, explicou a assessoria.
De acordo com o diretor de comunicação do sindicato, Daniel Mota, a diretoria decidiu que será dada a orientação para que os ônibus sejam recolhidos nesta terça, como uma forma de segurança dos rodoviários. Segundo Mota, os ônibus que estão nas estações Pirajá, Lapa e Mussurunga irão rodar – os ônibus devem seguir até o fim de linha nesta noite. Com informações do Correio.
Veja nota divulgada pelo sindicato:
O Sindicato dos Rodoviários, preocupado com a integridade dos trabalhadores e dos usuários de ônibus, orienta a categoria a recolher os ônibus neste momento, retornando às atividades normais nesta quarta-feira, às 5h da manhã. A decisão foi tomada após a deflagração da greve das polícias.

Fonte: A Tarde.

Prefeituras Se Preparam Para os Festejos Juninos Em Meio à Copa do Mundo


Com a Copa do Mundo prestes a pular a fogueira, as prefeituras do interior baiano já organizam os festejos juninos. Na lista da tradição do que não pode faltar no São João, telões para exibição dos jogos do Mundial se juntam aos fogos, comidas típicas, bandeirolas e fogueiras.

Só a Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), órgão do governo estadual, pretende firmar convênios com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) e cerca de 50 cidades para investir R$ 30 mil em cada uma, só para garantir a transmissão das partidas em locais públicos.
Conhecido como o santo festeiro, São João é celebrado no dia 24 de junho, uma terça-feira – faltam 72 dias. Para garantir a comemoração, a expectativa vai ficar por conta do resultado da véspera (dia 23), quando Brasil e Camarões se enfrentam no final da tarde.  
Mesmo nas cidades mais distantes da capital, que têm festas tradicionais, há expectativa de crescimento de público. As prefeituras querem fisgar os cerca de 700 mil turistas que devem passar por Salvador para assistir aos jogos. O número é estimado pelo Ministério do Esporte e foi divulgado pela Bahiatursa.

Público:
A redução do público no interior é algo impensado. “Quem gosta de São João já costuma ir para a festa todo ano e isso não muda. O que estamos buscando é um diferencial”, diz Ednaldo Ribeiro, vice-prefeito de Cruz das Almas, responsável pela coordenação da festa local. Ele garante que até o final de abril a programação será divulgada.
A secretária de Turismo de Lençóis, Michele Nonato, também está otimista. “Lençóis já tem uma tradição de receber o público estrangeiro, então, esperamos o crescimento do número de turistas”, diz.
Há cidades que não só esperam um público maior, como já sentem o crescimento da procura. Também na região da Chapada Diamantina, a prefeitura de Mucugê, por exemplo, diz que seus turistas se anteciparam. “O número de casas já alugadas é grande, mais de 35, e a ocupação das pousadas que já estão todas lotadas mostra que teremos uma procura maior. Esse quadro de ocupação no ano passado só atingimos depois do dia 17 de maio”, explica a secretária de Turismo, Aline Machado.
Com base em anos anteriores, a expectativa é de 10 mil pessoas por noite nas ruas. Em Mucugê, serão dois palcos na praça dos Garimpeiros, com quatro atrações por dia. Apesar dos relatos de gestores, empresários do setor minimizam a ocasião ao dizerem que a tradição da festa é o que tem garantido o crescimento e, não, o Mundial. “O São João é o maior evento do ano. Antes do Carnaval acabaram as reservas aqui (na Pousada Monte Azul).  Vamos organizar telões, mas a Copa não interfere na festa”, comenta o empresário Gotz Von Ammon.
O secretário de Cultura e Turismo de Jequié, Sergio Mehlem, acha que é preciso ter cuidado para o que o turista quer ver. “A Copa é um evento concorrente ao São João, mas os turistas que vêm para o interior querem ver nossas tradições, não a Copa. Haverá elementos dos jogos inseridos na decoração, mas não esqueceremos nossas tradições”, destaca Mehlem.

Mais dias:
Outra tendência nos destinos tradicionais do São João da Bahia é a ampliação dos dias de forró. São Francisco do Conde, apostando na publicidade do “pertinho do capital”, ampliou de quatro para seis o número de dias de shows. Bell Marques, Pablo, Asas Livre, Aviões do Forró, Harmonia do Samba, Thiaguinho, As Coleguinhas e a filha de Dominguinhos, Liv Moraes, estão entre as atrações já confirmadas.
Já em Senhor do Bonfim, que em 2013 teve a festa encolhida por conta do período de estiagem, este ano promete um mês de programação, com início em 27 de maio, aniversário da cidade.
“Ao longo do mês, teremos uma noite evangélica, festa nos dois primeiros finais de semana do mês nos bairros, dias 14 e 15 (de junho) teremos o Forró do Comércio e a festa oficial vai de 20 a 24 no Parque da Cidade com grandes atrações nacionais, além do forró na Praça Central, no mesmo período”, detalha Ari Urbano, secretário de Cultura de Senhor do Bonfim. Ari estima um acréscimo de 100 mil pessoas na festa que, segundo ele, contabiliza público médio de 80 mil pessoas nos últimos anos.
Senhor do Bonfim é uma das 15 cidades que estão com decretos de situação de emergência vigentes por conta da estiagem prolongada. No ano passado, artistas tiveram os contratos cancelados por conta da recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de redução ou suspensão dos gastos municipais com os festejos juninos pensando na necessidade de atenção à população que estava sofrendo com a falta de água que foi considerada, na Bahia, a pior dos últimos 47 anos.
Em Bom Jesus da Lapa, também na lista de emergência e que tem uma festa de São Pedro tradicional, a prefeitura pretende contar com o apoio do comércio local para manter a festa a baixos custos.

Investimentos:
Fernando Ferrero, presidente da Bahiatursa, considera a coincidência do calendário de festas juninas com o da Copa  “uma oportunidade de mostrar o São João da Bahia para o mundo”. Ele lembra que  o Ministério do Esporte divulgou que mais de 170 mil estrangeiros compraram ingresso para assistir aos jogos na Bahia. “Temos delegações que estarão em outras cidades, como a Alemanha, que vai ficar em Porto Seguro”, destaca. O CT está sendo construído  em Santa Cruz Cabrália.
A estimativa é que entre R$  4 e R$ 5 milhões sejam investidos pelo governo do Estado nas festas do interior. O valor deve ser distribuído entre 120 cidades. As prefeituras que estejam adimplentes têm até sexta-feira para pedirem, com apresentação de projetos, financiamento da celebração verde-amarelo de São João. 

Informações do Correio.